A recuperação da informação em recursos de informação online UDESC Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, 30 de outubro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ursula Blattmann Fortaleza, maio de 2011
Advertisements

Os Investigadores e o Open Access Apresentação para Investigadores e Docentes.
O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
Um novo paradigma para a Comunicação científica Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ 1º Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo Brasil.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Caminho para maior visibilidade da ciência regional Novembro, 2008 Gramado, RS V Workshop da ABEC H ÉLIO K URAMOTO.
Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO.
Universidade Federal De Santa Catarina
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
APRESENTAÇÃO GERAL Treinamento SEER - CENTRO-OESTE FERNANDA MORENO
Treinamento Pró-Multiplicar UFBA
Profa. Dra. Mônica de Campos Pinheiro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
Acesso Livre à Literatura Científica:
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
O IBICT e a Open Archives Initiative
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
Portal de Periódicos CAPES
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
Práticas da Gestão do Conhecimento e Ferramentas Computacionais aplicadas aos Processos da Comunicação Científica Domingos Bernardo Gomes Santos, Josemir.
BrasÍlia, DF Maio, 2006 AS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NA ERA DO ACESSO LIVRE.
Atuação do IBICT e os Open Archives
Biblioteca Virtual em Saúde:
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
Ursula Blattmann Florianópolis, agosto de 2008
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ACESSO LIVRE AOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS: possibilidades e limitações CLÁUDIA REGINA ZILIOTTO BOMFÁ URSULA BLATTMANN JOÃO ERNESTO E. CASTRO.
Universidade Federal de Santa Catarina
URSULA BLATTMANN Universidade Federal de Santa Catarina
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
Web 2.0 em bibliotecas Goethe-Institut Porto Alegre FABICO- UFRGS Ursula Blattmann Porto Alegre, 12 de março de 2009.
Portal de Periódicos UFSC Ursula Blattmann Florianópolis, 6 de maio de 2008.
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
EBSCO workshop Portal Capes – www. periodicos. capes. gov. br www
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, novembro de 2003 American Institute of Physics Online Journal Publishing Service.
Revista ACB : Revista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina Ursula Blattmann.
Acesso e organização da informação: Publicações Eletrônicas
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Publicação científica e arquivos abertos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN 5329 – AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS José Luciano Lourdes.
SciELO. A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis.
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Portal das Revistas Científicas em Ciências da Saúde
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Fluxos de produção de periódicos Francine Curivil SciELO Brasil
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
Acesso Livre à Informação Um modelo sustentável Seminário sobre Conteúdos Digitais na Internet.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Setembro, 2014 Belo Horizonte, MG Hélio Kuramoto x Dependência Científica ?!
01 de agosto de 2011 Curso de ACESSO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE.
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
@ 2006 Sueli Mara Ferreira 1 Uma Experiência de Livre acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos Sueli Mara.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Arquivos abertos e a democratização da informação científica Florianópolis, SC Maio, 2006 Simpósio Comunicação Científica: desafios da inclusão digital.
Transcrição da apresentação:

A recuperação da informação em recursos de informação online UDESC Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, 30 de outubro de 2008

Pesquisa e o acesso aberto Stevan Harnard Acesso Aberto maximiza a visibilidade da pesquisa uso da pesquisa compreensão da pesquisa aplicação da pesquisa impacto da pesquisa produtividade da pesquisa progresso da pesquisa financiamento da pesquisa viabilidade da pesquisa Por maximizar a acessibilidade da pesquisa

Rotas Verde Auto-arquivamento (Green OA Self-Archiving): Autores arquivam pessoalmente (self-archive) seus artigos publicados em periódicos avaliados pelos pares. Dourada publicação (Gold OA Publishing): autores publicam em um dos cerca 3000 OA periódicos (alguns com custos respaldado por instituições, outros cobram do autor/publicação institutional) Está nas mãos da comunidade publicadora e não na comunidade universitária. A rota verde de Acesso Aberto pode ou não conduzir a rota dourada, certamente conduzirá aos Arquivos Abertos Stevan Harnard

Possibilidades A rota dourada é direcionada aos publicadores converter todos os periódicos em Open Access journals. A rota verde é direcionada aos pesquisadores depositarem todas seus artigos publicados em periódicos em repositórios de sua instituição Open Access Repository.

