A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Prof. Márcia Giglio

2 Nova tendência curricular
Educação centrada no cuidado Resgate à espiritualidade, compaixão, solidariedade, o exercício do respeito e da honestidade. “É um resgate à ética, a ética do cuidado, convivialidade (Boff, 2003) Formação humanística mais presente na enfermagem – preocupação com valores éticos, com as relações interpessoais e com as emoções no processo de cuidar que envolve aluno/paciente/professor e equipe de saúde.

3 Quatro pilares da educação
Aprender a conhecer – despertar o prazer de conhecer, descobrir, construir o conhecimento; Aprender a fazer – desenvolvimento das competências e habilidade no uso da tecnologia e sua aplicabilidade na vida moderna, atentando para as relações interpessoais; Aprender a conviver – busca da integralidade pessoal, atentar para as características individuais e o relacionamento com os outros; Aprender a ser - significa a descoberta de si mesmo como indivíduo e integrante da sociedade, respeitando valores culturais

4 Cuidado humano na área da educação
Relevância do cuidado humano na prática da enfermagem, em especial no ensino É possível ensinar comportamentos de cuidado? Não existem receitas ou manuais que prescrevam ou ensinem o cuidado pois este deve ser vivido A experiência do cuidado ocorre através do exercício de seus elementos pelos profissionais – docentes atuam como modelos, porém nem sempre serão reconhecidos ou percebidos pelos alunos. Os docentes devem identificar o cuidado como um valor, reconhecendo e explorando seus significados Desenvolver estratégias que motivem e mobilizem para o cuidado Ter competência em termos de conhecimento e experiência.

5 Treinamento X educação
Modelo comportamental (Tyler, 1949) Desenvolve determinadas habilidades e comportamentos mensuráveis, Determina como a pessoa deve se comportar Manipula a pessoa para que se comporte conforme o desejado Inibe a criatividade, o pensamento independente e crítico, a individualidade, o questionamento quanto à natureza das coisas, a capacidade para predizer, visualizar o todo e de encontrar significados nas ações profissionais e pessoais;

6 Revolução curricular Sugere:
A visão humanista e a ênfase no cuidado humano como uma perspectiva unificadora – principal mudança Relacionamento menos rígido e mais afetivo entre docente-discente – cuidado com desrespeito mútuo Empoderamento do docente e discente, relação em que predomine o diálogo, discussões participatórias, capacidades e individualidades respeitadas – construção do conhecimento.

7 Revolução curricular Educador reconhece alunos como indivíduos únicos, valor intrínseco que tem direitos éticos e são capazes de utilizar a habilidade de fazer escolhas pessoais e em tomar decisões. Reconhecer que o aluno tem necessidades e expectativas, bem como direitos em tê-las preenchidas. Também possuem obrigações. –relacionamento mais impessoal, vinculado a padrões e normas institucionais em que existe uma preocupação com os resultados. Desenvolver o pensamento crítico, como base essencial para as atividade de aprendizagem e como elemento para a prática pessoal e profissional futura – teoria vivida.

8 Educação para o cuidado (Cohen, 1993)
Experienciar o cuidado Considerar o cuidado como um processo interativo, além de uma ação puramente técnica, Transmitir e demonstrar comportamentos de cuidado Aprender a totalidade do cuidado e reconhecer as pessoas como sereis totais Promover autoconhecimento e conhecimento do outro ser através de atividades de experiências que desenvolvam a confiança mútua e o respeito; Estabelecer a corporificação do cuidado humano como uma norma ética na prática de enfermagem – meta curricular.

9 Uma educação voltado para o cuidado humano não é uma educação que modela ou impõe determinadas regras ou treina, mas sim uma educação que permite o vir a ser, o tornar-se. Em uma educação para o cuidado os atores assumem riscos. É um compromisso político, filosófico, ético e moral e envolve dor e prazer.

10 PLT- Cuidar: Expressão humanizada da enfermagem. Vera Regina Waldow
REFERÊNCIAS PLT- Cuidar: Expressão humanizada da enfermagem. Vera Regina Waldow ED.Vozes 2006


Carregar ppt "EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google