Planejamento de música para a Educação Infantil Universidade Federal de Santa Maria Laboratório de Educação Musical Planejamento de música para a Educação Infantil Curso de Formação Continuada em Música para professores unidocentes Escola Municipal de Educação Infantil Borges de Medeiros Gabriela Da Ros de Araújo
O que é planejamento? Como se começa a planejar? O que é importante pensar antes de planejar? O que? Para quem? Como? Por quê? Flexibilidade – reflexão (FUSARI, 2000) Interesse
Planejamento de música Josette Feres Brinquedo livre Canto de entrada Hora do canto Expressão corporal Percussão corporal Brinquedo projetivo Movimento sem locomoção Movimento com locomoção Exercícios de socialização Parlendas, rimas e brincadeiras musicais Marchas, danças e cirandas Conjunto de percussão Relaxamento Canto de saída
Releituras INÍCIO MEIO – livre FIM
Bebês Canto de Entrada: Alô (sentados). Expressão: Eu conheço um jacaré (sentados). Brinco: Serra, serra, serrador (em duplas). Grupo Instrumental: Pirulito (sentados). Brincadeira de Roda: Sai ó Piaba (roda). Lavadeira (roda) Relaxamento: CD Na casa da Ruth. Alecrim. Canto de despedida: Nossa aula acabou
Maternal (3 – 4 anos) Canto de Entrada - Alô (sentados) Hora do Canto - Bochecha (sentados) Onde está a minha mão (sentados) Percepção auditiva – A trote, a galope e a passo (sentados) Movimento - Lá na estação Garibaldi - cavalinho Parlenda: Serra, serra (duplas) Conjunto de Percussão – O grilo (sentados) Relaxamento – Pandorga da lua instrumental (Pandorga da lua) Canção de despedida – Tchau, tchau
Pré (5 anos) Canto de entrada: Boa tarde coleguinha Hora do canto: Lagarta pintada Escravos de Jó Jogos: Rabo do tatu Bate o monjolo Batom Relaxamento: Massagem ao som de música calma Canção de despedida: Tchau, tchau