Planejamento de música para a Educação Infantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Especial Adaptação Curricular Supervisoras Rosana e Rosângela
Advertisements

CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
DIA A DIA DE NOSSAS CRIANÇAS NA EMEI
Minha História Gabriela e Michaele 3ªC.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
7 Captação, Amplificação e Efeitos Sonoros - Atividades Participe da atividade a seguir: Organização de uma palestra Audições Adicionais Bom trabalho!
TURNO INTEGRAL.
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
Jogos tradicionais: Rodas cantadas
PORTIFÓLIO VIRTUAL DANÇA
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
Sistema Respiratório.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Rede Municipal de Educação
PROFESSORAS Música da Escola Eixo 3
MÚSICA NA ESCOLA O significado da música para o professor
“Meu monumento estradas e trilhos minha saudade este tempo que vai estes serritos estes montes me guardam e ainda guardam se um dia eu voltar pra ti”
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
TEXTOS: Dr. Robert Fulghum
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL MÚSICA
Lukas vai à escola... 1o. Dia na Escola Primária Berliner Ring Schule - Graz 11/09/2006.
TURNO INTEGRAL.
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
Madier Vidal André Gnoatto Suzan Modsieski Maiara Sgrott Delaine Til Jhonatan Amorim Beatriz Muller Naísa Radtke Kamila Trainotti.
MÚSICA COMO RECURSO PARA TRABALHAR O EIXO CORPO E MOVIMENTO
Jogo brinquedo e brincadeira
J UNHO Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fukner Acadêmicos: Amanda Dalbosco Gislaine Grepa Jeferson de Souza Valmir Melo Junior Professor.
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Danças. Ciranda e Frevo..
Era uma vez ………….
ÁREA PROJECTO: O BICHINHO DA FRUTA. Na sequência do projecto apresentado aos pais e alunos, as professoras decidiram convidar uma massagista de recuperação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
Projeto Festa Junina. Divulgando a Pesquisa Tutora: Maria Aparecida Crivelli Cursista: Valderice Gomes Ferro Módulo I.
História de amor.
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
.AS TECNOLOGIAS EXISTENTES EM MINHA ESCOLA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO 2013 POLO UAB/UNICENTRO –SÃO MATEUS DO SUL –PR Módulo: Gestão Integrada de Mídias na Educação.
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Na Escola Municipal Orliene Marcon temos:Lousa e giz- Usados para passar os conteúdos e os alunos copiarem, registrando no caderno; Televisão e DVD- Usados.
As sensações através da música
Os sentimentos de cada um
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
Educação e Expressão Musical Jardim de Infância Obra Kolping Sandra Lopes Ano letivo Obra Kolping.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Manifestações Culturais em Santa Rosa de Viterbo: Foco na Escola de Música Plácido Bertocco.
João e os ditongos.
Uma história criada em parceria por: Maria Jesus Sousa (Juca) e Alda Casqueira Fernandes C U M P R I M E N T O S.
Rodas Cantadas Sandra Rhoden
Transcrição da apresentação:

Planejamento de música para a Educação Infantil Universidade Federal de Santa Maria Laboratório de Educação Musical Planejamento de música para a Educação Infantil Curso de Formação Continuada em Música para professores unidocentes Escola Municipal de Educação Infantil Borges de Medeiros Gabriela Da Ros de Araújo

O que é planejamento? Como se começa a planejar? O que é importante pensar antes de planejar? O que? Para quem? Como? Por quê? Flexibilidade – reflexão (FUSARI, 2000) Interesse

Planejamento de música Josette Feres Brinquedo livre Canto de entrada Hora do canto Expressão corporal Percussão corporal Brinquedo projetivo Movimento sem locomoção Movimento com locomoção Exercícios de socialização Parlendas, rimas e brincadeiras musicais Marchas, danças e cirandas Conjunto de percussão Relaxamento Canto de saída

Releituras INÍCIO MEIO – livre FIM

Bebês Canto de Entrada: Alô (sentados). Expressão: Eu conheço um jacaré (sentados). Brinco: Serra, serra, serrador (em duplas). Grupo Instrumental: Pirulito (sentados). Brincadeira de Roda: Sai ó Piaba (roda). Lavadeira (roda) Relaxamento: CD Na casa da Ruth. Alecrim. Canto de despedida: Nossa aula acabou

Maternal (3 – 4 anos) Canto de Entrada - Alô (sentados) Hora do Canto - Bochecha (sentados) Onde está a minha mão (sentados) Percepção auditiva – A trote, a galope e a passo (sentados) Movimento - Lá na estação Garibaldi - cavalinho Parlenda: Serra, serra (duplas) Conjunto de Percussão – O grilo (sentados) Relaxamento – Pandorga da lua instrumental (Pandorga da lua) Canção de despedida – Tchau, tchau

Pré (5 anos) Canto de entrada: Boa tarde coleguinha Hora do canto: Lagarta pintada Escravos de Jó Jogos: Rabo do tatu Bate o monjolo Batom Relaxamento: Massagem ao som de música calma Canção de despedida: Tchau, tchau