Curso: Engenharia Civil Geologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
Advertisements

Profa Dra Rosane Vargas
MANEJO DA PAISAGEM PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA
ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS URBANOS
Engenharia de Minas.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Características físicas de uma Bacia Hidrográfica
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
ÁGUAS CONTINENTAIS ÁGUA SUBTERRÂNEA ÁGUA que se infiltra e é levada através do solo até a zona saturada, onde a água preenche todos os espaços entre.
ST HIDROLOGIA E DRENAGEM
Prof. Dr. Flávio Renato de Góes Padula
MOVIMENTO DE TERRA 1ª Parte.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
E S C O A M E N T O Conceito, Classificação e Formação
Processo de Precipitação Por Osvalcélio Fortunato
Estimativa do Escoamento superficial
Estimativa do Escoamento superficial
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN Programa de Pós-Graduação em Emgenharia Civil e Ambiental.
Aspectos Construtivos das Lagoas de Estabilização
Rede EcoVazão Objetivo Geral
A Dinâmica das Bacias Hidrográficas
Recursos Minerais.
Fabricio Romão Galdino Eng. Aqüicultura AGENCIARURAL SUPERVISÃO DE PRODUÇÃO ANIMAL (SPA) CURSO BÁSICO DE PISCICULTURA -Engenharia de Construção-
História
1 - Objetivos das obras: Usos (geral): canais e rios regularizados;
Geomorfologia e Planejamento
Professora: Maria Tâmara de Moraes G. Silva
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
Resistência ao Cisalhamento dos Solos
IV SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE O USO DA ÁGUA NA AGRICULTURA I SIMPÓSIO ESTADUAL SOBRE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA - Passo Fundo: 11 a 14 abril de 2011 Segurança.
Bacias Hidrográficas Trabalho elaborado por: Andreia nº2 Clara nº4
Hidrologia Definições
3. CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA
Sistemas de Abastecimento de Água:
Prof. Raphael Barbosa Ramos
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Modelos Hidrológicos.
Ii - Erosão Fluvial Facilitada pela desproteção da calha e pelo aumento do ES; Ocorrência no ano: TC; Tipos de processos erosivos da calha: corrosão, corrasão,
Professora: Ana Paula Diniz
HIDRÁULICA e SANEAMENTO
Prof. Valquíria Claret dos Santos
ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
Dinâmica das bacias hidrográficas
BARRAGENS FASES DE PROJETO TIPOS DE BARRAGENS
Serviços preliminares
Propagação de Cheias em Reservatório
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
Geotecnia                              Introdução Geotecnia é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação.
Barragens de contraforte
USINAS HIDRELÉTRICAS.
PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
Bacia hidrográfica Área de captação natural dos fluxos de água, originados a partir da precipitação que faz convergir para um único ponto de saída, seu.
Geoprocessamento Produtos derivados.
Geologia, problemas e materiais
CONCEITOS EROSÃO FLUVIAL
CARTA GEOTÉCNICA DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN: ÁREAS DE SUSCETIBILIDADE E RISCO DE DESLIZAMENTOS E INUNDAÇÕES Melquisedec Medeiros Moreira Ministério da Ciência,
Regularização de vazões
O Que é são Riscos ?.
Modelos Hidrológicos EHD222 - Modelagem Hidrológica Aplicada
Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
DRENAGEM NATURAL Toda bacia hidrográfica possui uma rede de drenagem natural Essa rede conduz parte das chuvas, degelo ou outras fontes de água, para outras.
Transformação das bacias hidrográficas
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA PROF: M. Sc. Felipe Corrêa.
ADEQUAÇÃO DA LAVRA DE CAULIM ÀS DIRETRIZES AMBIENTAIS
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
SOEBRAS ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL INSTITUTO SUPERIOR TECNOLÓGICO REGIONAL - INTER DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL “Grade Curricular Geral”
Barragem de Enroncamento
Ciclo Hidrológico.
O mal gerenciamento e planejamento territorial pode favorecer o surgimento de áreas de risco em taludes às margens de rodovias. Tal situação ocorre no.
Transcrição da apresentação:

Curso: Engenharia Civil Geologia BARRAGENS DE TERRA Samanta Rocha Dorth Wagner Rogério da Costa e Silva

INTRODUÇÃO: São estruturas compactadas construídas em vales com a intenção de fechá-los transversalmente, proporcionando assim um represamento de água, e que dependem da sua massa para resistir ao deslizamento e tombamento. O que não se deve confundir com diques, que são obras construídas ao longo do curso d’água para evitar seu transbordamento para os terrenos marginais baixos. Desde os tempos mais antigos, as barragens de terra foram construídas com a finalidade de armazenar água para irrigação. Essas barragens eram projetadas a partir de métodos empíricos e a literatura de engenharia está repleta de registros de ruptura e acidentes dessas barragens. Só a partir de 1907 surgem os primeiros procedimentos racionais para projeto dessas obras.

