A cor e a luz Prof. Daniel Almeida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
B . RECORDANDO A AULA ANTERIOR:    PONTO OBJETO PONTO IMAGEM
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO.
Luzes e Cores: A visão da Física
História das cores.
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
Monitor de Vídeo.
Cor Rodrigo de Toledo. Como ordenar cores? Dado um conjunto de esferas: Ordenar por tamanho! OK Ordenar por peso! OK Ordenar por cor ????
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
Tricromia e aditividade
COR.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Expressão Plástica Luz / Cor.
Cor.
Professor: Diones Charles
Teoria da Cor.
Imagem: Cores.
7. Color Image Processing
O olho humano e a sua relação com as cores
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Por que não existem estrelas verdes?
OS CINCO SENTIDOS.
FUSÃO DE IMAGENS DIGITAIS Prof. Dr. Antônio Nuno de Castro Santa Rosa.
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
Computação Gráfica - Cor
Teoria Da Cor.
Sistema Visual Humano Anatomia e Processamento de Sinais
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
COR UM EFEITO DA LUZ Carlos A. Olivieri
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
COR.
Óptica Física: estuda a natureza da luz
Capítulo II – Imagem Digital
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou.
A Imagem (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
Luz e Cor A luz solar é denominada de luz branca;
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
Certificação Florestal à luz dos novos consumidores: O MODELO FSC
Modelo atômico de Böhr Principais postulados de Böhr:
LUZ.
B . FONTE LUMINOSA: é qualquer objeto visível.
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Computação Gráfica: 11. Cores Prof. Dr. Rafael Andrade
Sistema RGB (Red-Green-Blue)
Comportamento e Natureza da Luz
História da cor e fisiologia da visão
Ano Internacional da Luz: Pra que serve a luz?
COR E LUZ.
Refração da Luz.
Luz e a Biologia.... A Luz e Sua Natureza Corpuscular A luz é conhecida por agir em forma de corpúsculos de energia conhecidos como fótons. Os fótons.
VISÃOeAUDIÇÃO Prof. Saavedra José Rios Valentim Jr.
Prof. Rodrigo Alves do Carmo
FÍSICA DE ALIMENTOS CAPÍTULO 5 PROPRIEDADES ÓTICAS.
A COR.  Cor é a impressão que a luz reflectida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho,
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
LUZ E COR.
Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ)
Cores.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Óptica Física Anne L. Scarinci
Transcrição da apresentação:

A cor e a luz Prof. Daniel Almeida

O que é a cor A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

Como o objeto absorve uma cor A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.

Como o olho funciona A estrutura celular da retina (à direita, 1 cone e 9 bastonetes; ao centro, 2 células bipolares; à esquerda, 3 axónios de células ganglionares que pertencem ao nervo óptico). Os cones são distribuídos de forma desequilibrada sobre a retina. 94% são do tipo R (vermelhos e laranjas) e G (verdes e amarelos), enquanto apenas 6% são do tipo B (azuis e violetas. Esta aparente distorção é um equilíbrio inicialmente supremo, que regrediu com o tempo.

Cores primárias O branco é a união de todas as cores. O preto é ausência de cores. Desde as experiências de Le Blond, em 1730,o azul, o vermelho e o verde vem sendo consideradas cores primárias. Newton inventou um disco com as sete cores do espectro visível, violeta,índigo, vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, pintadas ou coladas. Girando o disco, as sete cores se superpõem aos nossos olhos, dando a sensação de luz branca.

História da Teoria da Cor Aristóteles concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. Assim como peso, material, textura, eles tinham cores. O vermelho, o verde, azul, amarelo, branco e preto. O poeta medieval Plínio certa vez teorizou que as três cores básicas seriam o vermelho vivo, o ametista e uma outra que chamou de conchífera.

História da Teoria da Cor Leon Battista Alberti, contemporâneo de Leonardo da Vinci, disse que seriam quatro as mais importantes, o vermelho, verde, azul e o cinza.As cores em número de quatro estão relacionadas aos quatro elementos (Fogo-vermelho; Ar-Azul; Água-verde; Terra-Cinza). Leonardo da Vinci reuniu anotações para dois livros distintos e seus escritos foram posteriormente reunidos em um só livro intitulado Tratado da pintura e da paisagem.

Cor luz Cor-luz, ou colorido, é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca.Ou seja, a cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz, que pode se decompor em muitas cores, concluindo-se que a luz branca contém todas as cores.

Sistemas de Luz Também chamados de sistemas de Síntese Aditiva, os sistemas aditivos são utilizados principalmente em luminotécnica e em equipamentos de cine-foto e eletrônicos. O mais utilizado é o sistema RGB (vermelho, verde e azul). Pode-se destacar também os sistemas HSB (matiz, saturação e brilho), HLS e Lab.

Medição e reprodução Matiz – corresponde à intensidade espectral de cor (isto é, qual o comprimento de onda dominante); Brilho – corresponde à intensidade luminosa (isto é, mais brilho, mais luz, mais "claridade"); Saturação – corresponde à pureza espectral relativa da luz (alta saturação = cor bem definida dentro de estreita faixa espectral; baixa saturaçao = cor "indefinida" tendendo ao branco, ampla distribuição espectral).

Cor pigmento Cor-pigmento é a substância material que, conforme a sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela. É a qualidade da luz refletida que determinda a sua denominação.