Sexo e Sexualidade.

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Transcrição da apresentação:

Sexo e Sexualidade

Sexo e Sexualidade Há diferença? Conformação particular que distingue o macho da fêmea, nos animais e nos vegetais, atribuindo-lhes um papel determinado na geração e conferindo-lhes certas características distintivas. Vida sexual é a forma como a gente exerce a sexualidade na nossa vida particular. Sexualidade é a parte biológico-psico-social do organismo: a integração entre corpo, mente e parte social de cada um.

Sexo Atributo do ser humano - Reprodutiva Função

Função Reprodutiva • O ser humano só faz sexo porque este é o seu meio de reprodução. • É no ato sexual que os espermatozóides têm acesso ao óvulo. • Fazer sexo é uma atividade essencial, como dormir ou comer. • O sexo é vital para a manutenção da espécie humana.

Sexo - Reprodutiva - Sexual (divertimento/prazer) Função Atributo do ser humano - Reprodutiva - Sexual (divertimento/prazer) Função

Função sexual • Nos primórdios da humanidade, a natureza fez o estímulo sexual – O Cio – irresistível e o sexo uma atividade muito prazerosa para garantir a procriação. • Uma vez sentido o estímulo sexual, a concentração do macho se fixa no sexo. Era muito difícil se conter. • Ao longo do tempo, o cio foi substituído pelo erotismo/romantismo.

Sexo - Reprodutiva - Sexual (divertimento/prazer) Função Atributo do ser humano - Reprodutiva - Sexual (divertimento/prazer) - Relacional (cio erótico) Função

Função relacional O sexo feito conforme a natureza manda. • Mecanismo fisiológico da reprodução. • Estímulo sexual – Cio. Então, o sexo foi aculturado: passou a ser feito conforme símbolos e rituais. • Não necessariamente durante o período fértil – valores e sentimentos. • Estímulo sexual – erotismo/romantismo. A atração sexual se dá em função do relacionamento estabelecido. • Sexual – tesão • Afetivo – amor • Afetivo e Sexual

Erótico

Romantismo

Sexo Função Atributo do ser humano - Reprodutiva - Sexual (divertimento/prazer) - Relacional (cio erótico) Função Potencial biológico Processo de sociabilização Capacidade psico-emocional

Dinâmica da sexualidade Mecanismo biológico e fisiológico Cultura e normas sociais Valores Mitos Expectativas Estruturas mentais Capacidade cognitiva adaptativa

Códigos de comportamento Motivar-se para fazer sexo seguro Comportamento Sexual Cognitiva Adaptativa Aprendizagem Códigos de comportamento Motivação para a prevenção Motivar-se para fazer sexo seguro

Sexualidade na adolescência

Puberdade Início das mudanças do corpo • Entre 10 - 13 anos. Órgão responsáveis • Hipófise. • Testículo. • Ovário. Hormônios sexuais • Testosterona. • Estrogênio. • Progesterona. Principal preocupação dos jovens • Normalidade do desenvolvimento.

Características sexuais secundárias Puberdade Características sexuais secundárias

Mudanças no corpo Garotas • Aumento dos seios. • Estirão. • Alteração da voz. • Pêlos pubianos. • Acne. • Contorno do corpo. • Menstruação. Garotos • Aumento do pênis e testículos. • Estirão. • Alteração da voz. • Pêlos pubianos. • Acne. • Barba e bigode. • Polução noturna. • Pomo de Adão. • Espermatogênese.

Capacidade reprodutiva Marco da Puberdade Capacidade reprodutiva Relação Sexual Espermatogênese Ejaculação Ovulação Menstruação

Adolescência A adolescência é um período do desenvolvimento humano que se estende, aproximadamente, dos 10 aos 19 anos de idade (segundo a OMS) que se caracteriza por uma revolução nos seguintes aspectos: • Física • Social • Cognitiva • Psico-emocional É um período de grande crescimento e transformações, onde tudo é vivido intensamente.

Aspecto Social • Pertencer a grupos. Confirmação de sua identidade. sexual e valorização social. • Jovem isolado requer atenção. • Diversidade de valores. • Oportunidade afetiva-sexual. • Vida escolar.

Aspecto Físico Capacidade sexual e reprodutiva • Hormônios sexuais • Desejo sexual • Excitação • Capacidade orgástica • Espermatozóides • Óvulos

Aspecto Cognitivo • Capacidade de abstração • Informação • Análise crítica

Aspecto Psico-emocional Auto-afirmação • Contestar. Onipotência • Pouco caminho percorrido – inexperiência. • A certeza de que tudo vai dar certo. Devaneios • Capricho da imaginação. • Sonhos.

