Extensão Universitária como desafio para as Ciências Humanas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência e tecnologia.
Advertisements

Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
Software para sua vida.
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
Políticas Públicas para a C&T: em direção a um policy framework alternativo
Temos um histórico de pouca utilização de C&T por parte da indústria paulista. Quais novas oportunidades abrem-se para encaminhar soluções para as maiorias?
TERRITÓRIO DE PAZ GUAJUVIRAS
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Sawabona Shikoba.
O Ferreiro "Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos, resolveu entregar sua alma a Deus. Durante muitos anos trabalhou com afinidade,
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
“C&T para o desenvolvimento sustentável”
CAUSA E EFEITO Lei da Retribuição.
Gestão da Tecnologia e Inovação Profa. Ms. Marinete A. Martins
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
EU DESISTO... por Thais Cadorim
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
Apresentou-se na firma de colocação de mão-de-obra. Após horas na fila de desempregados, chegou a sua vez de ser entrevistado, então o selecionador perguntou:
As duas pulgas As Duas Pulgas Clique para avançar
QUANDO ME AMEI DE VERDADE
Renato Dagnino Cómo aumentar el aporte de las facultades de ingeniería al desarrollo?
Ministério da Fidelidade.
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
IV CONGRESSO DA ABRH-MA O Rh em um Ambiente Global e Multicultural
Da Roxy _____________ Uma bad girl. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Para uma visão marxista das relações internacionais
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Fundamentos de economia
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
Obsolescência Planejada
ADAMUS – “Processo e Cura” – 01/09 A Série (SEGUINTE): SHOUD 9 “Keahak II” Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 02/04/2011 Será que vocês já acabaram com.
“PROGRAMA AMOR” No Setor de 'Atendimento ao Cliente'     Atendente: Boa tarde Senhora. Em que lhe posso ser útil ?         Cliente: Comprei o seu programa.
Modos de produção do conhecimento Simon Schwartzman IETS.
ADAMUS – “Era Atual” – 01/08 A Série (SEGUINTE): SHOUD 12 "O Espírito Está Presente” - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 02/07/2011 Se limparem todo o.
By Búzios Slides EU DESISTO Automático.
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
SITUAÇÕES.
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Vendas e Serviços 7/8/2003 Miguel Monteiro
Capítulo 10 Introdução à Economia N. Gregory Mankiw
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
REFLEXO DO MEU ESPELHO HOJE AO ME LEVANTAR PROCUREI UM ESPELHO PARA FALAR COM ELE. EM SUA FRENTE FIQUEI A OBSERVÁ-LO TENTANDO ORGANIZAR ALGUMAS PERGUNTAS.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
VOCÊ ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA? Um jovem casal foi convidado para uma festa a fantasia.
Conheça nossa turma que irá acompanhar você durante todas as atividades:
Educação Financeira para crianças e Jovens
Apresentam UMA FAMÍLIA CHAMADA BRASIL AUTOMÁTICO.
ESCT e Produção de Conhecimento na Universidade Renato Dagnino.
Renato Dagnino DEBATER O FEENBERG??? EU?? VOU TENTAR MOSTRAR UMA FORMA DE ENTENDER UMA PARTE DO QUE ELE DISSE...
Pensando e vivendo como servo. Quem quiser ser o maior entao que sirva !!!
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
Transcrição da apresentação:

Extensão Universitária como desafio para as Ciências Humanas Renato Dagnino

Que a segunda está impedindo a primeira? Pois é o que eu acho... Que será que estão esperando que eu fale? Que a segunda está impedindo a primeira? Pois é o que eu acho... Renato Dagnino

coisas que os “inexatos” podem ajudar os “desumanos” a entender sobre extensão Renato Dagnino

“a universidade deve estender à sociedade a tecnologia que detém...” “tecnologia”, “sociedade”.. ah, fala sério, cara! Extensão? Já sei... “a universidade deve estender à sociedade a tecnologia que detém...” Renato Dagnino

Por que a Extensão Universitária está “patinando” Por que a Extensão Universitária está “patinando”? Porque ela, ou os que os que estamos aqui entendemos por ela, pretende aproximar a universidade pública dos mais pobres. E porque os setores que por distintos motivos se opõem a esta mudança possuem maior poder na elaboração da política de C&T (e de educação)

os que estão aqui têm… um coração vermelho desejam uma sociedade mais justa, equitativa e ambientalmente sustentável

a maior parte dos que têm … têm a mente cinza eles não perceberam ainda que o conhecimento que possuem, utilizam e difundem é excludente: tende a reproduzir a exclusão social…

Eles acham que a universidade não deve se envolver com a Extensão a ponto de alterar radicalmente a forma como produz (Pesquisa) e dissemina (Docência) conhecimento. A Extensão pode se limitar à face “social” da universidade.

