FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

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Transcrição da apresentação:

FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE PORCENTAGEM: EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DOS PROCESSOS REGULADORES GERAIS DA TEORIA DE ROBBIE CASE Aluna: FABIANE FISCHER FIGUEIREDO Orientadora: Drª. SILVIA MARIA DE AGUIAR ISAIA Link para dissertação (PDF): http://sites.unifra.br/Portals/13/CD_Recursos2008/dissertacao_fabiane.pdf

CENÁRIO E SUJEITOS Uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola Municipal, com 26 alunos, com idade de 10 a 14 anos. As atividade ocorreram em 7 sessões.

Fotos do ambiente de aplicação

Sessão 1 A primeira sessão ocorreu em dois momentos: 1º momento: pesquisa quanto aos conhecimen -tos prévios sobre porcentagem; 2º momento: análise das respostas e introdução do trabalho com porcentagem por meio da resolução de problemas, envolvendo a malha quadriculada.

Sessão 1 A primeira sessão ocorreu em dois momentos: 1º momento

Sessão 1 A primeira sessão ocorreu em dois momentos: 1º momento Pesquisa quanto aos conhecimentos prévios sobre porcentagem. 2º momento

Sessão 1 A primeira sessão ocorreu em dois momentos: 1º momento Pesquisa quanto aos conhecimentos prévios sobre porcentagem. Análise das respostas e introdução do trabalho com porcentagem por meio da resolução de problemas, envolvendo a malha quadriculada. 2º momento

1º momento Pesquisa quanto aos conhecimentos prévios sobre a noção de porcentagem: O que é porcentagem? Para que serve? Você já fez uso da porcentagem alguma vez em sua vida?Quando? Onde? Por quê? Onde podemos usar a porcentagem? Supondo que você ficasse sabendo da seguinte informação: “Na Vila Frantz há 51% de indivíduos homens e 49% de mulheres”; o que entenderia por isso? Descreva um exemplo de uso da porcentagem no dia-a-dia.

ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DOS ALUNOS buscaram em seus esquemas mentais informações quanto a situações vivenciadas no dia-a-dia e/ou que observaram suas famílias utilizarem; interagiram entre si e com o professor, o que lhes permitiu usar seus conhecimentos prévios , trocar idéias e informações; fizeram uso de conhecimentos e estratégias utilizadas por outros ( professor, colegas, familiares) para resolver as questões apresentadas

Representação percentual por meio da malha quadriculada: 2º momento Representação percentual por meio da malha quadriculada: PORCENTAGEM %

PORCENTAGEM 1º Problema Considere o quadro abaixo: Qual o número de quadrinhos na figura? Pinte o percentual que representa o total de alunos da turma 51 Que outra(s) maneira(s) podemos representar os quadrinhos pintados em relação ao total de quadrinhos do quadrado?

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

2º Problema Represente na figura a seguir a seguinte situação: Para um jogo realizado na escola, foi convocada a metade dos alunos que constitui a turma 51. Qual é o percentual que representa os alunos convocados para o jogo?

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

3º Problema Quantas turmas de 5ª a 8ª série há na escola? Represente na figura o percentual da turma 51 em relação ao total de turmas de 5ª a 8ª série que há na escola:

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

4º Problema Agora represente o percentual das turmas de 5ª série da escola em relação ao total de turmas de 5ª a 8ª série:

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE DUAS DUPLAS DE ALUNOS

1º dupla

2º dupla

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE DUAS DUPLAS DE ALUNOS

Sessão 2 RS _ Brasil Resolução de problemas envolvendo a noção de porcentagem e recortes de um panfleto de propaganda da Loja Lebes, freqüentada pelos alunos e suas famílias. Porto Alegre Pantano Grande

RS _ Brasil A escolha do panfleto se deu pelo fato de que mencionava em seu conteúdo o desconto de 20% em vestuários de moletom. Porto Alegre Pantano Grande

Vestuário Adulto Vestuário Infantil Banho Calçados Problema 1 De acordo com essas propagandas, responda: Quantos produtos há no panfleto? Classifique os produtos do panfleto, colocando em cada caixa a quantidade respectiva: Vestuário Adulto Vestuário Infantil Banho Calçados

