Grupo: Gabriel, Pedro, Rafael, Rômulo e Rodrigo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informações e Curiosidades
Advertisements

Os Cinco Reinos dos Seres Vivos
Profª Marcia Conceição de Souza Silva
BIOLOGIA 2º Ano - CTA PROFª MARCIA.
VERTEBRADOS Prof. W. Ernani.
Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso
ANFÍBIOS.
ANFÍBIOS.
SUPERCLASSE Amphibia(Anfíbios)
ANFÍBIOS.
ANFÍBIOS.
ANFÍBIOS.
Classe dos Anfíbios adalberto.
Super-classe Tetrápodes
Filo Anelida (Anelídeos)
Diversidade Principais Características Classificação
ANFÍBIOS.
ANFÍBIOS.
PEIXES.
ANFÍBIOS.
Anfíbios Disponível em: . Acesso em: 24 ago Disponível em: .
Anfíbios Profº André Maia.
Professora Kellin Mioranza Pereira.
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
ANFÍBIOS.
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
AULA 25 Anfíbios.
ANIMAIS VERTEBRADOS ANFÍBIOS.
Anfíbios Profª Gleice Cristina 7º Ano.
Significado do nome A classe Reptilia (do latim reptum = rastejar)
Professora Fernanda Landim
ANFÍBIOS Prof. Murilo Ferreira.
Peixes Anfíbios Répteis
Anfíbios.
CLASSE: ANFÍBIOS.
ZOOLOGIA ANFÍBIOS PROF. VÍCTOR PESSOA.
CLASSE AMPHIBIA ANFÍBIOS.
1° Vertebrados terrestres 1° Tetrápodes São cordados
Revisão para a Prova Mensal do (4º Bimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Reino Metazoa – Filo Chordata
O início da Conquista do Meio Terrestre
DIVERSIDADE ANIMAL III
ANFÍBIOS.
Classe Amphibia (Anfíbios)
Colégio Maria Imaculada
Colégio Maxxi Ciências 7º Ano EF
anatomia e características gerais
Grupo:Gabriela, Isabella C., Isabela N., Júlia P., Júlia M. e Pietro.
ANFÍBIOS PROF. MARCELO MIRANDA.
Revisão para a Prova Bimestral do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Ósseos Escamas ctenóides, ganóides e cicloides (origem dérmica) Boca anterior (maioria) Intestino longo (alguns com cecos pilóricos) Bexiga natatória.
Anna B., Gretha, Virgyniah, Sofia, Beatriz e Rafaela
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Biologia Cap 15. Répteis Prof.:Samuel Bitu.
Filo Chordado Super Classe Tretapoda Classe Anfíbio
ANFÍBIOS DUPLO.
Filo Chordado Super Classe Tretápode Classe Anfíbio
Chordata Anfíbios Prof. Esp. Lucas Cruz.
ANFÍBIOS.
Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre.
Superclasse Pisces.
Os Anfíbios.
RÉPTEIS.
Aparelho Circulatório
Elementos teórico conceituais de Ciências Naturais para as primeiras séries do Ensino Fundamental Bloco 3 – aula 3 Profa. Cláudia Galian.
Moluscos.
ANFÍBIOS Taís Cristine Ernst Frizzo. Características gerais O “Anfíbio” vem do grego e significa "duas vidas". Um exemplo é o sapo, cujo jovem é o girino,
Anfíbios Prof. Willian Lopes.
Aves BALA 2012.
Transcrição da apresentação:

Grupo: Gabriel, Pedro, Rafael, Rômulo e Rodrigo. Anfíbios Grupo: Gabriel, Pedro, Rafael, Rômulo e Rodrigo.

1° dia de apresentação

Introdução Os anfíbios apresentam duas fases no ciclo de vida. Na 1° fase da vida, um anfíbio vive na água; já na segunda, a maioria das espécies passa a ocupar o ambiente terrestre, mantendo-se, porem, próximo da água. Esses animais evoluíram, provavelmente, de peixes que apresentavam nadadeiras diferenciadas.

