Relacionamento com o SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Advertisements

A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Hospital das Clínicas da UFMG:
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
O PACTO DE GESTÃO E A REGIONALIZAÇÃO
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS 3ENSINO 3PESQUISA 3ASSISTÊNCIA MISSÃO.
Trabalho em equipe na Atenção Hospitalar
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
SEMINÁRIO REDES INTERFEDERATIVAS DE SAÚDE
CONTRATAÇÃO X CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Contratualização Contrato de Gestão Convênio OSS
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
XVIII Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Financiamento da Política de Saúde Marcelo Gouvêa Teixeira Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais XIX CONASEMS - Abril de 2003.
Política Nacional de Humanização
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Pacto do Ensino Médio e o REM
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Maria do Carmo Paixão Rausch Diretora de Programação Assistencial
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Informação para a Gestão em Saúde: Rede Gaúcha de Informações em Saúde
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
São Paulo – Abril de 2008 Integração ensino-serviço nas redes municipais de saúde como princípio de gestão Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
NORMAS OPERACIONAIS BÁSICAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Fórum Nacional de Educação
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
Belo Horizonte, 11 de novembro de A proximidade territorial da Gestão e Prestador como fator de avanço na garantia da Atenção à Saúde Mesa 2 :Relação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Transcrição da apresentação:

Relacionamento com o SUS Grupo 3

Conceitos Gerais Conceito de saúde multifatorial – social / demográfico Integralidade como um dos eixos centrais Visão social sem predomínio da visão biológica Garantir autonomia das Unidades Relações de trabalho orientadas pelo RJU Espaço de excelência para produção de conhecimento, formação de recursos humanos e prestação de serviços assistenciais. Conceito de saúde como caracterizado na Lei Orgânica, lei 8080/90 Fortalecer/ propor políticas públicas voltadas para diminuição das desigualdades sociais em saúde. Democracia Participativa

Situação Atual Nove unidades do complexo 4 unidades com contratos de metas Contrato de gestão Diretrizes Valores globais Intercâmbio no treinamento Adicional seguindo a lógica da produção (FIDEPS) Plano Operativo Annual (POA) Tetos financeiros limitados a cada unidade Produção – Valores financeiros – Regulação de procedimentos

Unidade Funcional Modelo de Unidade Funcional Direção das 9 unidades Pactos internos Grupo Gestor do Complexo Hospitalar (CH) Repactuação / ajuste de perfil Representantes do CH (n=3) Negociação única com o Gestor Pleno Negociação com outras instâncias SES MS Ciência e Tecnologia Outras agências de formento

Contrato de Gestão Único Integração do CH POA único Garantia de teto financeiro único Melhoria imediata no financiamento Pactuação integrada de atividades Ex: neurocências Metas de qualidade assistêncial

Exemplo – POA integrado Procedimento HUCFF IPPMG H.D.Couto Hosp Y. Internação CM 200 100 20 Tomografia 300 US 50 Consulta Neurologia 250 Proced X Proced Y Proced Z

Adotar Medodologia do SIMEC Substituir o modelo FIDEPS Baseado apenas na produção Evoluir no conceito de Universidade A participação para a sociedade não é meramente baseada na producão/oferta de procedimentos Produção científica Direcionada às demandas do SUS. Treinamento graduação Treinamento pós-graduação Treinamento da Rede Formação de força de trabalho para o SUS Repactuar os valores sob nova ótica, considerando ensino, pesquisa e extensão.

FIM