Emissão - Recepção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ondas Electromagnéticas
Advertisements

CIRCULAÇÃO INDUZIDA PELO VENTO
VALORES DE UM SINAL ALTERNADO
PROE Rad
Campos associados ao Dipolo de Hertz
Campos associados ao Dipolo de Hertz
PROE1S Aula2Rad07081 Radiação Aula 2. PROE1S Aula2Rad07082 Campos do DEH na zona distante (campos de radiação)
1 Página 2 Agregado de duas fontes isotrópicas espaçadas de e alimentadas por correntes de igual amplitude e fase. Página 3 Agregado de duas fontes isotrópicas.
Aula 2 – Conceitos Fundamentais I
Rotacional de um campo vectorial
Propagação de Ondas e Antenas
Ondas Perturbação(oscilação) se propagam.
Capítulo 34 Ondas Eletromagnéticas
Espalhamento Raman Teoria.
Capítulo 2 Parâmetros das Antenas
3.º Ciclo 8.º ano de escolaridade
Av. Itororó, 1445 CEP: Maringá - Pr
Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien
Monopolos.
(Dipolo magnético de Hertz)
Dipolo Eléctrico de Hertz
Bem-vindos ao “Mundo das Ondas”!!!
Movimento Oscilatório.
Engenharia Elétrica ANTENAS E PROPAGAÇÃO Parte 2 Nono Semestre
Energia As ondas electromagnéticas transportam energia electromagnética Meios simples ε, μ, σ não variam no tempo V ^ n ~ Sf Energia armazenada nos campos.
Parâmetros característicos da Radiação
PROE Rad Campos associados ao Dipolo de Hertz Radiação Aula 2.
Radiação Aula 1 Introdução à Radiação
Isometrias.
Fundamentos de Tecnologias Wireless – Parte 3
Radar de Onda Contínua Modulação em frequência Efeito Doppler
POLARIZAÇÃO ENGC34 – ELETROMAGNETISMO APLICADO
Ondas Eletromagnéticas
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Ondas Sonoras e Ondas Electromagnéticas
Radiação do corpo negro
PROE Radiadores Curtos.
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
PROE Rad Radiação Aula 1 Introdução à Radiação Geração de Ondas Electromagnéticas Antenas de emissão – realizam a transição entre as ondas guiadas.
1PROE1S0708 CFAula Conceitos Fundamentais – Aula 3.
Sensores de microondas (imagens de radar)
Conceitos Fundamentais
PROE1S Aula2Rad07081 Campos do DEH na zona distante Os campos na zona distante (campos de radiação):  são ortogonais entre si  são perpendiculares à.
Linhas de transmissão.
= 1 z y x Ө (q) (n) Ψ – ângulo que a direcção de observação faz com o eixo ao longo do qual estão distribuidas as antenas do agregado. Agregados.
Conceitos Fundamentais I
PROE CFI Aula Polarização de Ondas Electromagnéticas.
PROE CFI Aula Polarização de ondas electromagnéticas CFI – Aula 4.
Dipolo eléctrico de Hertz
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
PROE1S Aula2Rad07081 Radiação Aula 2. PROE1S Aula2Rad07082 Campos do DEH na zona distante (campos de radiação)
Exemplos de MCU.
1 Conceitos Fundamentais – Aula 4 Aula 4 CF 1 Out 08.
PROE Rad Estruturas dipolares Radiação Aula 4.
Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges
Capítulo 3 Antenas.
Ondas.
Parâmetros fundamentais das antenas
2.2 Comunicação de informação a longas distâncias
Conceitos Fundamentais I
Dipolo Linear Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges.
Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges
Capítulo 4 Propagação no Espaço Livre. Transmissão e Recepção.
Parâmetros das antenas Impedância de entrada: é a impedância da antena aos seus terminais. A parte resistiva é composta por duas componentes : R r – resistência.
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
ANTENAS Regiões de Campo Sabemos da Teoria Eletromagnética que a densidade de potência média: Para campos que se propagam é dado por: E para campos estacionários.
1820 – Oersted verifica experimentalmente que uma corrente eléctrica cria um campo magnético. Até então, a electricidade e o electromagnetismo eram realidades.
A experiência demonstrou que cargas eléctricas em movimento criam, no espaço à sua volta, um campo magnético. Verificou,
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
Radiação Aula 7 Polarização
Transcrição da apresentação:

Emissão - Recepção

Antenas de recepção Polarização A polarização de uma antena é a polarização da onda radiada pela antena numa dada direcção A ponta do vector do campo eléctrico instantâneo traça uma figura no tempo – este fenómeno designa-se polarização do campo eléctrico Abertura efectiva A abertura efectiva da antena é uma medida de habilidade da antena em colectar potência duma onda incidente e fornece-la aos seus terminais Se houver desadaptação de polarizações a potência extraída pela antena de recepção a partir do sinal incidente não é máxima. Diz-se nesse caso que há perdas de polarização.

Polarização em emissão e recepção A polarização de uma antena de emissão na direcção (Ө,φ) é a polarização da onda electromagnética radiada na zona distante cujo vector de onda k está alinhado com (Ө,φ). A polarização de uma antena de recepção na direcção (Ө,φ) é a polarização da onda electromagnética incidente com o vector de onda k alinhado com (Ө,φ) que, para idênticas intensidades de iluminação (módulo do associado vector médio de Poynting) maximiza a potência disponível na antena de recepção (maximiza a tensão induzida nos terminais, em vazio). Quando a polarização da antena de recepção não é a mesma que a polarização da onda recebida (incidente), diz-se que há desadaptação de polarizações. Quando, em recepção, a polarização da onda incidente coincide com a polarização da antena de recepção (situação ideal) diz-se que há adaptação de polarizações.

Polarizações Polarização linear horizontal circular esquerda elíptica vertical direita A polarização de uma antena é a polarização da onda radiada pela antena numa dada direcção.

Dipolo eléctrico de Hertz DEH em modo de recepção Abertura efectiva . Seja Ei amplitude do campo eléctrico incidente no dipolo de comprimento L <<  Relação fundamental das antenas

Em recepção he determina a amplitude complexa da tensão induzida em vazio na antena por um campo incidente segundo uma direcção (Ө,φ). Comprimento efectivo – DEH Dipolo eléctrico de Hertz Em condições ideais Cp=1 Ө=Ө0 φ=φ0

Relações entre parâmetros característicos Analisando a ligação entre duas antenas a trabalhar alternadamente nos regimes de emissão e recepção, a aplicação do Princípio da reciprocidade permite concluir que o coeciente entre o ganho G e a área Ae é constante para qualquer antena. Dípolo eléctrico de Hertz. Em outras antenas verifica-se: Nas condições ideais, C=1,Ө=Ө0, φ=φ0 tem-se: Este resultado é generalizável a outras situações

a) Condições óptimas de recepção Comprimento efectivo heM V0=Ei heM ZL=Za* Pr=<S>AeM Area efectiva AeM a) Caso geral Cp=1 (antenas coplanares)

Desadaptação de polarizações Antena de emissão com polarização linear Antena de recepção com polarização esquerda • Metade da potência é perdida Nos casos em que esta perda de potência não é aceitável tenta fazer-se as duas antenas ou com polarização linear vertical ou ambas com polarização esquerda Mas há situações em que é preferível operar com uma antena linear e outra circular. Por ex. Se num veículo (satélite) espacial uma antena tem polarização linear devido a rotação de Faraday na ionosfera seria mais adequado usar uma antena receptora com polarização circular. •