Informações Gerais O Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG foi criado em 2003 e está localizado na Unidade Administrativa III (Campus Pampulha).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Advertisements

Plano Nacional de Formação
Palestras, oficinas e outras atividades
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SEMINÁRIO SOBRE TUTORIAS NA UFRGS Reflexões a partir da experiência da Universidade Aberta do Brasil – Escola de Administração.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
Bacharelado em Sistemas de Informação
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Auditoria de Segurança da Informação
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Questionário de Avaliação Institucional
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Provas de Concursos Anteriores
Monitoria GDI Aula Prática
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Publicada em DOC de 15/04/2011 – Pág. 10
Censo da Educação Superior 2007 Resultados das principais variáveis Coordenação Geral do Censo da Educação Superior - CGCES Diretoria das Estatísticas.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Atividades Complementares no âmbito do ENG
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Curso de Especialização em Educação a Distância
A Educação a Distância é possível?
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
1 - Curso Elearning - Desenvolver uma Cultura de Qualidade CONSIDERAÇÕES GERAIS O acesso ao presente Curso a distância (elearning) deve ser sempre efetuado.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
OBJETIVOS Objetivo Geral
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Programa de Desenvolvimento de Interlocutores de Capacitação
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Josy Aparecida Santos de Souza.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal de São Paulo COEX - 1ª Prestação de Contas Encontro de Avaliação da Política de Educação Permanente em Saúde no Estado de São Paulo.
Gestão Pública Municipal APRESENTAÇAO DO MODULO ESPECIFICO Prof. Edison Rodrigues Barreto Junior coordenador Setembro de 2011.
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
Solicitações de Serviços
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Formação para Gestores de Programas de Modernização DEZ/2015 BRASÍLIA.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

Informações Gerais O Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG foi criado em 2003 e está localizado na Unidade Administrativa III (Campus Pampulha).

Finalidade Vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, o CAED está sob responsabilidade da Diretoria de Educação a Distância da UFMG. A Diretoria de Educação a Distância tem a finalidade de implantar, estruturar e articular a Educação a Distância na UFMG, oferecendo cursos de graduação, especialização, aperfeiçoamento e atualização. Além do CAED, estão vinculados a essa diretoria: Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Colegiado Especial da Educação a Distância Coordenação Geral do Programa Escola de Gestores da Educação Básica Coordenação de Projetos Especiais

Entrada e Recepção

Apoiar e incentivar a elaboração de material Atribuições Apoiar e incentivar a elaboração de material didático adequado para a EaD. Divulgar a Educação a Distância junto à comunidade acadêmica da UFMG. Implantar a plataforma de EaD (AVA-Moodle) para a oferta de cursos. Elaborar projetos de financiamento para oferta de cursos e para a implantação de polos regionais de EaD. Gerir os recursos destinados aos projetos. Criar material didático.

Fomentar o uso da webconferência (apoio técnico e treinamento). Atribuições Fomentar o uso da webconferência (apoio técnico e treinamento). Ofertar cursos de capacitação de tutores. Organizar fóruns de formação continuada de professores, coordenadores de curso e de polo. Desenvolver pesquisas sobre EaD na UFMG. Incentivar e apoiar eventos científicos que utilizem as ferramentas da EaD.

Diretoria e Coordenação Prof. Fernando Selmar Rocha Fidalgo Diretor de Educação a Distância da UFMG Diretor do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED/UFMG)

Diretoria e Coordenação Prof. Wagner José Corradi Barbosa Coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMG

Diretoria e Coordenação Coordenador Adjunto da UAB na UFMG

Diretoria e Coordenação Prof. Hormindo Pereira de Souza Jr. Coordenador do Programa Escola de Gestores da Educação Básica

Diretoria e Coordenação Prof. Reginaldo Naves de Souza Lima Coordenador de Projetos Especiais

Ramiro, Cristina, Marcus, Marcos e Bruno Assessoria Pedagógica Ramiro, Cristina, Marcus, Marcos e Bruno

Junio, Viviane, Cristiano e Denis Assessoria Tecnológica / T. I. Junio, Viviane, Cristiano e Denis Dandara

Compras Márcia, Samuel e Rosana

Vânia, Carolina e Thatiana Contabilidade e Finanças Vânia, Carolina e Thatiana

Gustavo, Lívia e Michelle Diárias e Passagens Gustavo, Lívia e Michelle

Equipe Multidisciplinar Atrás: Mariana, Pedro, Fernanda e Gelson Frente: Cristina, Priscila e Rose