Adolescência Social • Pertencer a grupos - Confirmação da identidade sexual e valorização social. • Diversidade de valores. • Oportunidade afetivo-sexual. Física • Capacidade sexual e reprodutiva. Cognitiva • Capacidade de abstração. • Informação. Psico-emocional • Auto-afirmação. • Onipotência. • Devaneios.

Desenvolvimento afetivo-sexual Fases do desenvolvimento afetivo–sexual • Homo - Grande amigo (aprendendo a ser).

Grande amigo/amiga • Relacionamento com intimidade psíquica. • Projeta no outro a imagem que deseja para si. • O grande amigo é uma extensão de si. • Confirma as escolhas e reforça a autoconfiança. • Pode haver jogos sexuais.

Desenvolvimento afetivo-sexual Fases do desenvolvimento afetivo–sexual • Homo - Grande amigo (aprendendo a ser). • Intermediária - Paixão platônica (treino mental).

Paixão platônica • Não sabe lidar com o outro. • Idealização do parceiro. • A paixão precisa ser por alguém que não corra o risco de ser correspondido. • Treina mentalmente o relacionamento. • Desenvolve a autoconfiança.

Desenvolvimento afetivo-sexual Fases do desenvolvimento afetivo–sexual • Homo - Grande amigo (aprendendo a ser). • Intermediária - Paixão platônica (treino mental). • Hétero - Interesse afetivo e sexual.

Interesse afetivo e sexual • Olha o outro como homem / mulher. • O outro desperta o desejo sexual. • É capaz de se colocar no lugar do outro sem perder sua identidade. • Estabelece um relacionamento a dois.

Desenvolvimeto afetivo-sexual Fases do desenvolvimento afetivo–sexual • Homo - Grande amigo (aprendendo a ser). • Intermediária - Paixão platônica (treino mental). • Hétero - Interesse afetivo e sexual. Formas de relação • Ficar - Fase do desenvolvimento/início de um relacionamento. • Namoro – O relacionamento.

Ficar • Revolução sexual feminina. • Diferenciação do tesão e afetividade. • Treino do papel sexual. • Etapa do relacionamento. • Envolve beijos, carícias e até relação sexual.

Relacionamento • Relação com compromisso. • Atenção mútua. • Vivência do papel sexual. • Convivência e privacidade. • Envolve atividades sexuais.

Vulnerabilidade INDIVIDUAL Comportamento Pessoal PROGRAMÁTICA Programas Institucionais SOCIAL Contexto Social A vulnerabilidade se desenvolve em função dos aspectos individuais ou comportamentais que colocam o indivíduo em determinadas situações de risco, como também pelos aspectos sociais e institucionais que a determinam.

Vulnerabilidade Individual • Valores pessoais. • Pensamento mágico. • Informação inadequada. • Busca do novo. • Correr risco. Social • Contexto sócio-cultural. • Pressão do grupo. • Dependência econômica. • Relações de poder. • Acesso aos métodos contraceptivos. Programática • Política de prevenção. • Sistema educacional. • Suporte institucional.

Vulnerabilidade Falta de Informação sobre: • Sexo. • Sexualidade. • Relacionamento afetivo. • Reprodução. • Métodos contraceptivos.

Vulnerabilidade Relação de gênero Comportamentos baseados nos modelos de feminilidade: • Submissão como atributo de conquista do parceiro. • Demonstrar desconhecimento sexual. • Negação do desejo sexual. • Medo de ser rejeitada. • Testar capacidade reprodutiva. • Falta de convicção e habilidade para negociar e usar o preservativo. • Conflito entre os modelos antigos e atuais - impulsiona o aqui e o agora na conquista do outro. • Sonho profissional X sonho afetivo e familiar.

Vulnerabilidade Relação de gênero Comportamentos baseados nos modelos de masculinidade: • Não perder oportunidade sexual. • O desempenho sexual não pode ser ameaçado. • Correr risco. • Não demonstrar seus sentimentos. • Perceber a prevenção da gravidez como responsabilidade feminina.

Fator de proteção Projeto de vida • Ter um projeto de vida é agir de forma coerente com os seus objetivos e perceber o que se pode alcançar a curto, médio e longo prazo. • Identificar o sonho de vida pessoal e profissional. • Perceber o impacto de suas ações no futuro. • Desenvolver habilidades que causem admiração e reconhecimento social. • Acesso a educação e profissionalização. • Perspectiva pessoal e profissional.

PROJETO DE VIDA

Fonte Professores: Material adaptado do projeto “Vale Sonhar” Instituto Kaplan Imagens do Google belavida.zip.net psicoterapeutacristao.blogsp... Professores: Profº Carlos Alberto de Camargo Profª Wagner Ferreira Freitas