Microeconomia A III Prof Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 11 Economia da Informação 1
Referências VARIAN, H. Microeconomia: princípios básicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. (7.a edição americana) Capítulo 35 SHAPIRO, C., VARIAN, H. A Economia da Informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 2 2
Economia da Informação e métodos de análise Novas tecnologias exigem uma nova teoria econômica? Novas análises, mas não uma nova teoria econômica. Teoria econômica é sobre pessoas, escolhas e interação, tipo de bem (informação, serviços ou produtos) não importa. Preferências, tecnologias, custos, estruturas de mercado também são relevantes na economia da informação.
Modelos aplicados à Economia da Informação - Exemplos Externalidades, custos de troca e aprisionamento Mercados com Externalidades de Rede Gestão de Direitos
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento Computadores, FAX, celulares, redes, … Muitos usuários promovem diversas complementaridades. e-mail é útil se muitas pessoas o utilizam -- uma externalidade de rede. computadores são mais úteis se muitas pessoas usam o mesmo software.
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento Mas então, mudar de tecnologia se torna muito custoso: aprisionamento Microsoft Windows. Como os mercados operam quando existem custos de troca ou externalidades de rede?
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento Custo de troca Compare Ford v. Volkswagen Macintosh v. PC Windows
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento Investimentos permanentes em bens complementares Hardware Software Ofertantes querem aprisionar consumidor Consumidor quer evitar aprisionamento Princípio básico: Olhe para o futuro e pense no passado Kierkegaaard: “it is perfectly true, as philosophers say, that life must be understood backwards. But they forget the other proposition, that it must be lived forwards.”
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento Custo mensal do provedor em prestar um serviço de rede é c por consumidor Custo de Trocar de provedor do consumidor é s. Provedor oferece um desconto de um mês no valor de d. Taxa de juros é r.
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento Todos os provedores estabelecem a mesma taxa mensal de p. Quando a mudança de provedor é racional para o consumidor?
Valor presente
Valor presente
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento Custo de não trocar é
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento Custo de não trocar é Custo de trocar é
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento Custo de não trocar é Custo de trocar é Troco se
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento Custo de não trocar é Custo de trocar é Troco se I.e. se
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento Troco se I.e. se Competição entre empresas assegurará no equilíbrio de mercado que consumidores são indiferentes entre trocar ou não
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento No equilíbrio, lucro econômico das empresas é zero. I.e.
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento No equilíbrio, lucro econômico das empresas é zero. I.e. Como , no equilíbrio
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento No equilíbrio, lucro econômico das empresas é zero. I.e. Como , no equilíbrio ou
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento I.e. valor presente do lucro da firma = custo de troca do consumidor. Ou, preço garante mark up de longo prazo:
1. Externalidades, custos de troca e aprisionamento Os custos de troca são a norma nos setores de informação Consumidores podem estar mais vulneráveis Como fornecedor, os custos de troca são essenciais para avaliar a sua base instalada Antecipar o ciclo: olhar para investimentos permanentes
2. Mercados com Externalidades de Rede Indivíduos v = 1,…,1000 (indexados). Cada pessoa compra uma unidade do bem. v é o preço de reserva do bem para a pessoa Se o preço do bem é p, 1000-p pessoas podem comprar o bem Se p = 200, então D = 1000-200 = 800 Demanda negativamente inclinada O que acontece se houver externalidade de rede?
2. Mercados com Externalidades de Rede Indivíduos v = 1,…,1000. Cada um pode comprar uma unidade de um bem provocando uma externalidade de rede. Indivíduo v avalia uma unidade do bem em nv, onde n é o número de pessoas que compram o bem.
2. Mercados com Externalidades de Rede Indivíduos v = 1,…,1000. Cada um pode comprar uma unidade de um bem provocando uma externalidade de rede. Indivíduo v avalia uma unidade do bem em nv, onde n é o número de pessoas que compram o bem. Ao preço p, qual é a quantidade demandada do bem? Haverá um comprador marginal indiferente em comprar o bem?
2. Mercados com Externalidades de Rede Se v é o comprador marginal, o valor do bem é nv = p, então todo comprador v’ > v dá maior valor ao bem, e então o compra. Quantidade demandada (número de pessoas que desejam comprar): n = 1000 - v. Então a relação entre preço e número de usuários é p = n(1000-n). Espécie de curva de demanda, mas com um formato diferente...
2. Mercados com Externalidades de Rede Propensão a pagar p = n(1000-n) Curva de demanda 1000 n
2. Mercados com Externalidades de Rede - Ofertantes Apresentam rendimentos constantes de escala Suponha que todos os ofertantes tem o mesmo custo marginal de produção, c. Logo, curva de oferta é uma linha horizontal quando o preço iguala o custo médio.
Equilíbrio de Mercado Propensão a pagar p = n(1000-n) Curva de demanda Curva de Oferta 1000 n Equilíbrio: oferta = demanda. Existem três equilíbrios possíveis. Qual deve ocorrer?
Equilíbrio de Mercado Qual é o equilíbrio de mercado?
A Dinâmica do Mercado Qual é o equilíbrio de mercado? (a) Ninguém compra, ninguém oferta. Se n = 0, então a avaliação nv = 0 para todos os v, então nenhum comprador adquire. Externalidade de rede é baixa. Se nenhum comprador adquire, então nenhum vendedor oferta.
A Dinâmica do Mercado Propensão de pagar p = n(1000-n) Demanda (a) c Oferta 1000 n
A Dinâmica do Mercado Propensão de pagar p = n(1000-n) Demanda (a) c Oferta n’ 1000 n
A Dinâmica do Mercado Qual é o equilíbrio de mercado? (b) Um pequeno número, n’, de compradores. pequeno n’ pequeno valor de externalidade de rede n’v Pessoas acham que a rede não será muito grande, não estão propensas a pagar muito por ela.
A Dinâmica do Mercado Propensão de pagar p = n(1000-n) Demanda (a) c Oferta (b) (c) n’ n” 1000 n
A Dinâmica do Mercado Qual é o equilíbrio de mercado? (c) Um grande número, n”, de compradores compram. Grande n” elevado valor de externalidade de rede n”v Preço pequeno porque consumidor marginal que compra o bem não o valoriza muito, embora o mercado seja grande.
A Dinâmica do Mercado Qual o equilíbrio provável? Propensão de pagar p = n(1000-n) Demanda (a) c Oferta (b) (c) n’ n” 1000 n Qual o equilíbrio provável?
A Dinâmica do Mercado Suponha que o mercado se expanda toda vez que a propensão a pagar das pessoas excede o custo marginal, c. (a) e (c): equilíbrios estáveis (b): equilíbrio instável
A Dinâmica do Mercado Qual o equilíbrio provável? Propensão de pagar p = n(1000-n) Demanda Instável c Oferta n’ n” 1000 n Qual o equilíbrio provável?
A Dinâmica do Mercado Qual o equilíbrio provável? Propensão de pagar p = n(1000-n) Demanda Estável Estável c Oferta n” 1000 n Qual o equilíbrio provável?
A Dinâmica do Mercado Propensão de pagar p = n(1000-n) Demanda Instável Estável c Oferta (c) n’ n” 1000 n Pequena perturbação positiva em n’: mercado vai para o equilíbrio estável (c)
A Dinâmica do Mercado Propensão de pagar p = n(1000-n) Demanda Instável Estável c1 Oferta c2 n’ n” 1000 n Queda de custo: perturbação cada vez menor pode levar o mercado ao equilíbrio estável
A Dinâmica do Mercado 79 83 85 89 91 Preço Médio por máquina de fax Máquinas entregues (mil) 2000 500 2500 500 79 83 85 89 91
A Dinâmica de Adoção Saturação USUÁRIOS Decolagem Lançamento TEMPO
3. Gestão de Direitos Um bem deve ser Vendido diretamente, Licenciado para produção por outros, ou alugado? Como o direito de propriedade sobre o bem deve ser gerenciado?
Gestão de Direitos Sejam os custos marginais negligenciáveis (“bem digital”). Proprietário decide vender y unidades. Demanda de mercado é p(y). Logo, proprietário escolhe a produção e, implicitamente, o preço. A firma deseja maximizar o lucro (receita)
Gestão de Direitos
Gestão de Direitos
Gestão de Direitos
Gestão de Direitos Agora o proprietário permite um período de teste gratuito maior. Isso causa: Aumento no consumo (vendas pagas + vendas “gratuitas”) Aumento do valor do produto para os consumidores potenciais Provável redução das vendas (devido a alguns usuários que utilizam só o período gratuito)
Gestão de Direitos Agora o proprietário permite um período de teste gratuito maior. Isso causa -Uma elevação no consumo (ou seja, uma provável queda de vendas): Consumo Vendas
Gestão de Direitos Agora o proprietário permite um período de teste gratuito. Isso causa: - Elevação no valor de todos os usuários elevação na propensão a pagar (nova curva de demanda): Nova curva de demanda
Gestão de Direitos
Gestão de Direitos O problema da firma agora é
Gestão de Direitos O problema da firma agora é Este problema deve ter a mesma solução que
Gestão de Direitos O problema da firma agora é Este problema deve ter a mesma solução que Então
Gestão de Direitos
Gestão de Direitos Maior lucro
Gestão de Direitos Menor lucro
Gestão de Direitos Proprietário permite um período de teste gratuito Lucros aumentam se a elevação do valor para os consumidores compensar a redução do número de compradores
Gestão de Direitos Doar amostras grátis para vender seu conteúdo Assegurar-se que as amostras grátis guiem os clientes de volta a você Para o conteúdo digital, a produção é a reprodução A distribuição imensamente barata pode parecer ameaça, mas oferece grandes oportunidades Aumentar os direitos dos consumidores aumenta o preço, mas reduz as vendas