CAPÍTULO 9 Ideias para Elaboração de um Projeto Via E-Mail, Lista de Discussão ou Fórum.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Apresentando.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Conceitos Básicos de Computação
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Aula 7: Portais de Noticias
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Sala de Aula Virtual para Professores
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Capacitação dos professores
ALEXANDRA ALINE VERA.
Webquest.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
MEIOS ELETRÔNICOS INTERNET PROFESSOR ENZO OLIVEIRA MOREIRA CURSO DE LETRAS 2002.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Jornal como Recurso Didático
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Alfabetizando com informática
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Cristiane Regina Santos Docente: Gilca dos Santos Vilarinho.
O computador como Meio e como Fim...
vídeo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 9 Ideias para Elaboração de um Projeto Via E-Mail, Lista de Discussão ou Fórum

2 - Definição de um tema para as discussões; 3 – Elaboração do projeto 1- Definição da equipe de professores que vai coordenar o projeto; 2 - Definição de um tema para as discussões; 3 – Elaboração do projeto 4 – Disponibilização de e-mails ou acesso à Internet para todos participantes; 5 – Divulgação do projeto

O que Prevalece: o Conteúdo ou as Regras da Língua Portuguesa? Alguém quer tc? (teclar) Kd vc? (cadê você)

Desenvolvimento da Escrita: Processo de Alfabetização na Internet Como alfabetizar na internet sem ser influenciado por esse novo linguajar

Algumas dicas de Atividades para Desenvolver em Sala de Aula O professor já esta na rede uma das primeiras coisas a fazer é compartilhar suas ideias com outros professores. Dicas: Escolha um tema para pesquisa e convide outros professores para participar. Cada professor deverá desenvolver uma atividade baseada no seu conteúdo disciplinar, que aborde o tema escolhido. Repasse para os alunos e solicite que cada grupo escolha a disciplina que vai pesquisar.  

Exemplo de proposta esquemática para a elaboração e construção de um projeto temático utilizando recursos da internet como ferramenta pedagógica.

Criação de Um Projeto Educacional com o Uso da Internet   Importante conhecer os principais serviços da internet, que podemos utilizar para os projetos educacionais da escola. Elaborar um roteiro do projeto. Definir os professores que participarão das atividade iniciais do projeto. Definição do tema gerador a ser pesquisado e desenvolvido. Detalhar todas atividades a ser elaboradas em função do tema do projeto. Elaborar um site para integrar as atividades do projeto. Acompanhamento das atividades enviadas pelos integrantes do projeto. Avaliar os resultados obtidos com o projeto.

Outras Sugestões de Atividades Pedagógicas Via Internet WWW- Pesquisa Livre - Sem indicação de Site ou sem indicação de um assunto especifico WWW- Pesquisa Direcionada- Com indicações de Sites ou indicação de assuntos específicos Correio Eletrônico (Forum)-Troca de Mensagens- A partir de um tema é estimulada uma discussão Discusão (Forum) Construção coletiva de texto- Um aluno inicia e é finalizado por outros Seminário - O aluno elabora texto sobre um assunto envia para lista de discussão, visando debate. Debate – Promover debates argumentativos de um determinado assunto Debate sobre assuntos específicos- A partir de um tema ou problema Sala de Bate Papo- Bate Papo Livre- O objetivo promover uma socialização virtual a partir da escrita Jogos On-line- Diversão- Localizar sites que permitem utilizações on-line. FTP- Localização de softwares- Baseado no tema os alunos devem localizar softwares sobre os assuntos.

Software- Produção home page- Produzir home pager sobre alunos (autobiografia) Software de Vídeo Conferência- Promover Debate e aulas em tempo real. Redes Sociais (Orkut, Facebook, Twitter etc.) Desenvolver comunidade virtual para discussão de temas específicos que estejam previstos no projeto da escola.

Projeto Educacional Via Internet Fases de um Projeto Educacional com Internet 1º Momento Levantamento de dados: pesquisa(www e outros recursos, livros, revistas, CDs, jornais) 2º Momento Discussão baseada nas pesquisas realizadas(lista de discussão, e-mail, chat) Projeto Educacional Via Internet 3º Momento Elaboração dos trabalhos a serem apresentados(Word, Paint, criação de home page) 4º Momento Envio e exposição dos trabalhos elaborados(lista de discussão, e-mail, FTP) Exposição via home page

Formas de Utilização da Internet – Quanto a Conexões Podemos complementar como 5º momento, a transformação obtida nas pessoas diante dos novos paradigmas da sociedade digital. Formas de Utilização da Internet – Quanto a Conexões Conexão Discada: É sugerido um microcomputador com a configuração mínima Pentium 100, 16 MB RAM, Winchester de 1,2 GB; um modem, uma linha telefônica e uma conta de acesso à Internet. Indicada quando a escola não possui muitos computadores com acesso a Internet

Conexão Dedicada: É mais sofisticada, completa Conexão Dedicada: É mais sofisticada, completa. Necessita de equipamentos mais potentes ( roteador, um servidor, modens mais velozes, além de uma linha de dados de alta velocidade – LP (linha privada). Ideal quando a escola disponibiliza muitos computadores e todos precisam estar conectados a Internet.