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

Problema 2 Determine a porcentagem que representa o número de produtos que foram classificados: ITENS % Vestuário Adulto Vestuário Infantil Calçados Banho

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS Fazer 2 slides RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE DUPLA DE ALUNOSUMA

Problema 3 Verifique que produtos fazem parte da promoção e preencha a seguinte tabela: PRODUTO PREÇO PREÇO COM DESCONTO

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS PROBLEMA 3

Sessão 3 Resolução de problemas envolvendo o cálculo de porcentagem, informações de um texto jornalístico, entrevistas entre os alunos quanto a existência de problemas de saúde semelhantes aos apresentados no texto jornalístico e cuidados com a saúde. Também, organizaram essas informações em gráficos de barras.

Problemas cardíacos na família Vamos analisar o seguinte texto jornalístico? Problemas de saúde em jovens escolares Problemas encontrados Total da amostra Em % 336 Hipertensão 34,8 Obesidade 27,3 Sedentarismo 19,3 Fatores de risco* 56,2 Problemas cardíacos na família 16 50% Meninos 50% Meninas *Fatores de risco principais e (potencialmente)reversíveis: tabagismo, taxa de colesterol alta, hipertensão e sedentarismo. Fatores de riscos contribuintes: diabetes, obesidade, alimentação e estresse e história familiar (pais, avós e bisavós) FONTE: Folha de S.Paulo, 19/07/99

b) Quantos jovens escolares possuem: Quantos meninos foram entrevistados? E quantas meninas? b) Quantos jovens escolares possuem: Hipertensão? Obesidade? Sedentarismo? Fatores de risco? Problemas cardíacos em família c) Na turma 51 há alunos que possuem esses problemas de saúde? Quais são esses problemas de saúde? Quantos alunos são? Que percentual representa esses alunos, em relação ao total de alunos da turma?

RESOLUÇÃO DA LETRA (A) POR UMA DUPLA DE ALUNOS

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

RESOLUÇÃO DA LETRA (B) POR UMA DUPLA DE ALUNOS

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

RESOLUÇÃO DA LETRA (C) PELOS ALUNOS Professora precisou conduzir a interpretação oral com todos os alunos da turma, para que empregassem no processo de resolução as informações que cada um dos alunos que trouxeram como tema de casa. As maiores dificuldades apresentadas foram na última pergunta, porque a maioria dos alunos não conseguiu interpretar a pergunta e compreender que se tratava de um problema a ser resolvido por eles;

Professora precisou interagir com cada dupla e o trio para verificar quais dificuldades de interpretação cada um teve e para fazê-los pensar sobre a resolução do problema 2 da Sessão 2, que contribuiria na busca dessa solução, já que ambos os processos de resolução eram semelhantes; Após as explicações, os alunos logo se lembraram do modo como resolveram o problema 2 da sessão anterior, e conseguiram solucionar ao questão.

Problema 2 e 3 2. Como está a saúde da turma? Por quê? 3. O que precisamos fazer para termos uma boa saúde?

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

Problema 4 4. Vamos preencher cada tabela que consta a seguir, de acordo com informações adquiridas na turma 51 . PRÁTICA DE ESPORTES ALIMENTAÇÃO PARA INVENTAR: Classificação Nº. de alunos % Praticantes Não praticantes Classificação Nº. de alunos % Comem verduras Comem legumes Classificação Nº. de alunos %

ENTREVISTAS INVENTADAS PELOS ALUNOS Tabela 1 Entrevista realizada na turma 51 pelas alunas Luciane e Marcela, sobre a preferência dos alunos quanto aos esportes caminhar e correr Classificação Nº. de alunos % Caminhar 23 91,36 Correr Tabela 2 Entrevista realizada na turma 51 pelas alunas Sofia e Rita, sobre a preferência ou não de comer frutas Classificação Nº. de alunos % Gosta 24 92,16 Não gosta 1 3,84 Tabela 3 Entrevista realizada na turma 51 pelas alunas Beatriz e Mara, quanto à preferência ou não de estudar Classificação Nº. de alunos % Estuda 13 50 Não estuda

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DOS ALUNOS

Problema 5 Problemas de saúde em jovens escolares 5. A partir das informações obtidas no problema 4, vamos construir os gráficos representativos das três situações, ou seja, vamos tentar imitar o que foi feito no texto jornalístico. Problemas de saúde em jovens escolares

RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

Resolução de problemas envolvendo a porcentagem a partir de um texto informativo, de entrevistas e de gráficos referentes a importância da água para o corpo humano e para a saúde. Sessão 4

Fontes consultadas na elaboração desse texto: A ÁGUA E O CORPO HUMANO A água é a substância mais comum e mais importante no Planeta Terra. Sem água não poderia existir vida, pois todo ser vivo consiste principalmente deste elemento. O nosso corpo é composto basicamente de água. Esse líquido precioso está nas células, nos vasos sangüíneos e nos tecidos de sustentação. Nossas funções orgânicas necessitam da água para o seu bom funcionamento. A água hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia, entre inúmeras outras utilidades. Em média, o corpo humano tem aproximadamente 70% de água. Por isso, o ser humano precisa consumir em média de 2,5 litros de água por dia, para assim repor a quantidade que perde em atividades físicas e orgânicas. Fontes consultadas na elaboração desse texto: http://www.voxdei.org.br/corpohumano.htm http://www.webciencia.com/11_00menu.htm

Problema 1 Considerando as informações dadas, responda ao que é solicitado:

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

Problema 2 A professora Fabiane possui 59,5 kg de água em seu corpo. Qual é a massa da professora em kg, considerando que 70% do seu corpo humano é constituído de água

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

CONSUMO EM LITROS POR DIA Observe os dados que constam na TABELA 1: Será que o consumo de água pelos alunos da turma está sendo suficiente? CONSUMO EM LITROS POR DIA Nº. DE ALUNOS % Menos de 1 litro 1 litro 2 litros 2,5 litros ou mais TOTAL Represente num gráfico esse consumo de água pelos alunos da turma 51:

Resolução de uma dupla de alunos

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

Sessão 5 Produção, interpretação e resolução de problemas envolvendo a noção de porcentagem. %

RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS Eu fui em uma loja e vi uma calça linda, mas ela era muito cara, custava R$ 100,00, então pedi para o vendedor me dar 20% de desconto e ele me deu. Quanto eu paguei pela calça? (Taison, Samuel e Maria) Clique para conferir a resposta

RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS Eu fui em uma loja e vi uma calça linda, mas ela era muito cara, custava R$ 100,00, então pedi para o vendedor me dar 20% de desconto e ele me deu. Quanto eu paguei pela calça? (Taison, Samuel e Maria) Clique para conferir a resposta R$ 80,00.

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UM TRIO DE ALUNOS

RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS Maria foi à venda comprar 2 sacos de balas por R$ 2,00 cada saco. Ela recebeu o desconto de 5% em cada saco. Quanto foi pago? Resposta: Foi pago R$ 3,80. (Mateus, João e Lucas) Clique para conferir a resposta

RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS Maria foi à venda comprar 2 sacos de balas por R$ 2,00 cada saco. Ela recebeu o desconto de 5% em cada saco. Quanto foi pago? (Mateus, João e Lucas) Clique para conferir a resposta R$ 3,80 R$ 3,80

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UM TRIO DE ALUNOS

RESOLUÇÃO POR UM DUPLA DE ALUNOS Na turma 51, há 12 meninas e 14 meninos. Agora, represente esses números em forma de porcentagem. Resposta: Há 46,08% de meninas na turma. Há 53,76% de meninos na turma. (Sofia e Rita) Clique para conferir a resposta

RESOLUÇÃO POR UM DUPLA DE ALUNOS Na turma 51, há 12 meninas e 14 meninos. Agora, represente esses números em forma de porcentagem. Resposta: Há 46,08% de meninas na turma. Há 53,76% de meninos na turma. (Sofia e Rita) Clique para conferir a resposta R$ 53,76% meninos

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS Na Vila Nova há 100 habitantes, sendo que 50% deles foram para a Vila Frantz. Quantos foram para a Vila Frantz? Resposta: Foram para a Vila Frantz 50 pessoas. (Luciane e Marcela) Clique para conferir a resposta

RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS Na Vila Nova há 100 habitantes, sendo que 50% deles foram para a Vila Frantz. Quantos foram para a Vila Frantz? Resposta: Foram para a Vila Frantz 50 pessoas. (Luciane e Marcela) Clique para conferir a resposta Pantano Grande Foram para a Vila Frantz 50 pessoas.

