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INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 Economia vem do grego = oikos (casa) + nomos (norma, lei) = administração da casa, ou pode ser generalizada como ADMINISTRAÇÃO.

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1 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 Economia vem do grego = oikos (casa) + nomos (norma, lei) = administração da casa, ou pode ser generalizada como ADMINISTRAÇÃO DA COISA PÚBLICA; ECONOMIA pode ser definida como a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos ESCASSOS, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí- los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de SATISFAZER ÀS NECESSIDADES HUMANAS; Assim, trata-se de uma ciência social, já que objetiva atender às necessidades humanas. Contudo, depende de restrições físicas, provocadas pela escassez de recursos produtivos ou fatores de produção (mão-de-obra, capital, terra, matérias-primas); Pode-se dizer que o OBJETO DE ESTUDO DA CIÊNCIA ECONÔMICA é a questão da escassez, ou seja, como ECONOMIZAR RECURSOS.

2 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 A ESCASSEZ surge em virtude das necessidades humanas ILIMITADAS e da restrição física de recursos; Afinal, o crescimento populacional renova as necessidades básicas;o contínuo desejo de elevação do padrão de vida (necessidade social => melhoria de status) e a evolução tecnológica fazem com que surjam NOVAS necessidades (computadores, freezer,...); Nenhum país, mesmo os mais ricos, são auto-suficientes, em termos de disponibilidade de recursos produtivos, para satisfazer a todas as necessidades da população; Se não houvesse escassez de recursos, ou seja se todos os bens fossem abundantes, não haveria necessidade de estudarmos questões como inflação, concentração de renda, desemprego, balanço de pagamentos, crescimento econômico; Esses problemas provavelmente não existiriam.

3 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 A questão da escassez e os problemas econômicos fundamentais; Todas as sociedades, qualquer que seja seu tipo de organização econômica ou regime político, são obrigados a fazer ESCOLHAS (OPÇÕES) entre alternativas, uma vez que os recursos não são abundantes; Elas são obrigadas a fazer escolhas sobre O QUE E QUANTO, COMO E PARA QUEM produzir;

4 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 A questão da escassez e os problemas econômicos fundamentais; O QUE E QUANTO produzir: a sociedade deve decidir se produz mais bens de consumo ou bens de capital, ou como num exemplo clássico: quer produzir mais canhões ou mais manteiga? Em que quantidade? Os recursos devem ser dirigidos para a produção de mais bens de consumo, ou bens de capital?; COMO produzir: trata-se de uma questão de eficiência produtiva: serão utilizados métodos de produção capital intensivo?ou mão-de- obra intensivos? Ou terra intensivos? Isso depende da disponibilidade de recursos de cada país.; PARA QUEM produzir: a sociedade deve decidir quais os setores que serão beneficiados na distribuição do produto: trabalhadores, capitalistas ou proprietários de terra? Agricultura ou indústria? Mercado interno ou mercado externo? Região sul ou norte? Ou seja, trata-se de decidir como será distribuída a renda gerada pela atividade econômica;

5 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 A questão da escassez e os problemas econômicos fundamentais; RESUMINDO:

6 Escassez: problema econômico central de qualquer sociedade Necessidades humanas ilimitadaso que e quanto produzir X escassez escolhacomo produzir Recursos produtivospara quem produzir escassos

7 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 A questão da organização econômica – sistemas econômicos: Como a sociedade resolve os problemas econômicos fundamentais: o que e quanto, como e para quem produzir? A resposta depende da forma de organização econômica; Existem duas formas principais de organização econômica: a) economia de mercado ( ou descentralizada, tipo capitalista); b) economia planificada (ou centralizada, tipo socialista)

8 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 Curva (ou fronteira) de possibilidade de produção – o conceito de custos de oportunidade: Para ilustrar a questão da escassez de recursos, e as alternativas que as sociedades dispõem para resolver seus problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir), a teoria apresenta dois importantes conceitos: curva de possibilidades de produção e custos de oportunidades (desenhar a curva)

9 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 Curva (ou fronteira) de possibilidade de produção – o conceito de custos de oportunidade: O custo de oportunidade também é chamado de custo alternativo ou custo implícito (pois não implica dispêndio monetário); Mediante esse conceito, com ampla aplicação na teoria econômica, procura-se mostrar que, dada a escassez de recursos, tudo tem um custo em economia, mesmo não envolvendo dispêndio financeiro, como falava Milton Friedman NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS.

10 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 Curva (ou fronteira) de possibilidade de produção – o conceito de custos de oportunidade: Esse conceito é válido considerando a curva de possibilidades de produção, EM PLENO EMPREGO; Para pontos INTERNOS à CPP os recursos não são em pleno emprego,e, neste caso, o custo de oportunidade é ZERO, pois não é necessário o sacrifício de recursos produtivos para aumentar a produção de um bem, ou mesmo dos dois bens; Assim, explicar no gráfico, a sociedade pode passar do ponto X para o ponto Y, aumentando a produção de ambos, já que havia RECURSOS OCIOSOS.