Recepção Rosália

Recursos Humanos e Pessoal Natália e Alessandra

Secretaria (Direção) Sônia

Secretaria (Geral) Graça

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Fomento Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão

Contatos (31) 3409-4638 www.ufmg.br/ead educacaoadistancia@ufmg.br

Objetivo geral Promover a formação em serviço de todo o contingente de profissionais envolvidos nos cursos ofertados pela UFMG no âmbito da UAB (cursos de graduação, especialização e extensão): coordenadores de polo coordenadores de curso coordenadores de tutoria docentes tutores equipe técnico-administrativa dos polos componentes da equipe multidisciplinar servidores do CAED

Cadastro de reserva e público externo O curso também ofertará as vagas para: formação de um cadastro de reserva de tutores* público externo * O quadro de reserva garante apenas vantagens a serem definidas nos editais de seleção futuramente publicados pelo CAED.

Público e vagas (previsão) Segmento Vagas Equipe do CAED 22 Equipe multidisciplinar do CAED 7 Coordenadores de curso 20 Coordenadores de polo 24 Coordenadores de tutoria 16 Docentes 139 Equipe técnico-administrativa dos polos 120 Tutores presenciais (em exercício) 107 Tutores a distância (em exercício) 190 Tutores presenciais (quadro de reserva) 157 Tutores a distância (quadro de reserva) Público externo * 74 TOTAL 983 * As vagas não preenchidas pelo público prioritário e pelo quadro de reserva de tutores serão remanejadas para o público externo.

Segmento Procedimento Processo seletivo Segmento Procedimento Equipe do CAED Vaga garantida* Equipe multidisciplinar Coordenadores de curso Coordenadores de polo Coordenadores de tutoria Docentes Equipe técnico-administrativa dos polos Tutores presenciais Tutores a distância Tutores presenciais (quadro de reserva) Sorteio Tutores a distância (quadro de reserva) Público externo * Desde que realizada a inscrição no prazo estabelecido no Edital.

Requisitos para inscrição Segmento Requisitos * Equipe do CAED Envio do formulário de inscrição devidamente preenchido Equipe multidisciplinar Coordenadores de curso Coordenadores de polo Coordenadores de tutoria Docentes Tutores presenciais Tutores a distância Equipe técnico-administrativa dos polos Envio do formulário de inscrição devidamente preenchido + Envio da declaração de função emitida pelo coordenador do polo Tutores presenciais (quadro de reserva) Envio do formulário de inscrição devidamente preenchido + Formação de nível superior +(experiência mínima de 1 ano no magistério do ensino básico ou superior OU ter formação pós-graduada OU estar vinculado a um programa de pós-graduação strictu sensu) + exigências específicas de cada curso, conforme Edital 02/2012. Tutores a distância (quadro de reserva) Público externo Formação de nível superior A comprovação dos requisitos será feita no ato da inscrição, através do envio de documentação comprobatória em formato digital (PDF ou JPEG).

Gestão Patrimonial e Orçamentária Conteúdos programáticos Gestão da EaD Gestão Patrimonial e Orçamentária Tecnologias e Mídias Educacionais Planejamento Sistemas de Produção de Materiais Didáticos Mediação e Avaliação dos Processos de EaD

Mediação e avaliação em EaD Disciplinas 1º Módulo (3 disciplinas obrigatórias de 30 h cada) Duração: 16/4/2012 a 16/7/2012 Moodle I Gestão da EaD Mediação e avaliação em EaD 2º Módulo (3 disciplinas optativas de 30 h cada) Duração: 6/8/2012 a 5/11/2012 Gestão da EaD II Tecnologias e mídias educativas Ferramentas tecnológicas: uso em processos administrativos e para o aprendizado Gestão administrativa e financeira pública Moodle II Pressupostos didático-pedagógicos em EaD Gestão de pessoas e equipes Gestão pública de compras e serviços Produção de material didático para EaD

Estrutura Básica e Funcionamento Duração: 6 meses (2 módulos de 3 meses cada). Carga horária total: 180 horas. Pode ocorrer o aproveitamento de estudos e/ou experiência profissional de até 60 h / 4 créditos (a critério da coordenação do curso). As 3 disciplinas de cada módulo serão cursadas simultaneamente.