Formas de Desenvolvimento de Projetos de Internet - Quanto a Origem dos Projetos Próprios: Os projetos são desenvolvidos pelos professores e realizados a partir de alguma necessidade, sendo acompanhado pela escola que é o principal agente. Terceiros: São disponibilizados na internet por outras escola, núcleos de pesquisas de universidades e empresas e de prestação de serviços na área de tecnologia educacional. Estes definem as atividades com algumas vantagens, com baixo custo financeiro, estágios avançados e trocas de experiências. Com isso, aprendem a desenvolver projetos educacionais de internet.

Formas de Utilização da Internet na educação – Quanto à Amplitude das Atividades Interescolas: Promove e estimula a participação e integração de diferentes escolas. Intraescolas: São pesquisas focadas para interesse específico do professor e utilizam poucos meios de comunicação da internet.

Criação de Escolas On-Line Onde tudo deverá ser digitalizado. A qual obtida a partir da criação de sites específicos e com isso toda comunidade escolar poderá trocar informações conforme suas necessidades. O ambiente virtual divide-se em três áreas distintas: Institucional: É um ambiente virtual onde deve conter todo histórico da escola. Administrativa: Visa promover um interação com toda a comunidade escolar. Educativa: Visa disponibilizar atividades pedagógicas desenvolvidas a partir de projetos pelos quais estão envolvidos professores, alunos e escola.

Outras Considerações O ambiente virtual de uma escola on-line deve ser dinâmico e proporcionar o desenvolvimento de várias atividades, seja para os pais, alunos, professores e ou visitantes. Cursos a distância, lista de discussão para pais, alunos e professores, sala de chat com agendamentos de participantes convidados, jornais virtuais, pesquisa por disciplinas escolares, cadastramento de sites específicos para pesquisas, músicas on-line (repositórios de partituras), índice de buscas (diversos e para o próprio site), enciclopédias digitais com gifs, emissão de cartões de natal, aniversário, amizade, etc., repositório de histórias elaboradas pelos alunos, resenha de livros, poesias infantis, site de museus, diversão on-line, repositório de softwares educacionais, orientações de segurança para utilização da internet.

Gestão escolar – disponibiliza informações cadastrais da escola para acessos restritos, cadastro de usuário no site (visando montar banco de dados), local de anúncios comerciais, realizar parcerias com provedores gratuitos.

Vantagens e Problemáticas da Internet na Educação Desenvolvimento de uma nova forma de comunicação e socialização; Comunicação e interação com outras escolas; Estímulo a escrita e a leitura; Estímulo ao raciocínio lógico; Permite o aprendizado individualizado; Troca de experiências entre professores/professores, aluno/aluno e professor/aluno.

Apesar de todas as vantagens comentadas, nos deparamos com uma série de problemáticas, tais como: Muitas informações sem fidedignidade; Facilidade na dispersão durante a navegação; Lentidão de acesso nos sites em função da baixa qualidade das linhas telefônicas; Facilidade no acesso a sites inadequados para o público infanto-juvenil.

Os Paradigmas Educacionais Emergentes em Ambientes Virtuais Optamos por apenas citar alguns tópicos que servirão como ponto de referência para seguinte questão: quais são as características que esses ambientes possuem que favoreçam novas formas de aprendizagem? Estimulam a criatividade Rompem as “roupagens” tecnológicas da falsa modernização

Proporcionam a investigação e a curiosidade Proporcionam a investigação e a curiosidade. O conhecimento ganha sua dimensão ilimitada. Promovem uma nova forma de aprender que extrapola as barreiras físicas das escola atuais. Possibilitam a criação de um processo de aprendizagem baseado na hipertextualidade. O ambiente de aprendizagem. A internet possibilita a instauração de um ambiente educacional que contemple os paradigmas do construtivismo ( conhecimento em constante mutação – ser inacabado)

Referência Bibliográfica TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação. São Paulo: Erica: 2008.  

Grupo 2 Adriana Rita de Avila Andréia Mayresse Dionei Karen Raqueline