Revisão para o PRP/2chamada Geografia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Magreb, Saara e Vale Nilótico
Advertisements

Regionalização mundial e o conflito norte-sul
ÁFRICA Aula 50 - aspectos econômicos:
ÁFRICA.
África.
ÁFRICA: herança colonial
África do Sul.
A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO A NÍVEL MUNDIAL
ÁFRICA Localização.
Capítulo 17: ÁFRICA do norte
África Negra C.11 Página F 37.
África do Sul C.12 Página F46.
Descolonização da África e da Ásia
Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências
Recuperação Trimestral
Recuperação Anual de Geografia
ANGOLA - Ex colônia de Portugal
Prof. Jeferson C. de Souza
América Latina Professora Rosaine Lima
Movimentos Migratórios e Urbanização
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR AULAS 05 E 06 BRICS.
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR BRICS.
ÁFRICA Localização.
Prof. José Victor GayLussac
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica.
ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA
PROFESSOR: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
África.
Obstáculos ao desenvolvimento
Condições de vida na África
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
África – Condições de Vida
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
A ECONOMIA AFRICANA Prof.ª Vivian Q. Pretti -Geografia-
Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
África: Aspectos Naturais.
África - Unidade e Diversidade
AGRICULTURA E PECUÁRIA
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
A distribuição da população a nível mundial
África um continente explorado.
Revisão para trabalho de cartografia e África
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
América Platina.
GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.
AULA DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 2009 GEOGRAFIA 7ª SÉRIE.
Prof. José Victor Gaylussac
Conflitos Nacionais na África.
ÁFRICA.
Evolução da População Mundial
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A dança das fronteiras África – Características Gerais
ÁFRICA Características Gerais.
Revisão Cap. 41 e 42.
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
ÁFRICA um continente de muitas riquezas
África: população, regionalização e economia
Desigualdade e Globalização;
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
ÁFRICA ASPECTOS SOCIAIS
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
Unidade 2 – Capítulo 6 pág. 87 a 93 ÁFRICA SUBSAARIANA  Prof.º Fylipe alves.
Transcrição da apresentação:

Revisão para o PRP/2chamada Geografia Instituto GayLussac Prof. José Victor 8 ano

Congresso de Berlim e descolonização africana Congresso, do século XIX, que designou a partilha do continente africano entre os países europeus. A partir da década de 1960, o continente africano passou por um processo de descolonização, isto é, de independência política formal que desacompanhada da respectiva independência econômica e financeira não conseguiu alterar de forma efetiva as precárias condições de vida da população. Problemas derivados do colonialismo: - Conflitos tribais; - Instabilidade política; - Subdesenvolvimento por falta de investimentos.

Pobreza e Fome Pobreza As conjunturas climáticas e/ou políticas adversas são responsáveis pela miséria de enorme parcela da população. Fome Motivos da ocorrência da fome Disputas tribais. Produção agrícola voltada para exportação. Instabilidade política. Falta de investimentos externos

Migração e conflitos Migrações forçadas devido aos conflitos étnicos. Exemplos: Somália e Sudão Conflitos Razões para os conflitos internos na África: a existência de importantes reservas minerais gerando a cobiça de grupos nacionais e estrangeiros; a fragilidade das economias africanas com sucessivas crises de abastecimento; as rivalidades políticas agravadas pela interferência externa; os conflitos étnicos e religiosos; a herança colonial que estabeleceu as bases territoriais dos países africanos, sem propiciar a formação de uma unidade nacional.

Aids e a instabilidade política Ocorre devido à falta de assistência médica sistemática e à ausência de infraestrutura educacional Instabilidade Política Ocorre devido ao grande número de tribos no continente africano.

África Saariana (também chamada de África Branca) Características: Exploração dos recursos minerais e energéticos é responsável pela maior parte da renda da região. Cultivo de vinhas e oliveiras é atividade da região de clima úmido da faixa litorânea do Marrocos. Fértil vale do Nilo concentra uma população cuja produção agrícola é importante base econômica do país. Grandes reservas de fosfatos, consideradas as maiores do mundo, são riquezas do Saara Ocidental. Grande produtora de petróleo

Sahel e Magreb Sahel: terras semiáridas submetidas, ano a ano, à invasão do deserto por uma combinação entre fatores naturais e a ação humana. Magreb: terras que sofrem influência do clima mediterrâneo, bom para a agricultura e bem explorada pelo turismo devido a suas belas praias.

Pós-Guerra Fria Após a fim da Guerra Fria, a perda de interesse político de algumas nações africanas que eram disputadas pelo bloco capitalista e socialista levou, nos anos 90, a um abandono do continente, principalmente da chamada África Negra

África do Sul Política racial do Apartheid, onde a minoria branca impõe suas vontades à maioria negra. Embora a África do Sul apresente os melhores indicadores, ainda persistem, no país, fortes desigualdades sociais em função do "recorte racial" econômico, diferenciando as condições de vida entre a minoria branca e a maioria negra. Mesmo com o fim do apartheid, a África do Sul possui diversos problemas nos dias atuais derivados da: Diversidade multicultural com predomínio de população negra. Forte distinção entre as classes sociais, sendo a massa da população negra muito pobre com poucos ascendendo à classe média, contrastando com os mestiços e asiáticos de classe média e os brancos de classe média e alta. Conflito e fragmentação da representação política em diferentes grupos étnicos. Pequena alteração do padrão de distribuição de renda, gerando violência intertribal e étnica.

Sudão Interesse da China neste país: Devido a importantes jazidas de petróleo existentes, fazendo com que, principalmente a China veja no conflito regional, que envolve grupos muçulmanos, uma ameaça à estabilidade da produção.

Estudar pelo livro Desertificação EXPLICAR o processo de desertificação. Área mais afetada: Sahel Diferenciar Pecuária extensiva e pecuária intensiva Guerra em Serra Leoa Taxa de mortalidade infantil Seu significado e os motivos que tornam esta taxa elevada na África.