Acessibilidade na Web: pessoas com necessidades especiais e cidadãos da terceira idade GETIC – Setembro de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Computação em Nuvem
Advertisements

A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
Inclusão Pedagógica e Tecnológica
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Portal do Professor SEED/MEC
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Projeto Sistema de Serviço Propostas Estruturais
Acessibilidade – Quando alguém com deficiência está em desvantagem em relação a qualquer outra pessoa no acesso à informação, significa que existe um problema.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Sobre a High Wire Uma divisão das bibliotecas da Universidade de Stanford (LA-CA) Iniciou em 1995 com a missão de ajudar editores sem fins lucrativos.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Processos de Software Introdução
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
Tópicos Avançados de SI
FE – Faculdade de Educação
Código de Prática para a Gestão de Segurança de Informação.
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Implementação de Sistemas
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
Engenharia de Software
Tecnologias para Internet
ACESSIBILIDADE WEB
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Especificação de Requisitos de Software com Casos de Uso
-Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007 Aluno: Antony Nelson Amaral da Silva Matrícula: Matéria: IHC Professor(a):
SGI Apresentação Técnica.
WCGE WCGE Florianópolis Outubro, O Estado moderno e democrático tem por obrigação agir para diminuir a assimetria de informações entre os seus cidadãos.
Universidade Estadual de Campinas
Acessibilidade Web Prof. Henrique Correia. Testes realizados sobre o site Resultados das duplas D1: Filipa Simões e Zuleica Monteiro D2: Joana Resende.
Escola Secundária Padre António Vieira
Teste com usuários deficientes – vale o esforço?.
UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vivendo em um mundo centrado em redes
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Profa. Reane Franco Goulart
DEBIAN.
Normas para Segurança da Informação
TI em Foco Grupo: Tiago Albuquerque, Werbert Sena.
Sistemas Distribuídos
Gerenciamento de conteúdo e automação de processos de trabalho com o novo 2007 Microsoft Office system.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
Escola Padre António Vieira Prof. Henrique Correia TIC Trabalho realizado por: Ana Oliveira Hugo Reis Sara Varela Raquel Penedo.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Políticas de Segurança
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
COMPERJ Tecgraf © Tecgraf Centro de Informações COMPERJ.
Engenharia de Software
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática
A Tecnologia e a Terceira idade
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico e-MAG, Informação para TODOS. Mais que uma iniciativa tecnológica; É uma atitude humanitária. Roberto Bello.
Uma Rádio e Televisão para todos Francisco Teotónio Pereira Colóquio “Media e Deficiência” Auditório Agostinho da Silva – Univ. Lusófona, Lisboa, 28 de.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Acessibilidades Web.  Prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas.  Quando um website é corretamente concebido, desenvolvido.
Transcrição da apresentação:

Acessibilidade na Web: pessoas com necessidades especiais e cidadãos da terceira idade GETIC – Setembro de 2008

O que é acessibilidade para o W3C Acessibilidade na web significa acesso para todos independentemente de qualquer tipo de limitação pessoal Aplicações e sítios na web que pessoas com necessidades especiais possam perceber, entender, navegar e interagir Browsers e tocadores que possam ser usados efetivamente e que funcionem com tecnologias assistivas usadas por pessoas com limitações Ferramentas de autoria e novas tecnologias web que suportem produção de sítios e conteúdos para web acessíveis

Objetivos de longo prazo                                                                   Web para todos Independente da língua, da habilidade dos usuários, da localização geográfica ou do dispositivo usado para acesso Web em todas as coisas Não somente em PCs, mas em telefones, PDAs, Televisão … Web baseada no conhecimento: pesquisa e compartilhamento avançados Informações para serem processadas por humanos e máquinas Confiança e confidencialidade Tecnologias para ambientes colaborativos Uma web que garanta responsabilização, segurança, confiança e confidencialidade

