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PublicouTiago Sabala Rocha Alterado mais de 8 anos atrás
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ESCT e Produção de Conhecimento na Universidade Renato Dagnino
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“O presente e o futuro da Universidade como Instituição Social formadora de Professores e Pesquisadores para Cidadania” Renato Dagnino
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um coração vermelho desejam uma sociedade mais justa, equitativa e ambientalmente sustentável os que se preocupam com ESCT têm
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Renato Dagnino por isso, como cidadãos querem colocar-se a serviço do que julgam ser a justiça social
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social “indiferente” Os corações-vermelhos e as dinâmicas social, universitária e tecnocientífica
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6ª maior economia do mundo então cadê o dinheiro?
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Renato Dagnino e como docentes e pesquisadores, querem o mesmo em relação ao conhecimento que possuem
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social universitária
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para os corações vermelhos, o desafio na universidade pública é, sobretudo através da Extensão fazer com que ela ajude a resolver os problemas de quem a financia
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coração cinza mas há também quem tenha um...
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com a coerência que os caracteriza, eles possuem uma mente também cinza e a empregam para que se siga produzindo um conhecimento que tem resultado em exclusão...
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eles acreditam que nossa sociedade será mais “sustentável” quando os excluídos, que estão na Economia Informal sejam “incluídos” na Economia Formal
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Economia Formal (empresas) Economia Informal
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e que o único agente técnico-produtivo que opera a “mágica do desenvolvimento” à a empresa... e sua tecnociência...
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EMPRESA Inovação conhecimento cidadãos impactos positivos instituições públicas (sociedade)
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Se a empresa for inovadora e competitiva, gera empregos bem pagos, produtos melhores e mais baratos. Se a empresa for inovadora e competitiva, gera empregos bem pagos, produtos melhores e mais baratos. O empresário obtém mais lucro, investe mais, os trabalhadores ganham mais e os consumidores, ficam mais bem servidos Enfim, há desenvolvimento econômico e social… Enfim, há desenvolvimento econômico e social… -
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Estado EMPRESA P&D subsídios para P&D empresarial o modelo que idealizam os de coração e mente cinza é o de que o Estado deve financiar P&D nas empresas e, assim, promover desenvolvimento
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Economia Informal Setor atrasado Baixa produtividade Economia Formal Setor moderno Elevada produtividade
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Extensão: estender o resultado da pesquisa e da docência que é considerado neutro e portanto apto a satisfazer qualquer projeto político, à disposição dos mais pobres
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a maioria dos que têm o coração vermelho, tem a mente cinza... provocação inicial
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os corações-vermelhos- com-mente-cinza, que me atrevo a provocar, não são iguais: há dois tipos
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BOA! agora já dá pra ir aterrissando a tecnociência é boa e verdadeira, mas se a sociedade usá-la sem ÉTICA, para o mal, o problema não é meu... TIPO 1
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A ÉTICA RESOLVE
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ética
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produzida em busca da verdade e da eficiência e submetida ao controle externo e a posteriori da ÉTICA, a tecnociência pode ser usada para satisfazer infinitas necessidades da “sociedade”
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Como a tecnociência é boa, verdadeira e universal, temos que emular o que fazem os países líderes na pesquisa e na formação de recursos humanos. E, como a miséria a só uma questão de falta de ética, temos que nos concentrar nas “áreas de ponta”
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BOA! agora já dá pra ir aterrissando “sociedade”, “ética” que nada! só a REVOLUÇÃO e o socialismo resolvem!! TIPO 2
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ÉTICA?? SÓ A REVOLUÇÃO RESOLVE
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“NO” capitalismo, a tecnociência serve para elevar a “eficiência” dos trabalhadores passível de ser apropriada pelos proprietários dos meios de produção, como lucro
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- mas, como “as forças produtivas” se desenvolvem linear e inexoravelmente... - sua sucessiva tensão com as relações sociais de produção (escravistas, feudais, capitalistas, socialistas) levará ao modo de produção comunista
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o “Lenin-pan” e o “Capital gancho”
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“REVOLUÇÃO”
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socialismo
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Como a tecnociência que hoje oprime a classe trabalhadora é neutra, amanhã, com a revolução, poderá ser apropriada por ela e USADA para construir o socialismo.
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Estamos, como militantes, trabalhando pela Revolução e o socialismo. Mas enquanto ela não vem, prduzir C&T de “qualidade”. Vamos fazer o que querem os cientistas. Afinal, eles é que sabem de tecnociência...
