Mecânica Cinemática escalar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física
Advertisements

Movimento Retilíneo Uniforme
Mecânica.
Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s
Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
CINEMÁTICA Velocidade.
VELOCIDADE MÉDIA ACELARAÇÃO GRÁFICO V x t
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
OS MOVIMENTOS.
FÍSICA * Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda.
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Velocidade A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede.
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
CINEMÁTICA.
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Mecânica Cinemática ♦ Ponto Material e Corpo Extenso

Conceitos introdutórios
Física!!! A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
Cinemática – Principais Conceitos.
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Física Aula 06 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado
Cinemática.
Cinemática Escalar Movimento Uniforme Prof. Paulo Costa.
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Queda Livre e Lançamento Vertical
Movimento Retilíneo e Uniforme
Movimentos.
Física Gráficos do MU.
Mecânica Cinemática ♦ Lançamento vertical para cima.
Física.
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
Fizencadeando pensamentos
Cinemática Professor PH.
AULA 1 CINEMÁTICA.
Revisão Cinemática Escalar e Vetorial. Cinemática Trajetória Referencial Repouso Movimento.
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
Exercícios Um carro de corrida é acelerado de forma que sua velocidade em função do tempo é dada conforme a tabela. Qual, aproximadamente, em m/s2, o valor.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO - MUV
Mecânica Estudo dos Movimentos.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
FÍSICA.
V= V= Velocidade S= posição t= tempo =Variação Final – inicial
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
MECÂNICA Estudo dos movimentos.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
AULA 1 CINEMÁTICA.
2º/2015 MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME - MRU AULA Nº 1
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
CINEMÁTICA – CONCEITOS BÁSICOS
Revisão de Física (cinemática).
MOVIMENTO UNIFORME (M.U)
Bem vindos ao 1ºEM! Física Setor A: Mecânica Professor Ricardo “ Jack”
Tableau Sistema Etapa Física 3º EM Frente A: Mecânica
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Representação Gráfica do movimento
Cinemática John Física Disciplina Professor. Velocidade Média Aceleração Média Unidade [m/s] Unidade [m/s²]
Introdução à Cinemática
Cinemática. Móvel e Ponto Material Ramo da Mecânica Clássica que estuda os movimentos sem que nos preocupemos como ocorreram esses movimentos. Em cinemática.
2 – Movimento Uniforme / MU Site:
Cinemática Professor John Disciplina Física.
Transcrição da apresentação:

Mecânica Cinemática escalar

Conceitos básicos da Cinemática Você está parado ou em movimento ? O que é referencial ? É um ponto que escolhemos para analisar o estado de movimento ou de repouso de um corpo. Exemplo:

É um corpo que as suas dimensões influenciam no estudo. Trajetória Ponto material É um corpo cujas dimensões podem ser desprezadas no estudo. Corpo extenso É um corpo que as suas dimensões influenciam no estudo. Trajetória É as diversas posições que um corpo ocupa, que se movimenta em relação a um determinado referencial, descrevendo uma linha no decorrer do tempo. Posição Escalar ou Espaço É apenas a localização do corpo na trajetória. Deslocamento Escalar É a diferença entre a posição escalar final e a posição escalar inicial ( ΔS = Sf – Si ). Nem sempre a distância percorrida é igual ao deslocamento escalar.

Tempo relativo Exemplo : A velocidade da luz é constante e é medida como distância por unidade de tempo ( 300.000 km/s ). Assim, se uma pessoa vê a luz percorrer uma distância mais longa, ela deve levar mais tempo. Portanto, chega-se à conclusão que não existe um tempo universal, absoluto, que tenha o mesmo fluxo para qualquer observador. Como o movimento, o tempo é relativo ao observador. E foi Albert Einstein em 1902 que apresentou esse princípio chamado de : Teoria da relatividade. Exemplo : Obs.: A diferença do tempo se torna mais acentuada com a velocidade próxima da luz.

Velocidade escalar média. ÷ 3,6 Km/h m/s

Atividades 1) (PUC-SP) Leia com atenção a tira da Turma da Mônica mostrada abaixo e analise as afirmativas que seguem. I - Cascão encontra-se em movimento em relação ao skate e também em relação ao amigo Cebolinha. II - Cascão encontra-se em repouso em relação ao skate, mas em movimento em relação ao amigo Cebolinha. III - Em relação a um referencial fixo na Terra, Cascão e o skate não estão em repouso.

2) (UFMG) Um parafuso se desprende do alto do mastro de um veleiro que se desloca com velocidade constante, paralelamente à margem de uma lagoa, no sentido indicado na figura. Um observador X, dentro do veleiro, e outro Y, à margem, observam o parafuso caindo. Represente as trajetórias do parafuso, vistas pelos dois observadores X e Y respectivamente. 3) Um caminhão movimenta-se pela estrada com velocidade constante, no sentido indicado na figura. Um pacote se desprende do teto do caminhão e cai no chão da carroceria. Em que posição indicada na figura (A, B e C ) irá cair o pacote ? Justifique.

4) Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas 4) Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade escalar média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos? 5) Se um ônibus andar à velocidade constante de 50 km/h e percorrer 100 km, qual será o tempo gasto no percurso? 6) Dado o gráfico, determine a velocidade escalar média do móvel.

M.R.U (movimento retilíneo uniforme) - Movimento Progressivo e Retrógrado Em nosso cotidiano a velocidade de qualquer móvel é sempre positiva. Entretanto, em Cinemática, o movimento de um móvel pode ocorrer no sentido em que orientamos a trajetória (velocidade escalar positiva) ou em sentido contrário (velocidade escalar negativa)

Movimento Progressivo: Quando o móvel caminha no sentido da orientação da trajetória, seus espaços (s) são crescentes no decorrer do tempo. Denominamos este sentido de tráfego de progressivo.

Movimento Retrógrado: Quando o móvel retrocede, caminhando contra a orientação da trajetória, seus espaços (s) são decrescentes. Este sentido de tráfego é classificado como retrógrado.

M.R.U O movimento retilíneo e uniforme tem as seguintes características: Velocidade constante, daí o termo uniforme; Distâncias iguais são percorridas para o mesmo intervalo de tempo; Aceleração nula.

PROPRIEDADES NOS GRÁFICOS DE MRU Velocidade x Tempo

Função horária no MRU: S = So + Vt S = posição final So = posição inicial V = velocidade do móvel t = tempo

EXERCÍCIOS 1) A função horária de um carro que faz uma viagem entre duas cidades é dada por S = 100 + 20t. Determine em unidades do sistema internacional. a) a posição inicial; b) a velocidade; c) a posição final em 30 s.

02. (UFMG) Marcelo Negrão, numa partida de vôlei, deu uma cortada na qual a bola partiu com uma velocidade escalar de 126 km/h. Sua mão golpeou a bola a 3,0 m de altura, sobre a rede, e ela tocou o chão do adversário a 4,0 m da base da rede, como mostra a figura. Nessa situação pode-se considerar, com boa aproximação, que o movimento da bola foi retilíneo e uniforme. Considerando-se essa aproximação, pode-se afirmar que o tempo decorrido, em segundos, entre o golpe do jogador e o toque da bola no chão é de: a) 2/63. b) 5/126. c) 7/35. d) 4/35. e) 1/7.

03. O espaço de um ponto em movimento uniforme varia no tempo conforme a tabela: A função horária deste movimento é: a) s = 4 – 25t b) s = 25 + 4t c) s = 25 – 4t d) s = – 4 + 25t e) s = – 25 – 4t