Acesso aberto e livre Acesso aberto para que? ESSENCIAL: Para todos os 2.5 milhões de artigos de pesquisa publicados anualmente Acesso aos periódicos avaliados pelos pares em todas as disciplinas técnicas e científicas disciplinas na aldeia global Apenas 15% da publicação anual é disponibilizada e acessível gratuitamente na web espontaneamente

Iniciativa OAI Pesquisa acessível gratuitamente na web possui um impacto superior de 25% a 250%. A interoperabilidade dos repositórios utiliza o OAI-PMH. O protocolo OAI é a definição de um quadro de metadados, possibilita estabelecer um alto nível de interoperabilidade entre os repositórios digitais. A partir da criação do Open Archives Initiative (OAI) e, conseqüentemente, do modelo Open Archives, diversos pacotes de software foram desenvolvidos com a adoção desse modelo.

O que está acontecendo? Necessidade de outras competências, habilidades e atitudes no fluxo da informação: saber localizar a informação em fontes e recursos de informação, estabelecer procedimentos de busca e uso da informação, apreender a gerenciar o auto-arquivamento, adotar padrões para fortalecer a interoperabilidade na aldeia global.

Entender...

...acessar e organizar a informação!

Recursos disponíveis BVBCI BN INEP IBICT Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações SCIELO DOAJ OAISTER Catálogo Virtual de Karlsruher - KVK - Karlsruhe Virtueler Katalog URL:

Form.do

Instituições como Fontes de Informação

486 Bibliotecas cooperantes Títulos totalmente online disponíveis texto na íntegra

580?sortId=19

Tendências Preservação da memória: concluir o processo de migração das revistas: configuração personalizada, metadados, formatação dos arquivos em PDF/A, protocolo OAI-PMH. Organização das publicações periódicas online Disseminação da produção da UFSC Recuperação da informação: indexação (PKP, Google Scholar; Redalyc), diretórios e repositórios nacionais e internacionais (OASIS.BR, DOAJ, Scientific Commons), portais de acesso livre (Portal de Periódicos Capes) Visibilidade: PKP, Portal SEER, OASIS.BR, Portal Periódicos Capes, Acesso Livre, Google, E-ZEIT, DOAJ...

Web 2.0 nos estudos... Blogs Wikis Wikipédia RSS YouTube... e você ?

Referências BLATTMANN, Ursula ; BOMFÁ, Cláudia Regina Ziliotto. Gestão de conteúdos em bibliotecas digitais: acesso aberto de periódicos científicos eletrônicos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 2, n.1. p , CANESSA, Enrique; ZENNARO, Marco. Science dissemination using Open Access: A compendium of selected literature on Open Access. ICTP - The Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics p. ISBN Disponível em : BRODY et al. Incentivizing the Open Access Research Web: Publication-, Data- Archiving and Scientometrics. CTWatch Quarterly v.3, n.3, Disponível em: E-PRINTS. Open access. FERREIRA, Sueli Mara S.P Critérios de qualidade de revistas científicas.2007 GIANNASI-KAIMEN, Maria Julia; CARELLI, Ana Esmeralda (orgs.) Recursos informacionais para compartilhamento da informação: redesenhando acesso, disponibilidade e uso. Rio de Janeiro : e-papers, p. HARNAD, Stevan. Mandates and Metrics: How Open Repositories Enable Universities to Manage, Measure and Maximise their Research Assets. JOHN, Nancy R.; VALAUSKAS, Edward J. Trying the Gold Road on a Shoestring Budget: Open Access Publishing with PKP's Open Journal System. Disponível em:. RODRÍGUEZ MARTÍNEZ, Ramón B. Scientific Journals and Electronic Publishing: Revistas-CSIC, a case study. University of Macedônia, Disponível em:

Zapear é preciso! Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina