Aquacultura em Minas Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brasília– DF 20 de maio de 2013 Brasília– DF 20 de maio de 2013 Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: Diretrizes estratégicas.
Advertisements

V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
Lei /11 Habilitação Sanitária de EARPPs
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Ecologia Geral Limnologia (Ecologia Aquática)
Fertilização e controle de microalgas e cianobactérias.
CAPACIDADE SUPORTE DE AMBIENTE AQUÁTICO
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite do CEPA
Câmara Técnica Setorial de Aquacultura – CTSAqua / CEPA
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA AQÜICULTURA
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
A Pesca.
A IMPORTÂNCIA DA AERAÇÃO NOS SISTEMA DE PRODUÇÃO AQUÍCOLAS
Agricultura Local e Sustentável
Aluno:Guilherme A. Queiroz Graduando em Aquacultura
VIABILIDADE DA CRIAÇÃO DE PEIXES COM HORTALIÇAS EM LONDRINA-PR
A água e a biodiversidade
Pegada Ecológica para a gestão ambiental de cidades e estados
Piscicultura em São Paulo
Animais invertebrados
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
ÍNDICES ZOOTÉCNICOS Mestranda – Keila Araújo.
Universidade Federal de Minas Gerais
HIDROLOGIA.
CANADÁ.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS
Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura
FATEC SHUNJI NISHIMURA
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
Recursos hídricos.
Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo
Encontro de Aquicultura na Amazônia –V ENAq
Centro Sócio-Econômico Departamento de Ciências Econômicas Centro Sócio-Econômico Aqüicultura Catarinense: o caso da carcinicultura - 4a. SEPEX – set 2004.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Cerimônia de lançamento das obras da sede 25 de fevereiro de 2011 Pedro Antônio Arraes Pereira Diretor-Presidente da Embrapa.
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
Comissão Nacional da Aquicultura
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
Políticas Públicas Pesca e Aquicultura SFPA/RO 2013
Profa. Dra. Renata Medici
Proposta para Implementação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais NAPNE Campus Rio Grande Prof. Osvaldo C. Pinto Direção Geral.
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Objetivo Geral Estruturar a cadeia produtiva da Aquicultura no
Aquicultura Brasileira
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Agroecologia.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
PORTIFÓLIOAquacultura ISABELA FERNANDA DE ARAÚJO TORRES Universidade Federal de Minas Gerais.
Agricultura Alternativa (anos 70)
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Campo e agropecuária.
Nomes: Leonardo, Marcelo, Rodolfo, Tiago, Uendel
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
“Princípios Básicos de Piscicultura”
TEXTO: Água virtual, escassez e gestão: O Brasil como grande “exportador” de água.
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Recursos Hídricos.
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
Aquicultura e pesca Introdução
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq Multifuncionalidade da agricultura familiar e inovações tecnologicas para região do.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 10 REGIME JURÍDICO DA PESCA E DA AQUICULTURA.
PRODUÇÃO RURAL E URBANA Criação: Profª Sheila Stela Kurschner.
Transcrição da apresentação:

Aquacultura em Minas Gerais Romário de Almeida Soares Aluno de Graduação de Aquacultura

Definição: A Aquacultura é o cultivo ou criação de organismos, cujo ciclo de vida, em condições naturais, ocorre total ou parcialmente em meios aquáticos.

Órgão Responsáveis pela Uso da Agua em Minas Gerais IGAM: É o órgão responsável pela concessão de direito do uso dos recursos hídricos de Minas Gerais, zela pela preservação da quantidade e qualidade da água. E gerencia desenvolvimentos sustentáveis na regiões onde atuam.

Historia da Aquacultura em Minas Gerais: Com a pesca ficando cada vez, mais estagnada surgiu, então uma nova forma de Produção de pescado que é Aquacultura, no Estado de Minas, por volta da década 80 motivados pelo desenvolvimento da aquicultura Mundial. Mesmo com diversos entraves. Por falta de investimentos, Tecnologia, Logísticas e mercado.