Iniciativa Accessibilidade na Web - WAI Funciona de acordo com o Processo W3C para prover: Suporte de acessibilidade nas tecnologias W3C Regras para implementar acessibilidade Métodos para avaliar acessibilidade Capacitação e expansão das atividades Coordenação com P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)

Escopo da acessibilidade na web Foco nas pessoas com limitações de visão e audição física, cognitiva ou neurológica É muito relevante para pessoas idosas com limitações funcionais relacionadas a idade Beneficia muitos outros grupos, incluindo: Limitações temporárias e situacionais Limitações econômicas e sociais Comunidades rurais ou localizadas remotamente Usuários de novas tecnologias móveis

Exemplos de barreiras na Web Falta de textos alternativos para imagens, vídeo e áudio Formulários e controles que não podem ser operados pelo teclado Estrutura e layout de sites inconsistentes ou complexos Tamanhos e cores de fontes que não podem ser adaptados pelo usuário Marcação inválida ou estrutura de marção insuficiente ...

Padrões W3C para acessibilidade na web Os padrões W3C para web são desenvolvidos internacionalmente de uma maneira cooperada Os padrões W3C para web são livres de royalties e estão disponíveis gratuitamente O processo de desenvolvimento dos padrões é aberto com diversas maneiras de participação Há política para traduções voluntárias ou autorizadas Os padrões W3C para web são reconhecidos em diversos países, inclusive o Brasil

Normas de acessibilidade web do W3C/WAI Normas de acessibilidade em conteúdo para web (WCAG) – define as exigências e critérios específicos para desenvolvedores de web sites Normas de acessibilidade para ferramentas de autoria (ATAG) – foca nos softwares que são usados para gerar conteúdos web Normas de acessibilidade para ferramentas de usuário (UAAG) – foca os navegadores e media players que renderizam conteúdos web

Versão 2.0 das normas WCAG – situação atual Primeira versão foi publicada em 1999 Cumpriu o papel de conscientização e contribuiu para uma web mais inclusiva A segunda versão está em desenvolvimento para: Prover melhores critérios de testes de acessibilidade Atualizar para as novas tecnologias web WCAG 2.0 está no estágio final de teste

Toda a participação é bem-vinda no W3C/WAI No desenvolvimento técnico de novos padrões e recursos No desenvolvimento de material educacional e promocional No oferecimento de comentários nas listas de discussão Na participação do desenvolvimento de traduções para a língua portuguesa

Convidar a comunidade de idosos a participar do W3C-WAI Educação e Harmonização para Idosos - WAI-AGE O Projeto WAI-AGE foi criado pela Comunidade Européia com os objetivos de: Compreender melhor as necessidades de acessibilidade dos usários idosos Convidar a comunidade de idosos a participar do W3C-WAI Refletir e compartilhar as descobertas nos espaços de Recursos WAI Manter informado sobre o desenvolvimento de novas soluções técnicas

Política W3C para traduções autorizadas O W3C tem um processo definido para traduções autorizadas: Uma organização responsável pela tradução (LTO) inicia o processo Diversos atores da comunidade são convidados a participar do processo A organização responsável (LTO) deve comprovar a obtenção de consensos e capacidade de resolver problemas reportados Uma vez que a comunidade chega a um consenso a tradução é autorizada

Conclusão A web já é uma parte relevante na vida cotidiana Uma parcela significativa da população ainda está excluída digitalmente Existem alternativas para que a web seja mais acessível Existem benefícios colaterais para quem faz uso da acessibilidade Acessibilidade é um ercado em crescimento

Obrigado! Apresentação baseada no original de: Shadi Abou-Zahra, W3C/WAI http://www.w3.org/People/shadi/ shadi@w3.org Judy Brewer Web Accessibility Initiative Domain Leader jbrewer@w3.org Vagner Diniz Gerente geral W3C Escritório Brasil Vagner@nic.br Telefone: (11) 5509-3537 ramal 4091