Modalidade a Distância, com encontros presenciais Metodologia Modalidade a Distância, com encontros presenciais Aulas e avaliações através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Moodle), por meio de textos-base, fóruns, chats, wikis, objetos de aprendizagem e outras ferramentas. 3 momentos presenciais: 1- Seminário de abertura, previsto para ocorrer durante dois dias em BH. 2 – Avaliação final do 1º módulo. 3 – Avaliação final do 2º módulo. As avaliações finais serão aplicadas em BH ou no polo do cursista.

Distribuição da carga-horária 144 horas (80%) a distância 36 horas (20%) em atividades presenciais 4 horas de apresentação do curso (em BH). 4 horas presenciais de Moodle (em BH). 8 horas de palestras sobre os temas dos conteúdos programáticos (em BH). 20 horas de atividades de avaliação (em BH ou no polo do cursista). Importante: Os profissionais ligados aos polos presenciais da UAB (somente aqueles vinculados à UFMG) receberão diárias e passagens para o Seminário de Abertura a ser realizado em Belo Horizonte.

Professor-Pesquisador Conteudista Professor-Pesquisador (“Formador”) Corpo docente Disciplina Professor-Pesquisador Conteudista Professor-Pesquisador (“Formador”) Moodle I Anderson Pimentel Lorena Tavares Moodle II Juliana Mendonça Gestão da EaD I Aécio Antônio Deolinda Armani Gestão da EaD II Simone de Paula Gestão administrativa e financeira pública Wilmar Ferreira Gestão pública de compras e serviços Márcia Mascarenhas

Professor-Pesquisador Conteudista Professor-Pesquisador (“Formador”) Corpo docente Disciplina Professor-Pesquisador Conteudista Professor-Pesquisador (“Formador”) Gestão de pessoas e equipes Júnia Marçal André Luiz Produção de material didático para EaD Cynthia Rúbia Tecnologias e mídias educativas Antônio Mendes Márcia Helena Pressupostos didático-pedagógicos em EaD Luiz Carlos Carmem Lúcia Ferramentas tecnológicas: uso em processos administrativos e para o aprendizado Eva Aparecida Roberto Márcio Mediação e avaliação em EaD Júlia Eugênia

Avaliação e Certificação Para fazer jus ao certificado, o cursista deverá satisfazer às seguintes exigências: Participação nos encontros presenciais. Aproveitamento mínimo de 70% das aulas a distância e de seus procedimentos avaliativos. A avaliação será contínua e processual, através de atividades realizadas presencialmente e pelo Moodle.

1º Módulo Tutores e turmas 37 turmas com aproximadamente 25 alunos cada. 1 Professor-Formador para cada disciplina e 1 tutor por turma.

O número máximo de alunos por tutor será mantido (aproximadamente 25); Tutores e turmas 2º Módulo O número máximo de alunos por tutor será mantido (aproximadamente 25); Cada aluno poderá receber a orientação de 3 professores-formadores e de até 3 tutores. Os tutores receberão treinamento específico para um entre os seguintes grupos temáticos: 1 Moodle II + Ferramentas Tecnológicas + Tecnologias e mídias educativas 2 Gestão de Pessoas + Gestão Administrativa e financeira pública + Gestão pública de compras e serviços 3 Gestão da EaD II + Pressupostos Didáticos + Produção de Material Didático

Publicação do Edital do curso 1/2/2012 Período de Inscrições Calendário do 1º Módulo Evento Data Publicação do Edital do curso 1/2/2012 Período de Inscrições 1/3/2012 a 15/3/2012 Sorteio de vagas para o quadro de reserva de tutores e para o público externo 29/3/2012 Resultado das inscrições (cadastro de reserva, público externo e aproveitamento de disciplinas)* 2/4/2012 Seminário de abertura do curso (presencial) 13 e 14/4/2012 (BH) Início do curso no AVA 16/4/2012 Fim do 1º módulo 16/7/2012 Matrícula no 2º módulo 28/5/2012 a 1/6/2012 Início do 2º módulo 6/8/2012 Os candidatos selecionados serão automaticamente matriculados nas disciplinas do 1º módulo.

Obrigado! Centro de Apoio à Educação a Distância – CAED/UFMG Assessoria Pedagógica  3409-5529 e 3409-3914  pedagogico@caed.ufmg.br