Informações Gerais O Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG foi criado em 2003 e está localizado na Unidade Administrativa III (Campus Pampulha).
Finalidade Vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, o CAED está sob responsabilidade da Diretoria de Educação a Distância da UFMG. A Diretoria de Educação a Distância tem a finalidade de implantar, estruturar e articular a Educação a Distância na UFMG, oferecendo cursos de graduação, especialização, aperfeiçoamento e atualização. Além do CAED, estão vinculados a essa diretoria: Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Colegiado Especial da Educação a Distância Coordenação Geral do Programa Escola de Gestores da Educação Básica Coordenação de Projetos Especiais
Entrada e Recepção
Apoiar e incentivar a elaboração de material Atribuições Apoiar e incentivar a elaboração de material didático adequado para a EaD. Divulgar a Educação a Distância junto à comunidade acadêmica da UFMG. Implantar a plataforma de EaD (AVA-Moodle) para a oferta de cursos. Elaborar projetos de financiamento para oferta de cursos e para a implantação de polos regionais de EaD. Gerir os recursos destinados aos projetos. Criar material didático.
Fomentar o uso da webconferência (apoio técnico e treinamento). Atribuições Fomentar o uso da webconferência (apoio técnico e treinamento). Ofertar cursos de capacitação de tutores. Organizar fóruns de formação continuada de professores, coordenadores de curso e de polo. Desenvolver pesquisas sobre EaD na UFMG. Incentivar e apoiar eventos científicos que utilizem as ferramentas da EaD.
Diretoria e Coordenação Prof. Fernando Selmar Rocha Fidalgo Diretor de Educação a Distância da UFMG Diretor do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED/UFMG)
Diretoria e Coordenação Prof. Wagner José Corradi Barbosa Coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMG
Diretoria e Coordenação Coordenador Adjunto da UAB na UFMG
Diretoria e Coordenação Prof. Hormindo Pereira de Souza Jr. Coordenador do Programa Escola de Gestores da Educação Básica
Diretoria e Coordenação Prof. Reginaldo Naves de Souza Lima Coordenador de Projetos Especiais
Ramiro, Cristina, Marcus, Marcos e Bruno Assessoria Pedagógica Ramiro, Cristina, Marcus, Marcos e Bruno
Junio, Viviane, Cristiano e Denis Assessoria Tecnológica / T. I. Junio, Viviane, Cristiano e Denis Dandara
Compras Márcia, Samuel e Rosana
Vânia, Carolina e Thatiana Contabilidade e Finanças Vânia, Carolina e Thatiana
Gustavo, Lívia e Michelle Diárias e Passagens Gustavo, Lívia e Michelle
Equipe Multidisciplinar Atrás: Mariana, Pedro, Fernanda e Gelson Frente: Cristina, Priscila e Rose
Recepção Rosália
Recursos Humanos e Pessoal Natália e Alessandra
Secretaria (Direção) Sônia
Secretaria (Geral) Graça
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Fomento Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Contatos (31) 3409-4638 www.ufmg.br/ead educacaoadistancia@ufmg.br
Objetivo geral Promover a formação em serviço de todo o contingente de profissionais envolvidos nos cursos ofertados pela UFMG no âmbito da UAB (cursos de graduação, especialização e extensão): coordenadores de polo coordenadores de curso coordenadores de tutoria docentes tutores equipe técnico-administrativa dos polos componentes da equipe multidisciplinar servidores do CAED
Cadastro de reserva e público externo O curso também ofertará as vagas para: formação de um cadastro de reserva de tutores* público externo * O quadro de reserva garante apenas vantagens a serem definidas nos editais de seleção futuramente publicados pelo CAED.
Público e vagas (previsão) Segmento Vagas Equipe do CAED 22 Equipe multidisciplinar do CAED 7 Coordenadores de curso 20 Coordenadores de polo 24 Coordenadores de tutoria 16 Docentes 139 Equipe técnico-administrativa dos polos 120 Tutores presenciais (em exercício) 107 Tutores a distância (em exercício) 190 Tutores presenciais (quadro de reserva) 157 Tutores a distância (quadro de reserva) Público externo * 74 TOTAL 983 * As vagas não preenchidas pelo público prioritário e pelo quadro de reserva de tutores serão remanejadas para o público externo.
Segmento Procedimento Processo seletivo Segmento Procedimento Equipe do CAED Vaga garantida* Equipe multidisciplinar Coordenadores de curso Coordenadores de polo Coordenadores de tutoria Docentes Equipe técnico-administrativa dos polos Tutores presenciais Tutores a distância Tutores presenciais (quadro de reserva) Sorteio Tutores a distância (quadro de reserva) Público externo * Desde que realizada a inscrição no prazo estabelecido no Edital.
Requisitos para inscrição Segmento Requisitos * Equipe do CAED Envio do formulário de inscrição devidamente preenchido Equipe multidisciplinar Coordenadores de curso Coordenadores de polo Coordenadores de tutoria Docentes Tutores presenciais Tutores a distância Equipe técnico-administrativa dos polos Envio do formulário de inscrição devidamente preenchido + Envio da declaração de função emitida pelo coordenador do polo Tutores presenciais (quadro de reserva) Envio do formulário de inscrição devidamente preenchido + Formação de nível superior +(experiência mínima de 1 ano no magistério do ensino básico ou superior OU ter formação pós-graduada OU estar vinculado a um programa de pós-graduação strictu sensu) + exigências específicas de cada curso, conforme Edital 02/2012. Tutores a distância (quadro de reserva) Público externo Formação de nível superior A comprovação dos requisitos será feita no ato da inscrição, através do envio de documentação comprobatória em formato digital (PDF ou JPEG).
