Fauvismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Fauvismo O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve inicio em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905.
George Seurat ( )
Nomes: Ariane, Bruna Nº 03, 04 Série: 2º ano “A” Profº Cristiane
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
A literatura e a pintura cubista e impressionista
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
A Modernidade Arte Moderna.
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
Fauvismo.
MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo.
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
Primeiros anos do século XX
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Amadeo de Souza Cardoso
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
O Impressionismo.
Cândido Portinari.
Expressionismo e Fauvismo
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Impressionismo.
Piet Mondrian.
IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry. IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry.
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Como fazer a leitura de obra de arte?
EXPRESSIONISMO.
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Cubismo ( ) O Cubismo foi o movimento artístico, iniciado por Georges Braque e FabIo Picasso. O Cubismo foi batizado pelo mesmo crítico que batizou.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.

Vanguardas Européias Profª :Indianara.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Fauvismo.
Pintura Pós-impressionista
MODOS DE ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO Profª.: Maria Anna Gerk Turmas 01m1, 01m2 e 01m3.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
Luzia Por incrivel que pareça não são fotos mas sim pinturas, provavelmente até já viram algumas espalhadas ai pela internet. A autora Alyssa.
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Fauvismo O termo Fauvismo deriva de “fauve” (fera selvagem), exclamação feita pelo crítico de arte Louis Vauxcelles perante a exposição de pintura do.
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
ALL STAR & MONET.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo,
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
IMPRESSIONISMO.
F FAUVISMO.
Fauvismo.
Transcrição da apresentação:

Fauvismo

O fauvismo foi um movimento relativamente curto, durando entre 1898 e 1908, mas revolucionou o conceito de cor na arte moderna. Os fauvistas rejeitaram a paleta impressionista de cores suaves e cintilantes, em favor das cores violentas que já vinham sendo usadas pelos pós-impressionistas Paul Gauguin e Vincent Van Gogh, dando-lhes uma ênfase expressiva. Os artistas deste novo estilo aplicaram ao seu trabalho uma energia poética, através de linhas vigorosas, da simplificação dramática das formas e da aplicação de cores intensas.

Fauves (bestas selvagens) era um nome pejorativo, aplicado à revelia a um grupo de artistas, em sua primeira exibição pública, em 1905. Desse grupo participavam, entre outros, André Derain, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy, Georges Braque, Henri Manguin, Albert Marquet, Jean Puy, Emile Othon Friesz, e seu líder maior, Henri Matisse.

Tecnicamente, o uso da cor pelo fauvismo foi o resultado de experiências feitas por Matisse em Saint-Tropez, no verão de 1904, ao trabalhar com pintores neo-impressionistas, que aplicavam porções de tinta pura, uma ao lado da outra, na busca de uma imagem que fosse, no seu entender, mais real que a dos impressionistas.

A pintura neo-impressionista de Matisse, conquanto obedecendo estritamente às regras, se diferenciava por um forte interesse no lirismo das cores.      No verão de 1905, Matisse e Derain pintaram juntos "uma luz dourada que eliminou as trevas". Eles começaram usando cores complementares aplicadas em vigorosos lances, buscando algo mais que a luminosidade dos impressionistas, ao trazer uma visão deslumbrante do brilho do sol no Mediterrâneo.      Mais tarde, quando alguns colecionadores lhes mostraram algumas pinturas dos mares do Sul, feitas por Gauguin, eles viram confirmadas suas teorias sobre a subjetividade das cores reais e, a partir de então, o fauvismo passou a existir como um novo movimento nas artes plásticas.

Matisse criou uma linha divisória na interpretação ótica da cor   Matisse criou uma linha divisória na interpretação ótica da cor. O nariz de uma mulher poderia ser verde, desde que a alteração acrescentasse expressão à pintura. Matisse declarou: "Eu não pinto mulheres, eu pinto quadros."      Todos os pintores envolvidos na nova experiência seguiram caminhos personalizados. Em verdade, por volta de 1908, eles abandonaram sua fidelidade irrestrita ao maneirismo de uma escola qualquer. Ainda que adotando a prevalência da cor sobre a forma e sobre a luminosidade, cada um buscou uma interpretação própria, segundo sua concepção individual de arte.

O FAUVISMO NO BRASIL   Os movimentos artísticos e literários surgidos na Europa chegavam sempre defasados no Brasil, ganhando corpo quando já estavam superados como movimentos em seus locais de origem. Foi o que aconteceu com o fauvismo que, mesmo fora de época, encontrou pouca repercussão entre os artistas tupiniquins. Sobre o assunto, escreve o professor, dicionarista e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite:      "No Brasil seria inútil procurar um artista que tivesse adotado integralmente os postulados fauves. No entanto, não é talvez exagerado sustentar que o grande pintor Artur Timóteo da Costa (1882-1923), que com o prêmio de viagem conquistado no Salão de 1906 estivera em Paris em 1907 e 1908 pode ter sentido o impacto dos fauves e, espírito irrequieto como era, talvez tenha até mesmo entrado em contato pessoal com suas obras. Só isso explica o predomínio emocional da cor em muitas de suas derradeiras pinturas, ele que, tendo partido da aprendizagem acadêmica, da Escola Nacional de Belas Artes, superou-a inteiramente, a ponto de ser considerada uma injustiça sua não participação na Semana de Arte Moderna, ocorrida um ano somente antes do seu precoce falecimento.       "Do mesmo modo, seria possível encontrar tênues lampejos fauves nas pinturas de um Navarro da Costa (1883-1931), o qual, diplomata de carreira, esteve em Paris no imediato pós-guerra, recolhendo ainda os derradeiros ecos desse movimento."

A esses dois nomes, é forçoso acrescentar também o grande artista mineiro Inimá José de Paula (1918-1999), cuja pintura, através dos tempos e até a sua morte, apresentou nítida característica fauvista, sendo indubitavelmente o mais autentico representante fauve no Brasil. (Paulo Victorino)

Veja algumas pinturas fauvistas: Pintura de Henri Matisse

Albert Marquet

Pintura de André Derain

Pintura de Maurice de Vlaminck

Pintura de Raoul Dufy

Quadro de Artur Timóteo da Costa

Trabalho de Artes do Grupo 3: Amanda Gabriel de Carvalho Mauricio Ruan