Viveiro de criações

Minas Gerais possui umas das maiores lâminas d’água doce do pais, e clima ameno, Minas Gerais tem capacidade de se torna um dos maiores produtores de pescado do pais.

Reservatório de Furnas. Fonte: André Bonacin

Reservatório de Furnas O lago de Furnas, apesar de sua área de (1.470 Km2), em condições naturais tem a produção de pescado limitada devido a sua pequena produção de Alimento natural.

Devido à implantação dos parques aquícolas, o Lago servira para a criação intensiva de peixes em Tanques Redes, que pela sua profundidade, e qualidade de água e aeração propicia ao ambiente,um lugar ideal para o cultivo de peixes.

Foto: Emater-MG

Reservatório de Três Marias Desde 1980 o reservatório de Três Marias vem recebendo estudos nas áreas, de Limnologia (estudos físicos, químicos e biológicos da agua) ictiologia ( estudos biológicos dos peixes).

No reservatório ocorrem muitos estudos relacionados à tecnologia e desenvolvimento das espécies, como, larvicultura, reprodução artificial e alevinagem de peixes.

Emater-MG

Ambos os reservatórios estão produzindo Tilapia, pois eles já conhecem o seu ciclo produtivo. É conhecida como “O Frango de Agua”. A produção do estado de Minas Gerais no ano de 2010 foi entorno 12 mil Toneladas.

Responsáveis pela melhorias da Situação da Aquacultura em MG EMATER-MG EPAMIG CODEVASF

EMATER-MG EMPRESA DE ASSISTENCIA TECNICA E EXTENÇÄO RURAL A EMATER atua como um dos principais instrumentos do estado para a ação operacional e de planejamento agrícola em Minas Gerais

EPAMIG( Empresa de Pesquisa Agropecuárias de Minas Gerais) O programa de pesquisa em Aquacultura da Epamig procura desenvolver e adaptar tecnologias para as espécies de cultivo. Como melhoramento genéticos de linhagem de Tilapia do Nilo, visando elevar o rendimento industrial do peixe. Estudos da cadeia produtiva da piscicultura de Minas Gerais.

CODEVASF( Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Panaíba É uma Companhia que vem realizando estudos liminologicos e ictiológicos no Vales da Panaíba. E o domínio da reprodução de 32 espécies de peixes.

Peixes Ornamentais em Minas Gerais A produção de ornamental sai mais barata que piscicultura para abate. Em Patrocínio de Muriaé, chegar rende ate R$ 200 mil mensal. A cada dia que passa aumenta mais o número de pessoas interessadas em produzir peixes Ornamentais. A vantagem do peixe ornamental é que ele não necessita de muito espaço para ser produzido, em pequenos espaços conseguirmos produzir muito

Foto Emater-MG

Os peixes ornamentais são criados em estufas, que preservam a temperatura da água em torno dos 28º. Assim, ajuda a manter o ambiente mais favorável para o animal e também uma produção que só em uma das propriedades chega a cem mil unidades.

Fotos EMATER-MG

Conclusão A Aquacultura no estado de Minas Gerais ainda está em estagio de desenvolvimento, mas acreditasse que dentro de alguns anos a produção de pescado do estado estará por volta 40 mil toneladas por ano. Devido ao zoneamentos dos parques aquícolas, que estão sendo realizados, pelas diversas empresas que existem neste setor e pelo Governo de Minas.

Referencias Bibliográficas http://www.mpa.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=678 http://www.conselhos.mg.gov.br/uploads/portal//20/8%20WSAqua%20Peixes%20Ornamentais%20Regiao%20de%20Muriae.pdf http://www.epamig.br/index.php?Itemid=57&id=191&option=com_content&task=view http://www.codevasf.gov.br/noticias/2012/codevasf-promove-capacitacao-em-piscicultura-para-produtores-de-minas-gerais

http://www.igam.mg.gov.br/ http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=19338

Obrigado ! Contatos: romarioall70@yahoo.com.br Coma mais Peixe faz bem para a Saúde e Economia Contatos: romarioall70@yahoo.com.br

Aquacultura em Minas Gerais Romário de Almeida Soares Aluno de Graduação de Aquacultura