Zona Euro Espaço monetário homogéneo constituído por todos os países (membros da EU), que decidiram adaptar o Euro como unidade monetária em 2002 e cumpriram.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTE TRABALHO DEVERÁ SER VISUALIZADO COM O SOM DO COMPUTADOR LIGADO
Advertisements

O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
Economia Pública Aula 9_b
Blocos Econômicos.
Uniões aduaneiras e áreas de comércio livre
Alargamento Vs Aprofundamento
UNIÃO EUROPÉIA.
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Prof. Jeferson C. de Souza
União Europeia.
UNIÃO EUROPEIA.
União Europeia.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
A POLITICA EUROPEIA DE PENSÕES E O LIVRO BRANCO
Docente: Pedro Moreira
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
À descoberta da Europa através do Euro
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
Disciplina – Política Económica Licenciatura em Economia Adelaide Duarte (GEMF/FEUC) 2005/2006 6ª Lição.
MACROECONOMIA DO EMPREGO E DA RENDA
Prof. Jeferson C. de Souza
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
A EUROPA DOS 28.
Política Monetária da UE
União Européia.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
A Página da Escola como Factor de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos FORMADOR: JOÃO GRÁCIO Trabalho Realizado por:
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
União Européia O Bloco Europeu.
O Maior Bloco Econômico do Planeta Prof. Joel Brogio
Aperfeiçoamento do Mercado Doméstico de Títulos Públicos Federais.
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
A formação da União Europeia
União Europeia Unidade na diversidade.
Este trabalho foi realizado por:
União Européia: Sonho ou Realidade
EUROPA – ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS
O continente Europeu: Político
A UNIÃO EUROPEIA A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi fundada em 1951 pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mais conhecidos.
01.1 Apresentação da RESSST Rede Europeia dos Serviços de Saúde Sem Tabaco (RESSST) A RESSST agrupa redes nacionais, regionais ou a coordenação nacional.
Cozinheiros Da Economia
UNIÃO EUROPÉIA.
EU PORTUGAL E O MUNDO.
Problemas estruturais da economia europeia Desemprego: elevado Dívida pública: excessiva Capitais: escassos.
União Européia.
Uma casa comum: a Europa
União Europeia.
Orçamentação Pública Módulo 1: Conceitos da Contabilidade Nacional
Processos de integração econômica
Trabalho Elaborado Por: Beatriz Gateira João Piteira.
UNIÃO EUROPÉIA.
Carolina Boniatti Pavese San Tiago Dantas Unesp – Unicamp e Puc -SP
A moeda utilizada em nosso país vem se modificando de acordo com as políticas econômicas ocorridas ao longo do tempo na história da humanidade. Fique por.
União Europeia Sílvia Neto.
Politica Monetária Comum Direito Comunitário Docente: Dra. Paula Almeida.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Processos de Integração da União Económica Monetária Trabalho realizado por: -Fernando Jota Nº5 -Miguel Carvalho Nº14.
UNIÃO EUROPEIA BLOCOS ECONÔMICOS – diferentes níveis de integração
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
A EUROPA DOS 27.
Crise Europeia Causas da crise: -Impacto da crise de Salvar bancos e empresas com dinheiro público -Dívidas públicas dos países europeus – gastos.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
CONSOLIDAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. INTEGRAÇÃO DAS NOVAS ECONOMIAS DA EUROPA DO SUL Ideia de uma europa unida conduziu à formação da europa dos nove, em 1973,
Geografia - Bandeiras. 1 - Será que consegues identificar o país a que pertence esta bandeira? a) Polónia b) Eslovénia c) Eslováquia d) República Checa.
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

Zona Euro Espaço monetário homogéneo constituído por todos os países (membros da EU), que decidiram adaptar o Euro como unidade monetária em 2002 e cumpriram os critérios de convergência acordados no tratado de Maastricht que determinam um conjunto de exigências. No primeiro grupo da U.E.M (União económica monetária) fizeram parte 11 países sendo eles a Bélgica, a Alemanha, a Espanha, a França, a Irlanda, a Itália, o Luxemburgo, a Áustria, Portugal e a Finlândia. A Grécia não satisfazia todos os critérios (aderiu em 2000). A Dinamarca. A Suécia e o Reino Unido optaram por não aderir, embora satisfizessem os critérios.

Os Países da Zona Euro têm que cumprir os seguintes critérios: A Taxa de inflação não pode exceder em mais de 1.5% a média dos três Estados com inflação mais baixa. Taxas de juro de longo prazo não podem exceder em mais de 2% a média das taxas de juro dos três estados com as taxas de inflação mais baixas. A dívida pública deverá ser inferior a 60% do PIB. O défice orçamental deverá ser inferior a 3% do PIB. As taxas de câmbio deverão ter-se mantido na margem de flutuações autorizadas pelos S.M.E, durante pelo menos os dois anos anteriores.

No que toca à política monetária da Zona Euro, esta é conduzida pelo B No que toca à política monetária da Zona Euro, esta é conduzida pelo B.C.E (Banco Central Europeu), no sentido de manter os preços estáveis. Obviamente, os países que não se incluem na Zona Euro manterão liberdade sobre as suas políticas monetárias.

PEC (Pacto de Estabilidade e Crescimento) O Pacto de Estabilidade e Crescimento tem em vista garantir a disciplina e solidez das Finanças Públicas na fase da moeda única e dar mais credibilidade ao projecto da União Monetária traduzindo-se numa restrição à política orçamental dos Estados-Membros, mais pesada e apertado do que a imposta pelo tratado de Maastricht. De acordo com a PEC, os estados membros da Zona Euro têm de obrigatoriamente apresentar programas de estabilidade plurianuais, descrevendo a situação orçamental e a sua previsão a médio prazo, também define as sanções que deverão ser aplicadas aos países que apresentarem défices excessivos.

Limitações do PEC: Compromete os Estados a manterem os limites acordados em Maastricht para adesão a moeda única. Reequilibro financeiro: 3% como limite do défice público e 60% do PIB para a dívida pública. Manter o emprego no primeiro plano das preocupações das políticas da União Europeia.

Letícia Oliveira 11E FIM