Tem como Principais Finalidades: Abastecimentos das cidades, Suprimento à irrigação, Produção de energia elétrica, Controle de inundações, Também usando o curso d’água para fins de navegação, chamadas também de barragens de acumulação. Podem ser explorados individualmente ou em conjunto.

ESTUDO DE UMA BARRAGEM Para se construir uma barragem, independente se é de concreto ou terra, é necessário realizar alguns estudos tais como: Topográficos, Hidrológicos, Geológicos, Geotécnicos.

Os estudos topográficos: Consistem em, fazer um levantamento topográfico da região a ser construída: - Delimitando principalmente a sua bacia de acumulação, - Além do uso de fotos aéreas para que se identifique a vegetação, - O tipo de rocha que compõe toda a extensão do lugar onde será construída a barragem.

Estudo geológico: Refere-se em particular ao estudo das rochas, com atenção aos seus eventuais fendilhamentos, é necessário também ter conhecimento da rocha de fundação se cumpre a determinação do modulo de elasticidade e a verificação da sua estanqueidade.

Estudo hidrológico: Visa conhecer o regime de água da região.

Estudo Geotécnico: É basicamente, ter conhecimento exato: Das propriedades dos materiais da fundação E dos materiais de empréstimo que serão utilizados na sua constituição.

MÉTODOS CONSTRUTIVOS -Barragem Homogênea -Barragem Zonada

Barragem Homogênea

Barragem Zonada

ENROCAMENTO

TERRAPLENAGEM Idealmente, os materiais de aterro deverão ser extraídos dentro da área do reservatório e, se necessário, de quaisquer áreas de corte do descarregador/vertedor. Nunca é demais realçar a importância de uma abordagem analítica correta para determinar os vários tipos de solo para uma barragem zonada.

AREA DE EMPRESTIMO: Deve dar-se preferência às caixas ou áreas de empréstimo na área do reservatório, seguido daquelas localizadas nas encostas do vale próximo do aterro. Áreas de empréstimo na área do reservatório têm a vantagem de aumentar a capacidade de armazenamento a montante e de não necessitarem de trabalhos de remediação uma vez concluída a barragem.

Valas e Trincheiras: Uma série de valas e trincheiras de teste podem depois de abertas em áreas mais promissoras permitir uma avaliação geral dos tipos de solo.

Materiais a evitar: -Materiais orgânicos. -Materiais em decomposição Materiais a evitar: -Materiais orgânicos. -Materiais em decomposição. -Material com alta proporção de mica, que forma superfícies escorregadias em solos com percentagem baixa de argila. -Solos com calcário calcítico, firmes porem muito permeáveis. -Limos finos. -Xistos e xistos argilosos, apesar de grosseiros tem tendencia de se desintegrar. -Argilas expansivas com tendência ao fendilhamento, que quando molhadas podem não selar a tempo de evitar infiltração através delas.

Mais pontos importantes: -Rendimento da Bacia hidrográfica -Capacidade de Armazenamento e dimensionamento necessário. -Dimensionamento do Descarregador -Picos de Cheia e Calculo da cheia máxima provável. -Fatores de Segurança.

Defina Barragem Homogênea e Barragem Zonada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: Tópicos em Geotecnia e Obras de Terra – 2004 - Prof. M. Marangon, D. Sc. Manual sobre pequenas Barragens de Terra, Publicação da FAO sobre rega e Drenagem, Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura - Roma 2011.   Barragens de Terra Sistemas de Drenagem Interna – Trabalho de conclusão de Curso Apresentado a Universidade Anhembi Morumbi no Âmbito do Curso de Engenharia Civil com Ênfase Ambiental. Azevedo, Maria da Penha Nogueira e – São Paulo 2005 Mecânica dos solos e suas aplicações, livro, Caputo, Homero pinto.

O Conteúdo esta disponível em: www.academiadaengenharia.com

OBRIGADO