Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Prof. Márcia Giglio
2
Nova tendência curricular
Educação centrada no cuidado Resgate à espiritualidade, compaixão, solidariedade, o exercício do respeito e da honestidade. “É um resgate à ética, a ética do cuidado, convivialidade (Boff, 2003) Formação humanística mais presente na enfermagem – preocupação com valores éticos, com as relações interpessoais e com as emoções no processo de cuidar que envolve aluno/paciente/professor e equipe de saúde.
3
Quatro pilares da educação
Aprender a conhecer – despertar o prazer de conhecer, descobrir, construir o conhecimento; Aprender a fazer – desenvolvimento das competências e habilidade no uso da tecnologia e sua aplicabilidade na vida moderna, atentando para as relações interpessoais; Aprender a conviver – busca da integralidade pessoal, atentar para as características individuais e o relacionamento com os outros; Aprender a ser - significa a descoberta de si mesmo como indivíduo e integrante da sociedade, respeitando valores culturais
4
Cuidado humano na área da educação
Relevância do cuidado humano na prática da enfermagem, em especial no ensino É possível ensinar comportamentos de cuidado? Não existem receitas ou manuais que prescrevam ou ensinem o cuidado pois este deve ser vivido A experiência do cuidado ocorre através do exercício de seus elementos pelos profissionais – docentes atuam como modelos, porém nem sempre serão reconhecidos ou percebidos pelos alunos. Os docentes devem identificar o cuidado como um valor, reconhecendo e explorando seus significados Desenvolver estratégias que motivem e mobilizem para o cuidado Ter competência em termos de conhecimento e experiência.
5
Treinamento X educação
Modelo comportamental (Tyler, 1949) Desenvolve determinadas habilidades e comportamentos mensuráveis, Determina como a pessoa deve se comportar Manipula a pessoa para que se comporte conforme o desejado Inibe a criatividade, o pensamento independente e crítico, a individualidade, o questionamento quanto à natureza das coisas, a capacidade para predizer, visualizar o todo e de encontrar significados nas ações profissionais e pessoais;
6
Revolução curricular Sugere:
A visão humanista e a ênfase no cuidado humano como uma perspectiva unificadora – principal mudança Relacionamento menos rígido e mais afetivo entre docente-discente – cuidado com desrespeito mútuo Empoderamento do docente e discente, relação em que predomine o diálogo, discussões participatórias, capacidades e individualidades respeitadas – construção do conhecimento.
7
Revolução curricular Educador reconhece alunos como indivíduos únicos, valor intrínseco que tem direitos éticos e são capazes de utilizar a habilidade de fazer escolhas pessoais e em tomar decisões. Reconhecer que o aluno tem necessidades e expectativas, bem como direitos em tê-las preenchidas. Também possuem obrigações. –relacionamento mais impessoal, vinculado a padrões e normas institucionais em que existe uma preocupação com os resultados. Desenvolver o pensamento crítico, como base essencial para as atividade de aprendizagem e como elemento para a prática pessoal e profissional futura – teoria vivida.
8
Educação para o cuidado (Cohen, 1993)
Experienciar o cuidado Considerar o cuidado como um processo interativo, além de uma ação puramente técnica, Transmitir e demonstrar comportamentos de cuidado Aprender a totalidade do cuidado e reconhecer as pessoas como sereis totais Promover autoconhecimento e conhecimento do outro ser através de atividades de experiências que desenvolvam a confiança mútua e o respeito; Estabelecer a corporificação do cuidado humano como uma norma ética na prática de enfermagem – meta curricular.
9
Uma educação voltado para o cuidado humano não é uma educação que modela ou impõe determinadas regras ou treina, mas sim uma educação que permite o vir a ser, o tornar-se. Em uma educação para o cuidado os atores assumem riscos. É um compromisso político, filosófico, ético e moral e envolve dor e prazer.
10
PLT- Cuidar: Expressão humanizada da enfermagem. Vera Regina Waldow
REFERÊNCIAS PLT- Cuidar: Expressão humanizada da enfermagem. Vera Regina Waldow ED.Vozes 2006
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.