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Extensão
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social universitária
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Extensão: estender o resultado da pesquisa e da docência que é considerado neutro e portanto apto a satisfazer qualquer projeto político, à disposição dos mais pobres
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Extensão: estender o resultado da pesquisa e da docência que é considerado neutro e portanto apto a satisfazer qualquer projeto político, à disposição dos mais pobres
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Intenção : conscientes de que a tecnociência não é neutra, querem fazer pesquisa e “do/ecência” com a intenção de servir ao projeto político dos mais pobres, de modo dialógico e participativo; a Extensão Popular responde as suas perguntas
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Extensão Intenção
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com a concorrência intercapitalista teremos produtos melhores e mais baratos...
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WindowsApple
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Quantos carregadores de computador e celular, com mesma voltagem e amperagem de saída e entrada, há em sua casa?
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planejada, deterioração programada exacerbado obsolescência planejada, deterioração programada e consumismo exacerbado
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Economia Informal Setor atrasado Baixa produtividade Economia Formal Setor moderno Elevada produtividade
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VETORES DE INDUÇÃO DE DEMANDA POR BENS E SERVIÇOS DETERIORAÇÃO PROGRAMADA OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA CONSUMISMO EXACERBADO VALORES E INTERESSES CAPITALISTAS
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Extensão In-tensão Intenção
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In-tensão : conscientes da obviedade de que nem todos os colegas querem fazer o mesmo, tensionar a prática universitária, disputar a hegemonia com os cientificistas-produtivistas- inovacionistas, e fazer com que a Extensão assuma o papel que a sociedade espera dela
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A UNIVERSIDADE DISTÓPICA CIENTIFICISMO PRODUTIVISMO INOVACIONISMO DINÂMICA TECNOCIENTÍFICA -
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Mito da Neutralidade da Tecnociência
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social universitária tecnocientífica
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VETORES DE INDUÇÃO DE DEMANDA POR BENS E SERVIÇOS DETERIORAÇÃO PROGRAMADA OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA CONSUMISMO EXACERBADO VALORES E INTERESSES CAPITALISTAS
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a Extensão deve olhar os problemas de quem a financia e: - explicar a eles como os interpreta - “trazê-los” para dentro da universidade - transformá-los em projetos de D&P transdisciplinares e participativos passíveis de financiamento público
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A UNIVERSIDADE UTÓPICA MOVIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E TECNOLOGIA SOCIAL EXTENSÃO ENSINO CTS ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA -
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A UNIVERSIDADE UTÓPICA MOVIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E TECNOLOGIA SOCIAL EXTENSÃO ENSINO CTS ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA -
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A TS é a plataforma cognitiva de lançamento da Economia Solidária
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os formados para atuar em empresas privadas e para desenvolver conhecimentos tecnocientíficos a elas funcionais que o inovacionismo privilegia não são adequados para gerar conhecimentos para a inclusão social
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o cenário do inovacionismo, com seu cientificismo e produtivismo inibe a geração desses profissionais
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as instituições de ensino e pesquisa engajadas na lógica do cientificismo + produtivismo são incapazes de gerar TS
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quando se pede a um engenheiro que projete uma tecnologia, ele vai fazê-lo com as ferramentas que conhece; de acordo com o marco analítico- conceitual de que dispõe.
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O que cai fora desse marco. De sua “planilha de cálculo” não tem solução...
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Você sabe projetar uma tecnologia que não desempregue, polua ou seja intensiva em capital e mão-de-obra “qualificada”? E que seja autogestionária e não condene o trabalhador a 30 anos de trabalho alienado? sociólogo engenheiro
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Conceitos, critérios, relações, modelos, fatos estilizados, algoritmos, variáveis e parâmetros terão que ser especialmente concebidos para ir tornando a “planilha de cálculo” dos engenheiros flexível, permeável e coerente com os valores e interesses da ES e da TS
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E você? Sabe como fazer que as políticas sociais incorporem conhecimento tecnológico? Como estimular a universidade a fazer pesquisa para os movimentos sociais? E como criar os mecanismos institucionais para isso? sociólogo engenheiro
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... há que introduzir na “planilha” variáveis alternativas à geração de desemprego, da degradação ambiental, da deterioração programada, da obsolescência planejada, do consumismo exacerbado, do controle predatório da mão-de-obra, etc.
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e é através da Extensão que vamos introduzir variáveis técnico- econômicas diferentes... esta é a “planilha de cálculo” que lhe ensinaram e com a qual está acostumado a trabalhar...
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Extensão In-tensão Intenção Rejeição do Mito da Neutralidade Disputa de hegemonia
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