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

ELABORAÇÃO DE UM PROBLEMA POR UMA DUPLA DE ALUNOS Na Loja Moda Fashion todos os produtos de inverno estão com 30% de desconto. Uma mulher comprou e pagou um conjunto de calça e jaqueta por R$ 96,00. Quanto seria o preço sem desconto? (Beatriz e Mara) Clique para conferir a resposta

ELABORAÇÃO DE UM PROBLEMA POR UMA DUPLA DE ALUNOS Na Loja Moda Fashion todos os produtos de inverno estão com 30% de desconto. Uma mulher comprou e pagou um conjunto de calça e jaqueta por R$ 96,00. Quanto seria o preço sem desconto? (Beatriz e Mara) Clique para conferir a resposta Sem o desconto seria:R$ 124,80

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

Sessão 6 Resolução de problemas ligados aos percentuais de impostos cobrados pelo governo sobre o preço de alguns produtos alimentícios, de higiene, de limpeza e de bebidas. Para isso, os alunos fizeram uso da calculadora, da pesquisa de preços feita por eles nos supermercados e mercados do município e da tabela com os percentuais de impostos cobrados sobre os produtos pesquisados por eles.

TABELA UTILIZADA PARA A PESQUISA DE PREÇOS REALIZADA PELOS ALUNOS EM SUPERMERCADOS OU MERCADOS Produtos Preço em R$ Alimentos Carne Bovina 5,98 Frango 4,48 Feijão 2,38 Arroz Açúcar 1 kg 1,38 Sal 0,58 Farinha de trigo 1,28 Macarrão Biscoito Óleo 1,98 Café 8,98 Margarina 0,89 Leite Longa Vida 0,98 Achocolatado 3,48 Chocolate 200g 2,98 Frutas Ovos Molho de Tomates 2,48 Ervilha 0,99 Milho verde Iogurte 1,48 Mat. Limp./Higiene Preço em R$ Amaciante 4,89 Água Sanitária 1,58 Saponáceo 2,70 Esponja de aço 1,78 Sabão em barra 0,98 Sabão em pó 6,99 Detergente 0,68 Desinfetante 2,58 Álcool 2,98 Sabonete 0,39 Shampoo 4,98 Condicionador 6,98 Desodorante 4,49 Papel higiênico Bebidas Refresco em pó 0,58 Refrigerante lata Água 1,5 litros 1,28 Suco Pronto 2,48

Problema 1 Observe a Tabela 1 no próximo slide e resolva: a) O que estão informando os dados da tabela? b) O que é carga tributária (imposto) e para que serve?

TABELA 1: Fonte: Sindi Gêneros - Vales do Rio Pardo e Taquari Produtos Preço em R$ % Tributos Preço Final Carga Tributária em R$ Preço sem Tributos Alimentos Carne Bovina 5,98 18,67% 1,12 4,86 Frango 4,48 18,00% 0,81 3,67 Feijão 2,38 32,75% 0,78 1,60 Arroz Açúcar 1 kg 1,38 40,50% 0,56 0,82 Sal 0,58 29,49% 0,17 0,41 Farinha de trigo 1,28 34,47% 0,44 0,84 Macarrão 35,20% 1,54 Biscoito 38,50% 0,92 1,46 Óleo 1,98 37,18% 0,74 1,24 Café 8,98 36,42% 3,27 5,71 Margarina 0,89 0,33 Leite Longa Vida 0,98 33,63% 0,65 Achocolatado 3,48 37,84% 1,32 2,16 Chocolate 200g 2,98 31,80% 0,95 2,03 Frutas 21,38% 0,30 1,08 Ovos 20,19% 0,48 1,90 Molho de Tomates 2,48 36,66% 0,91 1,57 Ervilha 0,99 35,86% 0,36 0,63 Milho verde 37,37% 0,80 Iogurte 1,48 42,00% Mat. Limp./Higiene Amaciante 4,89 43,16% 2,11 2,78 Água Sanitária 1,58 37,84% 0,60 0,98 Saponáceo 2,70 40,50% 1,09 1,61 Esponja de aço 1,78 43,50% 0,77 1,01 Sabão em barra 0,40 0,58 Sabão em pó 6,99 42,27% 2,95 4,04 Detergente 0,68 0,28 Desinfetante 2,58 1,60 Álcool 2,98 43,28% 1,29 1,69 Sabonete 0,39 42,00% 0,16 0,23 Shampoo 4,98 51,48% 2,56 2,42 Condicionador 6,98 47,63% 3,32 3,66 Desodorante 4,49 47,87% 2,15 2,34 Papel higiênico 37,28% 0,66 1,12 Bebidas Refresco em pó 38,32% 0,22 0,36 Refrigerante lata 47,00% 0,46 0,52 Água 1,5 litros 1,28 45,11% 0,70 Suco Pronto 2,48 36,99% 0,92 1,56 Fonte: Sindi Gêneros - Vales do Rio Pardo e Taquari

RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

Problema 2 Produtos Preços em R$ % Tributos Preço Final Carga Tributária em R$ Preço sem Tributos Alimentos Mat. Limp./Higiene Bebidas Com base nos preços pesquisados, a dupla ou o trio deve escolher: 8 tipos de alimentos de que mais gostem, 5 materiais de limpeza ou de higiene de que mais façam uso em seu dia-a-dia e 3 bebidas de que mais apreciem. Depois da escolha, a dupla deverá montar a TABELA 2, atualizando os dados

RESOLUÇÃO DE UM TRIO DE ALUNOS

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UM TRIO DE ALUNOS

Problema 3 A dupla ou trio deverá escolher um tipo de alimento, um material de limpeza ou de higiene e uma bebida que conste tanto na TABELA 1 como na TABELA 2, para, só então, completar: a) Alimento escolhido: Preço em R$ na tabela 1: Preço em R$ na tabela 2: Em que tabela esse alimento está mais caro? Diferença em R$: % que representa essa diferença:

Problema 3 b) Material de limpeza ou de higiene escolhido: Preço em R$ na tabela 1: Preço em R$ na tabela 2: Em que tabela esse material de limpeza ou de higiene está mais caro? Diferença em R$: % que representa essa diferença:

Problema 3 c) Bebida escolhida: Preço em R$ na tabela 1: Em que tabela essa bebida está mais cara? Diferença em R$: % que representa essa diferença:

RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Primeiro momento: O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Segundo momento: Terceiro momento: Quarto momento: Quinto momento:

O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Primeiro momento: O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: coleta de calçados, roupas e diversos produtos usados, que não fossem mais úteis às famílias dos alunos e que pudessem ser usados na Loja Sotero;

O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Segundo momento: O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: organização da sala de aula;

O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Terceiro momento: O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: resolução dos problemas propostos;

O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Quarto momento: O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: registro nos protocolos e nas entrevistas quanto ao modo como resolveram os problemas e como interagiram entre si, que dificuldades e facilidades encontraram nas resoluções, etc.;

O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Quinto momento: O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: verificação de erros nas notas fiscais preenchidas durante o desenrolar da atividade e o preenchimento de novas notas fiscais com dados e informações mais precisas.

Será que é possível pagar essas compras Problema 1 Com R$100,00 no bolso, compre na Loja Sotero os seguintes produtos: 1 calça infantil; 2 camisetas em tamanho infantil; 1 camiseta tamanho adulto; 1 par de calçados; 3 produtos diversos. Será que é possível pagar essas compras com R$100,00?

Valor Total sem Desconto Valor Total a Pagar em R$ PARA EXEMPLIFICAR, VEJAMOS A NOTA FISCAL PREENCHIDA PELO GRUPO DE 2 COMPRADORAS, 1 VENDEDORA E 1 OPERADORA DE CAIXA: Produto Preço Unitário Quantidade Valor Total sem Desconto Valor do desconto em R$ Valor Total a Pagar em R$ Total Desconto Troco 91,00 100,00 9,00

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DOS ALUNOS DA TURMA 51

Problema 2 Com R$150.00, é possível comprar mais de 10 produtos na LOJA SOTERO?

PARA EXEMPLIFICAR, VEJAMOS A NOTA FISCAL PREENCHIDA PELO GRUPO DE 2 COMPRADORES, 1 VENDEDOR E 1 OPERADORA DE CAIXA:

ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DOS ALUNOS

Fotos da atividade prática Loja Sotero

Loja Sotero

Fabiane

Até....