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ESCT e Produção de Conhecimento na Universidade Renato Dagnino.

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Apresentação em tema: "ESCT e Produção de Conhecimento na Universidade Renato Dagnino."— Transcrição da apresentação:

1 ESCT e Produção de Conhecimento na Universidade Renato Dagnino

2 “O presente e o futuro da Universidade como Instituição Social formadora de Professores e Pesquisadores para Cidadania” Renato Dagnino

3 um coração vermelho desejam uma sociedade mais justa, equitativa e ambientalmente sustentável os que se preocupam com ESCT têm

4 Renato Dagnino por isso, como cidadãos querem colocar-se a serviço do que julgam ser a justiça social

5 social “indiferente” Os corações-vermelhos e as dinâmicas social, universitária e tecnocientífica

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7 6ª maior economia do mundo então cadê o dinheiro?

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14 Renato Dagnino e como docentes e pesquisadores, querem o mesmo em relação ao conhecimento que possuem

15 social universitária

16 para os corações vermelhos, o desafio na universidade pública é, sobretudo através da Extensão fazer com que ela ajude a resolver os problemas de quem a financia

17 coração cinza mas há também quem tenha um...

18 com a coerência que os caracteriza, eles possuem uma mente também cinza e a empregam para que se siga produzindo um conhecimento que tem resultado em exclusão...

19 eles acreditam que nossa sociedade será mais “sustentável” quando os excluídos, que estão na Economia Informal sejam “incluídos” na Economia Formal

20 Economia Formal (empresas) Economia Informal

21 e que o único agente técnico-produtivo que opera a “mágica do desenvolvimento” à a empresa... e sua tecnociência...

22 EMPRESA Inovação conhecimento cidadãos impactos positivos instituições públicas (sociedade)

23 Se a empresa for inovadora e competitiva, gera empregos bem pagos, produtos melhores e mais baratos. Se a empresa for inovadora e competitiva, gera empregos bem pagos, produtos melhores e mais baratos. O empresário obtém mais lucro, investe mais, os trabalhadores ganham mais e os consumidores, ficam mais bem servidos Enfim, há desenvolvimento econômico e social… Enfim, há desenvolvimento econômico e social… -

24 Estado EMPRESA P&D subsídios para P&D empresarial o modelo que idealizam os de coração e mente cinza é o de que o Estado deve financiar P&D nas empresas e, assim, promover desenvolvimento

25 Economia Informal Setor atrasado Baixa produtividade Economia Formal Setor moderno Elevada produtividade

26 Extensão: estender o resultado da pesquisa e da docência que é considerado neutro e portanto apto a satisfazer qualquer projeto político, à disposição dos mais pobres

27 a maioria dos que têm o coração vermelho, tem a mente cinza... provocação inicial

28 os corações-vermelhos- com-mente-cinza, que me atrevo a provocar, não são iguais: há dois tipos

29 BOA! agora já dá pra ir aterrissando a tecnociência é boa e verdadeira, mas se a sociedade usá-la sem ÉTICA, para o mal, o problema não é meu... TIPO 1

30 A ÉTICA RESOLVE

31 ética

32 produzida em busca da verdade e da eficiência e submetida ao controle externo e a posteriori da ÉTICA, a tecnociência pode ser usada para satisfazer infinitas necessidades da “sociedade”

33 Como a tecnociência é boa, verdadeira e universal, temos que emular o que fazem os países líderes na pesquisa e na formação de recursos humanos. E, como a miséria a só uma questão de falta de ética, temos que nos concentrar nas “áreas de ponta”

34 BOA! agora já dá pra ir aterrissando “sociedade”, “ética” que nada! só a REVOLUÇÃO e o socialismo resolvem!! TIPO 2

35 ÉTICA?? SÓ A REVOLUÇÃO RESOLVE

36 “NO” capitalismo, a tecnociência serve para elevar a “eficiência” dos trabalhadores passível de ser apropriada pelos proprietários dos meios de produção, como lucro

37 - mas, como “as forças produtivas” se desenvolvem linear e inexoravelmente... - sua sucessiva tensão com as relações sociais de produção (escravistas, feudais, capitalistas, socialistas) levará ao modo de produção comunista

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39 o “Lenin-pan” e o “Capital gancho”

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41 “REVOLUÇÃO”

42 socialismo

43 Como a tecnociência que hoje oprime a classe trabalhadora é neutra, amanhã, com a revolução, poderá ser apropriada por ela e USADA para construir o socialismo.

44 Estamos, como militantes, trabalhando pela Revolução e o socialismo. Mas enquanto ela não vem, prduzir C&T de “qualidade”. Vamos fazer o que querem os cientistas. Afinal, eles é que sabem de tecnociência...