Que setores se opõem a essa aproximação Que setores se opõem a essa aproximação?cinza Há os que têm o “coração cinza”, que consideram que a universidade deve seguir produzido e disseminando conhecimento armazenado em suas “mentes cinzas” para os mais ricos. Eles seguirão se opondo e há que neutralizá-los. Eu não me vou ocupar deles.

CINZA ? coração mente CINZA VERMELHA VERMELHO

CINZA coração mente CINZA VERMELHA CV- MC VERMELHO

Esses, que me atrevo a provocar chamando-os de “equivocados” são os meus interlocutores. É deles que depende a aproximação que queremos!

Para saber como dialogar com eles é necessário conhecer melhor os “corações-vermelhos-com-mente- cinza”. E entender por que consideram que não é necessário alterar a forma como fazemos pesquisa e docência, e como entendemos a tecnociência, para lograr a aproximação que querem.

E como eles não são iguais, elaborei uma taxonomia tendo por base a resposta à pergunta de “como o que fazemos na universidade pode, via extensão, melhorar a sociedade?”

Esses “corações-vermelhos-com-mente- cinza” não são iguais Esses “corações-vermelhos-com-mente- cinza” não são iguais. Por isso, elaborei uma segunda taxonomia...

a tecnologia é a aplicação da ciência (“verdade que avança”) para produzir mais, melhor, mais barato e beneficiar a sociedade Mas se usada a sociedade usá-la para o mal, sem ÉTICA, estamos fritos... BOA! agora já dá pra ir aterrissando TIPO 1 Renato Dagnino

TIPO 2 ÉTICA ?? Que nada! só com a REVOLUÇÃO resolve!! BOA! agora já dá pra ir aterrissando a tecnologia é a aplicação da ciência (“verdade que avança”) para produzir mais, melhor, mais barato e beneficiar a sociedade TIPO 2 Renato Dagnino

SÓ A REVOLUÇÃO RESOLVE A ÉTICA RESOLVE

A ÉTICA RESOLVE

ética

Otimismo liberal/positivista/ moderno no progresso: Produzida em busca da verdade e da eficiência e submetida ao controle externo e a posteriori da ÉTICA, a tecnociência pode ser usada para satisfazer infinitas necessidades da “sociedade”

para os CV-MC que acreditam que a ética resolve, vou mostrar algumas evidências e tentar desfazer alguns mitos... Renato Dagnino

vamos ver para quê a tecnociência vem sendo desenvolvida Renato Dagnino

1. para os mais ricos

90% da P&D feita no mundo está orientado à criação de tecnologias para os 10% mais ricos e isso quem diz é a Dra. Amy Smith do MIT...

2. para fins militares

nos EUA, país que gasta a metade do que se gasta no mundo na área militar, 70% do gasto público em P&D chegou a estar orientado diretamente para ela … outros 15%, para as áreas nuclear e aeroespacial… e sobraram 15% para o “resto” (saúde, agricultura, energia, etc…)

3. para empresas

VISÃO TRADICIONAL: A EMPRESA E O CONHECIMENTO sociedade (universidade) sociedade (cidadania) Inovação EMPRESA impactos positivos conhecimento

O conhecimento, para chegar à sociedade, tem que passar pela empresa Se a empresa for inovadora e competitiva, gerará crescimento, bons empregos, produtos bons e baratos, desenvolvimento...

do que se gasta em pesquisa hoje no mundo, 70% é na empresa e, deste, 70% é em transnacionais e os 30% restantes estão também a serviço do interesse empresarial

As 20 empresas que mais gastam em pesquisa no mundo gastam mais do que dois países... E eles não são Bangladesh e Burma... São França e Grã-Bretanha

4. para aumentar a “produtividade”

jobless growth economy: a produção aumenta, mas o emprego diminui....

5. para que as empresas induzam obsolescência planejada e 5. para que as empresas induzam obsolescência planejada e ... ... consumismo exacerbado

se supunha que com a concorrência intercapitalista a tecnociência das empresas permitiria melhorar e baratear produtos...

e recuperaríamos, como consumidores, o que perdíamos como trabalhadores...

mas...

a oligopolização, a financeirização, a globalização, etc a oligopolização, a financeirização, a globalização, etc. têm produzido o efeito contrário...

