SIMBOLISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Vanguardas e Modernismo
SIMBOLISMO.
O romantismo I – Contexto Histórico.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
O que é um cortiço? “Habitação coletiva das classes mais pobres".
Arte, cultura e literatura
Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)
Professora: Tânia Valéria
Literatura Informativa
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
SIMBOLISMO Professor Kássio.
Literatura - Prof. Hélia
Filosofia Professor Breno Cunha
Parnasianismo Simbolismo
SIMBOLISMO “Nomear um objeto significa suprimir as três quartas partes do gozo de uma poesia, que consiste no prazer de adivinhar pouco a pouco. Sugerir,
Simbolismo Poesia no fim do século
ROMANTISMO.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
Simbolismo.
Professora: Aíla Rodrigues
Classicismo (1527 – 1580).
H A I K A I Clicar.
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
Simbolismo Suzete Beppu.
LITERATURA SIMBOLISMO Prof. Nichele.
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
SIMBOLISMO.
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
Prof.ª Patrícia Tavares
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
Figuras de Linguagem.
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Revisão – professora Margarete
Fernando Pessoa Fernando Pessoa ( ) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa.
Antologia Poética do Romantismo
Pré-modernismo no Brasil
SIMBOLISMO NO BRASIL (Final do século XIX)
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Português
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Sentimento do mundo.
A música da Morte, a nebulosa, estranha, imensa música sombria, passa a tremer pela minh'alma e fria gela, fica a tremer, maravilhosa... Onda.
Literatura Prof. Keila Garcia
Encontro de dois autores que se inscrevem no texto.
SIMBOLISMO.
Períodos Literários e estilos de época
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
O PONTO DENTRO DO CÍRCULO
ORGULHO ESPIRITUAL outubro de 2015 Saint Germain EU SOU 135 e 145
O que foi? O Simbolismo é uma escola literária que se manifesta especificamente na poesia e em outras esferas artísticas nascidas na França em fins do.
Profª Sandra. No Brasil, o movimento Simbolista foi quase inteiramente ofuscado pelo movimento Parnasiano, que desfrutou de prestígio social nas camadas.
Simbolismo em Portugal
Domingos José Gonçalves de Magalhães ( )
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
O que é filosofia?.
Parnasianismo Movimento de reação ao sentimentalismo piegas dos últimos românticos; Seu florescimento se deu na França; Parnaso está relacionado a figura.
Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
SIMBOLISMO – 1893 “MISSAL “ “BROQUÉIS” - CRUZ E SOUSA CONTEXTO HISTÓRICO: .Consolidação da República .Santa Catarina , Paraná e Rio Grande do Sul palco.
FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL. Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da.
PARNASIANISMO LITERATURA.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
Transcrição da apresentação:

SIMBOLISMO

SIMBOLISMO NO BRASIL Marco inicial: 1893 – publicação de Missal (poemas em prosa) e Broquéis (poemas em verso, de Cruz e Sousa. Marco final: 1902 – publicação de Os sertões, de Euclides da Cunha.

CARACTERÍSTICAS DO SIMBOLISMO

EXPRESSÃO INDIRETA DE IDÉIAS E EMOÇÕES. Para os simbolistas,a realidade deveria ser expressa de maneira vaga, nebulosa, imprecisa, ilógica.

"Nomear um objeto é suprimir três quartos do prazer do poema, que é feito da felicidade em adivinhar pouco a pouco; sugeri-lo, eis o sonho.,. deve haver sempre enigma em poesia, e é o objeto da literatura — e não há outro — evocar os objetos.” (Mallarmé)

Associadas a essa característica temos: o amplo uso de metáforas e sinestesias; o hermetismo.a utilização de palavras ambíguas; a fuga da lógica discursiva;

EXPRESSIVIDADE SONORA "A música antes de qualquer coisa" era o postulado de Verlaine. Dotando o poema de expressividade sonora e valorizando o ritmo, a musicalidade, as aliterações, as assonâncias e os ecos, os simbolistas procuravam aproximar a poesia da música, afastando o poema das referências concretas e instaurando uma atmosfera vaga, misteriosa e indefinida.

SUBJETIVISMO PROFUNDO Desinteressado pela realidade objetiva, o simbolista voltava-se para o seu próprio eu, mas não o eu superficial do Romantismo.Tratava-se de buscar a essência do ser humano, o inconsciente, o sub­consciente e os estados de alma.

MISTICISMO E ESPIRITUALISMO O desejo de um mundo ideal, do qual o mundo real é apenas uma representação imperfeita, conduz o simbolista a procurar alcançá-lo por meio da poesia, vendo na arte uma forma de religião.

Em alguns autores esse desejo de evasão associa-se a uma visão cristã Em alguns autores esse desejo de evasão associa-se a uma visão cristã. São comuns a oposição entre matéria e espírito, a procura da purificação e a referência a regiões etéreas e ao espaço infinito. No plano sintático-vocabular observam-se:

uso de vocábulos ligados ao místico e ao litúrgico: alma, infinito, desconhecido, essência, missal, breviário, hinos, salmos, ângelus etc; o uso do conectivo "bíblico"e, que tem essa denominação por ser bastante usado nos textos bíblicos;

o emprego de iniciais maiúsculas no interior do verso, enfatizando o aspecto simbólico e alegorizante dos vocábulos.

ABSTRAÇÃO E PREOCUPAÇÃO FORMAL Nascido no seio do Parnasianismo e com ele convivendo até o século XX, o Simbolismo herdou a preocupação formal e o descompromisso com a realidade mundana, o que afastou os poetas dos problemas sociais, deixando-os envoltos em seu próprio universo.

A expressão alquimia verbal caracteriza a preocupação dos simbolistas com a linguagem sugestiva e evocativa. O isolacionismo foi caracterizado com a expressão torre de marfim.

CRUZ E SOUSA Um dos maiores poetas do Simbolismo mundial, chamado “O cisne negro”, Cruz e Sousa revela em seus primeiros trabalhos a influência parnasiana no que diz respeito à temática e à preocupação formal.

Sentindo-se como um prisioneiro, um “emparedado”, em um mundo de privações e infortúnios, aspirava a um outro mundo, espiritual, expresso em suas poesias, marcadas por intenso misticismo e religiosidade

Outra constante em sua obra é o fascínio pela cor branca, vista ora como simbolização da pureza, ora como manifestação de seu complexo racial e desejo de acesso ao mundo dos brancos.

A pregação do amor, do dever, da caridade, do perdão e da grandeza moral também caracterizam a sua obra.

ALPHONSUS DE GUIMARAENS (Pseudônimo de Afonso Henriques da Costa Guimarães)

Retomando elementos românticos, sua temática prende-se à evasão da vida, à morte, à natureza, à religiosidade e ao amor platônico.

A mulher, idealizada e pura, é quase sempre divinizada A mulher, idealizada e pura, é quase sempre divinizada. Em sua evasão da realidade imediata, identifica-se com o trovador e com o cavaleiro medieval que suspira por sua dama ou cultua a Virgem Maria.