Revisão da Plataforma wxWindows 2003/1 1 wxWindows é um framework de código aberto* em linguagem C++, que fornece uma API simples e abrangente para desenvolvimento.

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Transcrição da apresentação:

Revisão da Plataforma wxWindows 2003/1 1 wxWindows é um framework de código aberto* em linguagem C++, que fornece uma API simples e abrangente para desenvolvimento de aplicações GUI portáveis entre várias plataformas e compatíveis com a maioria dos compiladores C++ populares. *Código aberto: a licença do wxWindows é baseada na L-GPL, com uma licença adicional que permite o seu uso em aplicações proprietárias ou GPL. Criado por Julian Smart (líder do projeto) a partir de 1992 no Artificial Intelligence Applications Institute, University of Edinburgh. O projeto conta atualmente com 19 desenvolvedores mas, ao longo da sua história, várias dezenas de pessoas contribuíram para aumentar a portabilidade do framework e torná-lo estável nas várias plataformas. O projeto não é propriedade de nenhuma empresa ou instituição (desde que foi liberado pela Universidade de Edinburgh, em 19??), portanto não há suporte ou garantias oficialmente, porém a lista de discussão oficial é amplamente utilizada pelos projetos que utilizam o framework. Fabricante/Fornecedor

Revisão da Plataforma wxWindows 2003/1 2 Produtos, ferramentas e componentes O wxWindows é composto, essencialmente, pelo conjunto de bibliotecas desenvolvidas para as GUIs de cada sistema, as quais são atualmente: wxMSW (Windows), wxX11, wxGTK, wxMotif (Unix*), wxMac (MacOS), wxBase (Windows, Unix*, MaxOS, OS/2). *Unix: Linux, Solaris, AIX Algumas das ferramentas e componentes criados especificamente para uso com o wxWindows são: HelpBlocks (gerador de documentação), poEdit (suporte para internacionalização), wxPython (wrapper em Python), wxDesigner (IDE comercial), wxWorkshop (projeto de IDE em wxWindows, em desenvolvimento). Algumas das ferramentas e componentes que podem ser usadas com o wxWindows (sugeridas pelo projeto, embora independentes) são: Dev-C++ (IDE sob a GPL), DebugView(Debugger para Win32, aberto), mpatrol (memória). Listas de componentes e ferramentas:

Revisão da Plataforma wxWindows 2003/1 3 O wxWindows oferece diversas classes que permitem a programação para interface GUI e outros serviços. Podemos dividir essas classes nos seguintes grupos: 1.Managed Windows: wxDialog, wxFrame, wxMDIChildFrame... 2.Common Dialogs (classes que herdam de wxDialog): wxColourDialog (escolha de cor), wxFileDialog (escolha de arquivo), wxFontDialog (escolha de fonte)... 3.Controls (classes que herdam de wxControl): wxButton, wxCheckBox, wxComboBox... 4.Menus: wxMenus, wxMenuBar, wxMenuItem. 5.Device Contexts: wxClientDC, wxPaintDC, wxWindowDC... 6.Data Structures: wxDate, wxList (lista encadeada), wxRect... 7.NetWorking: wxFTP, wxHTTP, wxURL, wxSocketClient, wxSocketServer... 8.Database: wxDb, wxDbTable, wxDBColDef... 9.Muitos outros grupos... Arquiteturas de Desenho

Revisão da Plataforma wxWindows 2003/1 4 O usuário deriva as classes do wxWindows para criar os elementos necessários para sua aplicação GUI. O programa é executado a partir do método OnInit da classe wxApp. O usuário deve derivar essa classe e sobrescrever este método. Outras classes tipicamente derivadas em aplicações: wxFrame e wxWindow. O ambiente disponibiliza eventos que o usuário pode usar para disparar ações em situações específicas. Ex.: OnInit, OnCloseWindow, OnExit, OnPaint... Tabelas de eventos declaradas com macros em um estilo parecido com o MFC. Uso do conceito de device context para fazer o desenho nas janelas. As aplicações devem ser linkadas com bibliotecas que podem ser obtidas no próprio site do wxWindows (zlib, regex, png...). Aplicação Típica