CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005.

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CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005

BLATTMANN, Ursula et al. O mau uso da internet em bibliotecas: um enfoque educacional. In:BLATTMANN, Ursula; FRAGOSO; Graça Maria (orgs.) O zapear a informação em bibliotecas e na internet. Belo Horizonte: Autêntica, cap. 6, p

Zapear: termo orginário do verbo alemão Zapfen – representa achar, retirar e transportar determinadas coisas significativas, que podem ser desde objetos concretos a outros elementos abstratos como a informação.

Internet analisada sob diferentes aspectos: Como desenvolvimento histórico, sua importância na velocidade de transmissão e comunicação de dados; Pelos seus impactos na educação e economia; Por projetos delineados em novas perspectivas, suas causas e consequências.

Uso da Internet na Educação De divulgação; De pesquisa; De apoio ao ensino; De comunicação.

Internet provoca: Dispersão e cria-se dificuldade em escolher o que é significativo; Altera a maneira de estabelecer relações entre as pessoas; Questionamentos no que se refere à qualidade e à quantidade de informação acessível.

O papel do Bibliotecário Infra-estrutura; Trabalho interdisciplinar; Recursos disponíveis; Desenvolvimento de base de dados e nas ferramentas de busca.

Critérios para uso da Web Avaliação da qualidade de informação; Conhecer os mecanismos de busca; Etiquetas de comunicação; Ética.

Mau uso da internet Problemas com downloads; Mau uso do equipamento; Bate-papos; Spams; Vírus.

Dicas para facilitar o uso da Internet Conhecer (saber usar os recursos tecnológicos) Atualizar (busca constante de atualização, para que possa sentir, pensar, agir e reagir com segurança e tranqüilidade. Comunicar (visar a integração da humanidade). Zapear (ler, aprender, revelar e disseminar a informação, pois ao zapear estamos procurando, escolhendo, verificando, selecionando o melhor conteúdo na busca de informações, fazendo intercâmbios, apontando caminhos para as pessoas em todas as áreas do conhecimento.

Conclusão Hoje através desta grande rede de comunicação que é a internet, é possível estimular leituras críticas, seletivas e reflexivas, levando as pessoas a interagir com a máquina para um melhor desenvolvimento humano.