Classificação Anuros Os anuros (do grego a: sem + aura: cauda) são anfíbios sem cauda na fase adulta. A grande maioria dos anfíbios pertence a essa classe. Na ordem dos anuros, encontramos: os sapos e as rãs.

Urodelos A ordem dos urodelos (do grego: oura: cauda + dêlos: visível) é composta por anfíbios com cauda na fase adulta. São exemplos de urodelos: as salamandras e os tritões. Ápodes Os ápodes (do grego a: sem + podós: pé) são anfíbios sem patas. As cobras-cegas, que pertencem a essa ordem, podem ser encontradas na água ou vivendo enterradas no solo.

Características Gerais Os anfíbios são ectotérmicos, isto é, não possuem um metabolismo capaz de manter sua temperatura corporal constante, e pecilotérmicos, ou seja, a temperatura corporal oscila conforme a temperatura do meio. Os sapos,como os demais anfíbios,são animais que apresentam a pele fina,sem escamas e úmida. A umidade da pele dos anfíbios é conseqüência da grande quantidade de glândulas que eles possuem nesse órgão.

2° dia de apresentação

Sistema Digestório O sistema digestório é completo, ou seja, apresenta um orifício para a entrada do alimento, a boca, e outro para saída dos resíduos, que, no caso dos anfíbios, é a cloaca. O sistema digestório tem, portanto inicio na boca. Dela, o alimento segue para a laringe e para o esôfago. Por meio do esôfago, o alimento chega ao estômago e, posteriormente, aos intestinos delgado e grosso, no qual termina a cloaca.

Sistema excretor É representado por um par de rins mesonéfricos, dos quais partem um par de ureteres que desembocam na bexiga urinária, a qual se abre na cloaca. Os principais produtos de excreção são resíduos orgânicos solúveis (especialmente uréia), sais minerais e água recolhidos das células e líquidos do corpo pelo sangue.

3° dia de apresentação

Órgãos sensoriais Os olhos dos anfíbios apresentam pálpebras móveis uma membrana nictitante,que contribui para sua proteção .Além disso,têm glândulas que produzem e secretam uma substância própria para lubrificá-los ,evitando que ressequem. A pele dos anfíbios possuí terminações nervosas livres ,aptas a receberem determinados estímulos.

Sistema Nervoso O sistema nervoso dos anfíbios tem como principal órgão o encéfalo. Apresentam boa visão, com exceção das cobras-cegas, e tato em toda superfície corporal. O seu sistema olfativo apresenta narinas e os órgãos de Jacobson, no teto da cavidade nasal. Em sua língua se encontram botões gustativos.

4°dia de apresentação

Sistema Circulatório A circulação dos anfíbios é fechada, dupla e incompleta : -fechada :porque,ocorre totalmente e dentro dos vasos sanguíneos; -dupla:porque o sangue passa duas vezes pelo coração ; -incompleta:porque ocorre a mistura entre sangue venoso e sangue arterial.

Sistema Respiratório A respiração dos sapos pode ser branquial,pulmonar e cutânea (pela pele) dependendo do estágio da vida. Quando larvas denominadas girinos é branquial ,ou seja ,pelas brânquias. Na fase adulta apresentam dois tipos de respiração: pulmonar e cutânea. O pulmão dos sapos é do tipo saculiforme ou seja ,em forme de pequenos sacos.Ele não é muito eficiente nas trocas gasosas ,e por isso ,eles utilizam a respiração cutânea que acontece por todo corpo animal.

5° dia de apresentação

Reprodução Os anfíbios dependem da água para se reproduzirem. Para se reproduzir o casal entra na água e o macho abraça a fêmea durante a cópula, estimulando a liberar seus gametas. A fêmea, então, elimina os óvulos na água e o macho deposita sobre eles os espermatozóides, portanto a fecundação é cruzada externa. Depois de um tempo o zigoto começa a se dividir até formar o girino. Após uma semana, o girino inicia seu processo de metamorfose (vai criando a forma de um sapo adulto). Com o tempo as pernas traseiras começam seu desenvolvimento antes das dianteiras. Ao mesmo tempo as brânquias desaparecem e são formados os pulmões. Com a finalização da metamorfose, o sapo não habita a água, permanecendo em terra, porém , próximo á água.