Associação Industrial Portuguesa Fórum de Outubro de 2003 Contributos do Sistema Educativo para a Inovação Margarida Chagas Lopes
Alguns Indicadores de input... (EUROSTAT: The Social Situation in Europe 2002) Despesa Pública total em Educação em percentagem do PIB (ppc, 1999): P....Esp.....Gr.....It.....Irl.....D....Dk....Nl....Sw.... EUR Despesa Pública total em TIC em percentagem do PIB (2001): P....Esp.....Gr.....It.... Irl..... D..... Dk.... Nl.... Sw.... EUR Despesa Pública total em I&D em percentagem do PIB (2001): P.....Esp.....Gr.....It.... Irl..... D..... Dk.... Nl.... Sw.... EUR
A que se associam alguns indicadores de relativa ineficácia em Educação... EUROSTAT (Statistics in Focus, 15/2003) Taxa de escolarização da população de anos (ISCED 1 a 6, 2000/2001): P....Esp.....Gr..... It..... Irl..... D..... Dk.... Nl.... Sw.... EUR Taxa de escolarização da população de 18 anos (ISCED 1 a 6, 2000/2001): P....Esp.....Gr..... It Irl D..... Dk.....Nl.... Sw.... EUR Saída Antecipada do Sistema Escolar (Early School Leavers, 18-24, 2002): P....Esp.....Gr..... It Irl D..... Dk.... Nl.... Sw.... EUR
E mesmo resultados preocupantes do ponto de vista de requisitos da Inovação... (OECD 2003, Learners for Life...PISA)
Para os quais se apontam explicações a reter... O ambiente de estudo como factor de insucesso (Recursos Educativos, SES família, Interesse /Apoio, Bens culturais...) MAS... Uma ênfase muito significativa nas metodologias e técnicas de estudo e aprendizagem (Auto-controlo do método de estudo, Capacidade de reflexão sobre resultados/objectivos, Perseverança, Sentido de pertença...)...Papel pré-escola, Disciplinas Integração, Aprendizagem integrada e em contexto de trabalho... Reflexão sobre Proposta LBE...
E se ensaiam metodologias inovadoras... Como, por exemplo, em (Centre for Edu- cational Research and Innovation, CERI, 2003,What works in innovation in Education ?): (...) effective teaching, learning and formative assets in a variety of sets and contexts and how this approach differs from traditional teaching (...) Designadamente, em contextos (como o nosso) em que a heterogeneidade intra-escolas é superior à heterogeneidade inter-escolas (diversidade de públicos num mesmo contexto)...
Mas a Escola é apenas um elemento do Sistema... Como se comportam os diferentes sectores institucionais no esforço de I&D Empresas Governo Ensino Superior Outras Instituições FONTE: EUROSTAT, Statistics in Focus nº8/2003
E a intervenção da Formação Profissional Contínua... Revela um estágio de desenvolvimento tecno- lógico e inovação relati- vamente desfasado... FONTE: EUROSTAT, Statistics in Focus, nº10, 2002
Sintomático de um tecido produtivo pobre em inovação... EUROSTAT (2002), Statistics in Focus, nº4, 2002
Em conclusão... O Sistema Educativo (SE) contribui em défice para a Inovação, mercê de uma conjugação de factores, tais como: -...défices de inovação do próprio SE (v.g., metodologias e técnicas de estudo e aprendizagem, designadamente em contexto de trabalho...); -...indicadores significativos de insucesso, v.g. a debilidade da literacia tecnológica desequilíbrios no peso relativo das diferentes insti- tuições nas parcerias de I&D...e nas modalidades inovadoras de formação contínua em círculo vicioso com um tecido produtivo muito pobre em Inovação...