11 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 O formato da curva CPP O que justifica o formato da curva de possibilidades de produção, isto é, por que a CPP é decrescente e côncava em relação à origem? Ela é decrescente em virtude do sacrifício que tem de ser feito ao optar-se pela produção de um bem quando os recursos estão plenamente empregados (o aumento da produção de um bem implica a queda da produção do outro, em cima da CPP); E a CPP é côncava em relação à origem em virtude da chamada LEI DOS CUSTOS CRESCENTES, para atrair trabalhadores que estão empregados no setor de manteiga e deslocá-los para canhões, deverão ser oferecidos salários maiores, e vice-versa;

12 Fronteira de possibilidades de produção Alcançável Refrigerante (milhões de garrafas por mês) Não alcançável Fitas (milhões por mês) 012345012345 5 10 15 z a b d c f e

13 e a b d c Crescentes custos de oportunidade de fitas... Custo de Oportunidade e Custo Marginal Refrigerante (milhões de garrafas por mês) Fitas (milhões por mês) 012345012345 5 10 15 f

14 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 O formato da curva CPP Portanto, os custos serão gradativamente crescentes; Os primeiros trabalhadores transferidos, menos especializados e qualificados, não trarão grandes acréscimos nos custos, mas à medida que forem se transferindo mais trabalhadores, estes serão cada vez mais qualificados, e evidentemente exigirão salários maiores; No gráfico (feito em classe), supondo acréscimos iguais na produção de manteiga (2.000 toneladas de cada vez), observa-se que o sacrifício da produção de canhões é cada vez maior, o que torna a CPP côncava.

15 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 Mudanças na CPP A CPP é um conceito estático (refere-se aos recursos disponíveis em dado momento do tempo); Evidentemente, se houver aumento na disponibilidade de recursos produtivos, ou desenvolvimento tecnológico (métodos que levem à melhoria na eficiência dos recursos já existentes), a curva desloca-se para a direita (mostrar curva); Se, por exemplo, ocorrer uma melhoria tecnológica apenas na produção de manteiga teremos um deslocamento da curva, visto que se irá produzir cada vez mais manteiga, relativamente a canhões, em cada ponto da curva (mostrar a curva).

16 Sistema Econômico É um sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade –sistema de concorrência pura: milhares de produtores e milhões de consumidores, resolvem questões econômicas fundamentais, sem a necessidade de intervenção do Estado na atividade econômica –sistema de mercado misto: atua buscando eliminar distorções alocativas e distributivas, promovendo a melhoria do padrão de vida da coletividade, através de: atuação sobre a formação de preços, complemento da iniciativa privada, fornecimento de serviços públicos, fornecimento de bens públicos, compra de bens e serviços do setor privado –sistema de economia centralizada: a forma de resolver os problemas econômicos fundamentais é decidida por uma agência ou Órgão Central de Planejamento, não pelo mercado. A propriedade dos recursos (meios de produção), são do Estado, os meios de sobrevivência são dos indivíduos

17 Os Problemas Econômicos Fundamentais O quê produzir? –decidido pelos votos, desejo dos consumidores Quanto produzir? –determinado pelo encontro da oferta e demanda de mercado Como produzir? –resolvido no âmbito das empresas (eficiência produtiva) Para quem produzir? –decidido no mercado de fatores de produção, através do encontro da demanda e oferta dos serviços dos fatores de produção Onde são produzidos os bens ou serviços? –é melhor produzir em São Paulo, Goiás, Manaus?

18 Fluxo circular da renda: fluxos reais e monetários da economia Oferta de bens e serviços Oferta de serviços dos fatores de produção Famílias Mercado de bens e serviços Empresas Mercado de fatores de produção Oferta de bens e serviços Oferta de serviços dos fatores de produção Como produzir Para quem produzir O quê e quanto produzir Fluxo real Fluxo monetário

19 Elementos Básicos de um Sistema Econômico Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra,as reservas naturais (e a tecnologia) Complexo de unidades de produção: empresas Instituições públicas, jurídicas, econômicas e sociais: são a base de organização da sociedade Sistema de governo: capitalista, ou economia de mercado: regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção; socialista, ou economia centralizada (ou planificada)

20 Mercados Competitivos versus Mercados Não- competitivos Mercados Competitivos –devido ao grande número de compradores e vendedores, nenhum comprador ou vendedor pode, individualmente, influenciar o preço de um produto. –ex.: Maioria dos mercados agrícolas Mercados Não-competitivos –mercados onde os produtores podem, individualmente, influenciar o preço. –ex.: OPEP Preço de Mercado –mercados competitivos estabelecem um único preço –mercados não-competitivos podem estabelecer vários preços para o mesmo produto

21 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 DIVISÃO DO ESTUDO ECONÔMICO: MICROECONOMIA => estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços e quantidades em mercados específicos; MACROECONOMIA => estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados, com PIB, consumo nacional, investimento agregado, exportação, nível geral dos preços etc., com o objetivo de delinear uma política econômica. Tem um enfoque conjuntural, isto é, preocupa-se com a resolução de questões como inflação e desemprego, a curto prazo.

22 INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 DIVISÃO DO ESTUDO ECONÔMICO: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: estuda modelos de desenvolvimento que levem à elevação do padrão de vida (bem-estar) da coletividade. Trata de questões estruturais, de longo prazo (crescimento da renda per capita, distribuição de renda, evolução tecnológica. ECONOMIA INTERNACIONAL: estuda as relações de troca entre países (transações de bens e serviços e transações monetárias). Trata da determinação da taxa de câmbio, do comércio exterior e das relações financeiras internacionais.


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