Gestão Patrimonial e Orçamentária Conteúdos programáticos Gestão da EaD Gestão Patrimonial e Orçamentária Tecnologias e Mídias Educacionais Planejamento Sistemas de Produção de Materiais Didáticos Mediação e Avaliação dos Processos de EaD
Mediação e avaliação em EaD Disciplinas 1º Módulo (3 disciplinas obrigatórias de 30 h cada) Duração: 16/4/2012 a 16/7/2012 Moodle I Gestão da EaD Mediação e avaliação em EaD 2º Módulo (3 disciplinas optativas de 30 h cada) Duração: 6/8/2012 a 5/11/2012 Gestão da EaD II Tecnologias e mídias educativas Ferramentas tecnológicas: uso em processos administrativos e para o aprendizado Gestão administrativa e financeira pública Moodle II Pressupostos didático-pedagógicos em EaD Gestão de pessoas e equipes Gestão pública de compras e serviços Produção de material didático para EaD
Estrutura Básica e Funcionamento Duração: 6 meses (2 módulos de 3 meses cada). Carga horária total: 180 horas. Pode ocorrer o aproveitamento de estudos e/ou experiência profissional de até 60 h / 4 créditos (a critério da coordenação do curso). As 3 disciplinas de cada módulo serão cursadas simultaneamente.
Modalidade a Distância, com encontros presenciais Metodologia Modalidade a Distância, com encontros presenciais Aulas e avaliações através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Moodle), por meio de textos-base, fóruns, chats, wikis, objetos de aprendizagem e outras ferramentas. 3 momentos presenciais: 1- Seminário de abertura, previsto para ocorrer durante dois dias em BH. 2 – Avaliação final do 1º módulo. 3 – Avaliação final do 2º módulo. As avaliações finais serão aplicadas em BH ou no polo do cursista.
Distribuição da carga-horária 144 horas (80%) a distância 36 horas (20%) em atividades presenciais 4 horas de apresentação do curso (em BH). 4 horas presenciais de Moodle (em BH). 8 horas de palestras sobre os temas dos conteúdos programáticos (em BH). 20 horas de atividades de avaliação (em BH ou no polo do cursista). Importante: Os profissionais ligados aos polos presenciais da UAB (somente aqueles vinculados à UFMG) receberão diárias e passagens para o Seminário de Abertura a ser realizado em Belo Horizonte.
Professor-Pesquisador Conteudista Professor-Pesquisador (“Formador”) Corpo docente Disciplina Professor-Pesquisador Conteudista Professor-Pesquisador (“Formador”) Moodle I Anderson Pimentel Lorena Tavares Moodle II Juliana Mendonça Gestão da EaD I Aécio Antônio Deolinda Armani Gestão da EaD II Simone de Paula Gestão administrativa e financeira pública Wilmar Ferreira Gestão pública de compras e serviços Márcia Mascarenhas
Professor-Pesquisador Conteudista Professor-Pesquisador (“Formador”) Corpo docente Disciplina Professor-Pesquisador Conteudista Professor-Pesquisador (“Formador”) Gestão de pessoas e equipes Júnia Marçal André Luiz Produção de material didático para EaD Cynthia Rúbia Tecnologias e mídias educativas Antônio Mendes Márcia Helena Pressupostos didático-pedagógicos em EaD Luiz Carlos Carmem Lúcia Ferramentas tecnológicas: uso em processos administrativos e para o aprendizado Eva Aparecida Roberto Márcio Mediação e avaliação em EaD Júlia Eugênia
Avaliação e Certificação Para fazer jus ao certificado, o cursista deverá satisfazer às seguintes exigências: Participação nos encontros presenciais. Aproveitamento mínimo de 70% das aulas a distância e de seus procedimentos avaliativos. A avaliação será contínua e processual, através de atividades realizadas presencialmente e pelo Moodle.
1º Módulo Tutores e turmas 37 turmas com aproximadamente 25 alunos cada. 1 Professor-Formador para cada disciplina e 1 tutor por turma.
O número máximo de alunos por tutor será mantido (aproximadamente 25); Tutores e turmas 2º Módulo O número máximo de alunos por tutor será mantido (aproximadamente 25); Cada aluno poderá receber a orientação de 3 professores-formadores e de até 3 tutores. Os tutores receberão treinamento específico para um entre os seguintes grupos temáticos: 1 Moodle II + Ferramentas Tecnológicas + Tecnologias e mídias educativas 2 Gestão de Pessoas + Gestão Administrativa e financeira pública + Gestão pública de compras e serviços 3 Gestão da EaD II + Pressupostos Didáticos + Produção de Material Didático
Publicação do Edital do curso 1/2/2012 Período de Inscrições Calendário do 1º Módulo Evento Data Publicação do Edital do curso 1/2/2012 Período de Inscrições 1/3/2012 a 15/3/2012 Sorteio de vagas para o quadro de reserva de tutores e para o público externo 29/3/2012 Resultado das inscrições (cadastro de reserva, público externo e aproveitamento de disciplinas)* 2/4/2012 Seminário de abertura do curso (presencial) 13 e 14/4/2012 (BH) Início do curso no AVA 16/4/2012 Fim do 1º módulo 16/7/2012 Matrícula no 2º módulo 28/5/2012 a 1/6/2012 Início do 2º módulo 6/8/2012 Os candidatos selecionados serão automaticamente matriculados nas disciplinas do 1º módulo.
Obrigado! Centro de Apoio à Educação a Distância – CAED/UFMG Assessoria Pedagógica 3409-5529 e 3409-3914 pedagogico@caed.ufmg.br