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Transcrição da apresentação:

Persona Cards André Pimentel Arthur Cirino Diogo Medeiros Marcelo Machado Romero Gonçalves

O que é uma persona? “Personas são perfis fictícios compostos pelas características mais relevantes dos futuros usuários do sistema. Elas representam uma pessoa real durante o processo de design, ajudando o desenvolvedor a manter o foco nos objetivos do usuário.”

Características relevantes Idade Sexo Experiências Profissionais Nível de escolaridade Experiência em utilizar computadores ... Valorizar diversidade

Ciclo de vida de uma persona Family Planning Persona Conception and Gestation Persona Birth and Maturation Persona Adulthood Persona Lifetime Achievment, reuse and retirement Family Planning – Esta é a fase que precede a criação do arquétipo. Nessa fase é analisada a necessidade de se utilizar a persona no projeto e de organizar a equipe de pesquisadores que irão trabalhar na sua construção. Persona Conception and Gestation – Nesta fase ocorre a extração das informações necessárias para criação da persona. Quais os elementos descritivos e qualitativos devem ser incluídos. Prioriza-se e valida a persona, decide se ela completa e pronta para ser apresentada a equipe. Persona Birth and Maturation – A persona e o método são apresentados à equipe. Ela continuará em desenvolvimento e irá sendo fixada na mente da equipe de desenvolvimento. Persona Adulthood – A persona já está madura e bem definida. A equipe já assimilou suas características e irá pensar o desenvolvimento do produto em razão dela. A persona já está pronta pra lhe ajudar a planejar, projetar, avaliar seu produto e até traçar estratégias de marketing. Persona Lifetime Achievement, reuse and retirement – É o fim do primeiro ciclo do produto. Será avaliado o quão útil foi a aplicação da técnica e se serão necessárias modificações ou acréscimo de características para um novo ciclo do projeto.

Prototipagem Inserir Persona Filmes The Avengers, Harry Potter Hobbies Jogar bola, Assistir a filmes Vestuário Calça Jeans, camiseta branca Ambientes CIn, RU, DA do Cin, copa do CIn

Concorrentes

Concorrentes

Prototipagem Personas Personas Personas Djogo Romééro Deda Code developer, Djogo não abdica as noite do sábado. Gosta de comer sanduíches, porém detesta cebola. De acordo com ele “Um ser humano é definido pelos livros que lê.” Deda Estudante, prefere bares a restaurantes. Nunca está de mau humor e gosta sempre de fazer graça. Tem o hábito de ir a festas populares e sair nas segundas e terças. Empresário, amante de desenvolvimento de software, gosta de filmes de ação, comer pizza sebosamente , fazer novos amigos e detesta escoragem.

Tecnologias

Trabalhos futuros Integração com redes sociais para captura de informações Construção colaborativa de conteúdo

Referências http://www.pearsonhighered.com/samplechapter/0321205685.pdf Requisitos para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem para o acesso de adultos com pouca escolaridade. Félix Rodrigo Lima de Farias