Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Advertisements

Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
TIPOS DE TEXTOS DESCRIÇÃO NARRAÇÃO DISSERTAÇÃO
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA
Escola Municipal Epitácio Campos 1º Conselho de Classe
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Novas Tecnologias da Comunicação
Ensaiando um ensaio.
Sistema de Ensino Graduação Ordenamento. Ordenamento dos alunos Procedimentos relativos aos alunos de graduação desta Universidade, no que tange a sua.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
ENCCEJA MATEMÁTICA.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
RESPONSABILIDADE NO DIA A DIA
Curso de redação Aula 1.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
Montagem de Textos Dissertativos
Avaliação Mediadora.
Capítulo 9 – Progressão Aritmética (PA)
Práticas no ensino da língua
Equipa de Apoio às Escolas Alentejo Central
O texto argumentativo.
Oficina de Apropriação de Resultados
Avaliação Educacional
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Dissertação Redação.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Avaliação Educacional Externa
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
CONSELHO DE CLASSE CADEP
Tecnologia e Educação.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
PERSPECTIVAS PARA 2009.
NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.
Dominando as práticas pedagógicas
Técnicas de Integração
Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.
EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Administrar o tempo é planejar a vida
Decisões.
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
- O ensino fundamental de 9 anos foi implantado através da Lei n. º 11
Juliana de Lucena Ruas Riani Vania Candida da Silva
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Elaboração de Artigo Científico
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE QUIXADÁ
O texto argumentativo.
Os gatos da família Oliveira.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
mal a de pior política pedagogia de a da pedagógicae política uma abordagem vai de mal a pior O Ensino Básico pedagógica.
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
REDAÇÃO Estrutura do texto dissertativo
Programação O Módulo 1 – Adolescentes – Vamos empreender? O Módulo 2 – As características do empreendedor. O Módulo 3 – Planejamento – Objetivos e metas.
*NOME DO ALUNO *INSTITUIÇÃO DE ENSINO *LOCAL E DATA
Transcrição da apresentação:

Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO

Estrutura do texto dissertativo argumentativo Introdução Apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a idéia principal do texto.

Introdução Entre a repetência em massa e a promoção- automática, social ou qualquer que seja o adjetivo, fico com a última. Entre dois males, a prudência recomenda escolher o menor. A repetência em massa é um fenômeno característico de alguns poucos países da América Latina e da África.

Desenvolvimento - Argumentação 1º argumento: repetência/licença para matar; 2º argumento: índices de reprovação alarmantes/ desperdício; 3º argumento: equivalência idade/série = melhor desempenho em exames; 4º argumento: repetência associada à infrequência

Conclusão - Proposição Vivemos um dilema. Aprovar alunos sem que eles tenham dominado as competências mínimas do currículo de cada ano é fraude; reprová-los é pior. A única saída é ensinar de maneira competente e desenvolver mecanismos preventivos e corretivos, bem como tratamentos alternativos para os que apresentam dificuldades. A pedagogia da repetência precisa ser erradicada e suplantada por uma pedagogia do sucesso. Esse é o desafio que ainda não superamos. Até lá, optemos, sem fanfarras e trombetas, pelo mal menor.