45 Extensão

46 social universitária

47 Extensão: estender o resultado da pesquisa e da docência que é considerado neutro e portanto apto a satisfazer qualquer projeto político, à disposição dos mais pobres

48 Extensão: estender o resultado da pesquisa e da docência que é considerado neutro e portanto apto a satisfazer qualquer projeto político, à disposição dos mais pobres

49 Intenção : conscientes de que a tecnociência não é neutra, querem fazer pesquisa e “do/ecência” com a intenção de servir ao projeto político dos mais pobres, de modo dialógico e participativo; a Extensão Popular responde as suas perguntas

50 Extensão Intenção

51 com a concorrência intercapitalista teremos produtos melhores e mais baratos...

52 WindowsApple

53 Quantos carregadores de computador e celular, com mesma voltagem e amperagem de saída e entrada, há em sua casa?

54 planejada, deterioração programada exacerbado obsolescência planejada, deterioração programada e consumismo exacerbado

55 Economia Informal Setor atrasado Baixa produtividade Economia Formal Setor moderno Elevada produtividade

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58 VETORES DE INDUÇÃO DE DEMANDA POR BENS E SERVIÇOS DETERIORAÇÃO PROGRAMADA OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA CONSUMISMO EXACERBADO VALORES E INTERESSES CAPITALISTAS

59 Extensão In-tensão Intenção

60 In-tensão : conscientes da obviedade de que nem todos os colegas querem fazer o mesmo, tensionar a prática universitária, disputar a hegemonia com os cientificistas-produtivistas- inovacionistas, e fazer com que a Extensão assuma o papel que a sociedade espera dela

61 A UNIVERSIDADE DISTÓPICA CIENTIFICISMO PRODUTIVISMO INOVACIONISMO DINÂMICA TECNOCIENTÍFICA -

62 Mito da Neutralidade da Tecnociência

63 social universitária tecnocientífica

64 VETORES DE INDUÇÃO DE DEMANDA POR BENS E SERVIÇOS DETERIORAÇÃO PROGRAMADA OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA CONSUMISMO EXACERBADO VALORES E INTERESSES CAPITALISTAS

65 a Extensão deve olhar os problemas de quem a financia e: - explicar a eles como os interpreta - “trazê-los” para dentro da universidade - transformá-los em projetos de D&P transdisciplinares e participativos passíveis de financiamento público

66 A UNIVERSIDADE UTÓPICA MOVIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E TECNOLOGIA SOCIAL EXTENSÃO ENSINO CTS ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA -

67 A UNIVERSIDADE UTÓPICA MOVIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E TECNOLOGIA SOCIAL EXTENSÃO ENSINO CTS ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA -

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69 A TS é a plataforma cognitiva de lançamento da Economia Solidária

70 os formados para atuar em empresas privadas e para desenvolver conhecimentos tecnocientíficos a elas funcionais que o inovacionismo privilegia não são adequados para gerar conhecimentos para a inclusão social

71 o cenário do inovacionismo, com seu cientificismo e produtivismo inibe a geração desses profissionais

72 as instituições de ensino e pesquisa engajadas na lógica do cientificismo + produtivismo são incapazes de gerar TS

73 quando se pede a um engenheiro que projete uma tecnologia, ele vai fazê-lo com as ferramentas que conhece; de acordo com o marco analítico- conceitual de que dispõe.

74 O que cai fora desse marco. De sua “planilha de cálculo” não tem solução...

75 Você sabe projetar uma tecnologia que não desempregue, polua ou seja intensiva em capital e mão-de-obra “qualificada”? E que seja autogestionária e não condene o trabalhador a 30 anos de trabalho alienado? sociólogo engenheiro

76 Conceitos, critérios, relações, modelos, fatos estilizados, algoritmos, variáveis e parâmetros terão que ser especialmente concebidos para ir tornando a “planilha de cálculo” dos engenheiros flexível, permeável e coerente com os valores e interesses da ES e da TS

77 E você? Sabe como fazer que as políticas sociais incorporem conhecimento tecnológico? Como estimular a universidade a fazer pesquisa para os movimentos sociais? E como criar os mecanismos institucionais para isso? sociólogo engenheiro

78 ... há que introduzir na “planilha” variáveis alternativas à geração de desemprego, da degradação ambiental, da deterioração programada, da obsolescência planejada, do consumismo exacerbado, do controle predatório da mão-de-obra, etc.

79 e é através da Extensão que vamos introduzir variáveis técnico- econômicas diferentes... esta é a “planilha de cálculo” que lhe ensinaram e com a qual está acostumado a trabalhar...

80 Extensão In-tensão Intenção Rejeição do Mito da Neutralidade Disputa de hegemonia


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