A ÉTICA RESOLVE

mas além de todas essas razões que mostram porque a tecnociência que “fazemos” na universidade a distancia dos mais pobres, fica a pergunta: mas ela não poderia ser “usada” para outra coisa?

Pronto, meu amo... quero usar a tecnociência - com “ética” - para a inclusão social

SÓ A REVOLUÇÃO RESOLVE

o marxismo, explica o desenvolvimento de tecnologia, NO CAPITALISMO, pelo interesse do empresário em elevar a produtividade do trabalho passível de ser apropriada pelo capitalista, em função do contrato social vigente que legitima a propriedade privada dos meios de produção, como lucro

mas, no longo prazo para além das especificidades dos modos de produção (escravismo, feudalismo, capitalismo, socialismo, comunismo), o marxismo convencional considera o “desenvolvimento das forças produtivas” como linear e inexorável...

“o moinho de vento nos deu o senhor feudal, a máquina a vapor nos dará o capitalista industrial” (Marx) “o taylorismo é o modo científico como temos que organizar o trabalho no socialismo” (Lenin)

o “sócio-pan” e o “capital gancho”

revolução

Otimismo da esquerda marxista convencional: as “forças produtivas” empurram linear e inexoravelmente a sociedade mediante exigências de eficiência e progresso que ela própria estabelece Hoje a tecnociência oprime mas amanhã, quando “apropriada” pela classe trabalhadora, a liberará e conduzirá ao socialismo

socialismo

Avermelhando mentes

nem “ÉTICA“ nem “REVOLUÇÃO” poderão fazer que a tecnociência que temos deixe de causar exclusão e degradação... acreditar no contrário terá um resultado desastroso...

Voltemos à nossa tipologia! Há mais 2 tipos? parece que ainda dá para avermelhar mais…

CONDICIONADA POR VALORES NEUTRA A REVOLUÇÃO RESOLVE A ÉTICA RESOLVE AUTÔNOMA CONTROLÁVEL POLITIZAÇÃO E REPROJETAMENTO RESOLVEM NADA RESOLVE!! CONDICIONADA POR VALORES

INSTRUMENTALISMO DETERMINISMO ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA SUBSTANTIVISMO

ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA INSTRUMENTALISMO DETERMINISMO SUBSTANTIVISMO crítica marxista/pessimista da Escola de Frankfurt: valores e interesses capitalistas incorporados na produção da tecnociência condicionam sua dinâmica e impedem seu uso em projetos políticos alternativos ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA

será que a Tecnociência é como a espada do capitão Gancho? e se o Peter Pan pegar a espada, poderá “construir o socialismo...”

ou será que a Tecnociência é como uma vassoura de bruxa? e será que a bruxa boa pode voar com a vassoura da bruxa má?

uma bruxa boa já tentou... e tentou...

MAS PARECE QUE NÃO TEM JEITO!

e agora…? DEMONIZAR?

IMPLODIR??

INSTRUMENTALISMO DETERMINISMO SUBSTANTIVISMO ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA postura engajada e otimista: a tecnociência é construção social a ser reprojetada mediante a politização e internalização de valores e interesses alternativos às instituições onde é produzida: pluralidade, controle democrático interno e a priori SUBSTANTIVISMO

então, a questão não é “apropriar-se” da tecnologia a questão não é de “apropriação” do que existe, mas de Adequação Sociotécnica

CONDICIONADA POR VALORES NEUTRA A REVOLUÇÃO RESOLVE A ÉTICA RESOLVE AUTÔNOMA CONTROLÁVEL POLITIZAÇÃO E REPROJETAMENTO RESOLVEM NADA RESOLVE!! CONDICIONADA POR VALORES

nem “ÉTICA“ nem “REVOLUÇÃO” poderão fazer que a tecnociência que temos deixe de causar exclusão e degradação... acreditar no contrário terá um resultado desastroso...

mas como transformar desejos em política?

começando por sensibilizar os corações-vermelhos-com-mente- cinza! pois vâmo nessa cumpadi!! Renato Dagnino

afinal, que é a Tecnociência? é a espada do capitão gancho ou ... vassoura de bruxa?

afinal, que é Tecnociência?

que há dentro da caixa?

o palhaço já estava dentro da caixa e não há “ética” ou “revolução” que o fará mudar...

muito obrigado! rdagnino@ige.unicamp.br