PARAFUSOS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MONTAGEM-TORQUE Tendo visto que o pré-carregamento é desejado em uniões importantes, deve-se agora considerar os meios de assegurar que o pré-carregamento.
Advertisements

AULA 1: INTRODUÇÃO Universidade Federal de Goiás
PRÉ CARREGAMENTO EM PARAFUSOS
CHAVETAS CAVILHAS E ANÉIS DE RETENÇÃO
PARAFUSOS Universidade Federal de Goiás
Desenho Mecânico I Aulas 4 Fernando.
Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista
REPRESENTAÇÃO EM PARAFUSO E EIXO
Prof. Isaac N L Silva Professor Adjunto – PUCRS
Mecânica 1. Objetivos  Nivelar o conhecimento sobre ferramentas e métodos básicos mecânicos de uso geral no grupo;  Ensinar pensamento crítico de projeto;
Silva, Ribeiro, Dias, Sousa Desenho Técnico Moderno ELEMENTOS DE MÁQUINAS © LIDEL EDIÇÕES TÉCNICAS 1 Desenho Técnico Moderno Capítulo 13 – Elementos de.
Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,
Material didático desenvolvido pelo Profº Valentino Funções:. proteger as peças, parafuso e a porca evitando desgaste e deformações nas superfícies de.
Antropometria Layanne Lobo.
Micrômetro A precisão de medição que se obtém com o paquímetro, às vezes, não é suficiente. Para medições mais rigorosas, utiliza- se o micrômetro, que.
Introdução  O presente PowerPoint serve para ajudar a perceber o processo de montagem dos chapéus de sol em palha, não sendo o mesmo vinculativo a todas.

AULA – Base de desenho técnico Instrutor André Olivieri de Albuquerque FMA.
ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
Elementos de fixação e de apoio Curso Técnico de Mecânica Automotiva Elementos de máquinas Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
RELÓGIO COMPARADOR. O relógio comparador é um instrumento de medição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos.
UNIDADE III PILARES.
PAVIMENTAÇÕES DE ESTRADAS II – Prof. Eng.º Carlos Pastana IP 02 – Classificação das Vias Lucas Miranda de Matos – Luiz Felipe Marques Gonçalves.
Alinhamento geométrico e nivelamento de máquinas e equipamentos
Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
PERDAS DE CARGAS EM TUBULAÇÕES Francisco Denilo Juliana Lorenzo Mauricio Sodré Uoston Tavares Viviane Basílio.
Cálculo III Professor Michell Thompson. Objetivos da Disciplina: Estudar integrais de funções de duas e três variáveis, aplicações e interpretações na.
Rolamentos O início do rolamento......os rolos e esferas facilitam a movimentação.
Torneamento CONCEITO O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa.
Especificações Tecnologia SCM
Introdução Classificação dos processos de fabricação.
CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS
Ligação com conectores ou prendedores
Preparativos Antes da Montagem
Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
Exercícios 6.3 Um corpo-de-prova de alumínio que possui um seção retangular de 10 mm x 12,7 mm é puxado em tração com uma força de N produzindo.
TERMFORMAGEM O processo de transformação plástica através da termoformagem consiste em aquecer chapas de plástico de diversos tipos de materiais e espessuras;
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 10 – Parte 2 Prof
BIOMECÂNICA ÓSSEA SISTEMA DE ALAVANCAS.
Transporte e Logística
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
calibradores e blocos padrão Professora Fernanda maura
Aluno: Sérgio Luiz Manenti
FRESADORA Prof. Elton Ricardo.
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
Mancais e Lubrificação
Desenho Técnico Moderno
Desenho Técnico Moderno
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
Treinamento de conexões. As roscas utilizadas são as NPT, UNF, BSP e MÉTRICA com suas variações, a rosca da porca de aperto das conexões nacionais e DIN.
Caixa Para mais de 80 discos Feita de madeira mdf. Ótimo acabamento - Medidas: 33cm de largura x 33cm de altura x 33cm de profundidade.
Silva, Ribeiro, Dias, Sousa Desenho Técnico Moderno ELEMENTOS DE MÁQUINAS © LIDEL EDIÇÕES TÉCNICAS 1 Desenho Técnico Moderno Capítulo 13 – Elementos de.
Desenho Técnico Moderno
Capítulo 1: Tensão.
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
Desde 2003 a empresa vem atuando no mercado com a colocação de gesso
MATERIAIS DAS FERRAMENTAS DE USINAGEM Componentes: Hugo Brian de C. Cortez Fabricio Fragoso Santos Wilton Nunes Gomes da Silva.
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Nildimar Gonçalves Madeira Licenciado em Ciências Agrícolas, UFRRJ, 1986 Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, UNEC,
MÁQUINAS SIMPLES Qualquer instrumento que nos ajude a trabalhar é CONSIDERADO uma MÁQUINA; São INSTRUMENTOS que servem para FACILITAR a REALIZAÇÃO de.
ELEMENTOS DE MAQUINAS. EIXOS DEFINIÇÃO:  Elementosdemáquinasutilizadosparasuportar componentes rotativos e/ou transmitir potência ou movimento rotativo.
Processo de Conformação e Usinagem Engº Esp. Prof. Christian Eduardo Moreira de Souza Universidade Paulista UNIP – Araçatuba - SP.
ELEMENTOS DE FIXAÇÃO. Sumário: Introdução Tipos ELEMENTOS DE FIXAÇÃO Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças. Qualquer construção, por.
PORCAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
ARRUELAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
REBITES. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
MOLAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
ELEMENTOS DE MÁQUINAS II e SISTEMAS MECÂNICOS II
Automação da Produção Comando Numérico CAD/CAM
Transcrição da apresentação:

PARAFUSOS

Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação

PARAFUSOS São elementos de fixação, empregados na união móvel de peças, isto é, as peças podem ser montadas e desmontadas sem danificar os elementos de fixação. Os parafusos se diferenciam pela forma da rosca, da cabeça, da haste e do tipo de acionamento (chave).

O parafuso é composto, geralmente de duas partes: cabeça e corpo. O corpo do parafuso pode ser cilíndrico ou cônico, com rosca total ou parcial. A cabeça pode apresentar vários formatos; porém, há parafusos sem cabeça.

CLASSIFICAÇÃO DOS PARAFUSOS Parafusos Passantes Parafusos Não Passantes

Parafusos de Pressão Parafusos Prisioneiros

Ao unir peças com parafusos, deve-se levar em consideração quatro fatores: - Profundidade do furo broqueado; - Profundidade do furo roscado; - Comprimento útil de penetração do parafuso; - Diâmetro do furo passante.

 - diâmetro do furo broqueado d - diâmetro nominal da rosca A - profundidade do furo broqueado B - profundidade da parte roscada C - comprimento de penetração do parafuso d 1 - diâmetro do furo passante Material Profundidad e do furo broqueado A Profundidad e da parte roscada B Compriment o de penetração do parafuso C Diâmetro do furo passante d 1 Aço2 d1,5 d1 d 1,06 d Ferro fundido 2,5 d2 d1,5 d Bronze, latão2,5 d2 d1,5 d Alumínio3 d2,5 d2 d

PARAFUSO DE CABEÇA SEXTAVADA b

Aplicação Em geral, esse tipo de parafuso é utilizado em uniões em que se necessita de um forte aperto da chave de boca ou estria. Esse parafuso pode ser usado com ou sem porca. Quando usado sem porca, o rosqueamento é feito na peça.

PARAFUSO CABEÇA CILÍNDRICA COM SEXTAVADO INTERNO (ALLEN) A = d = altura da cabeça do parafuso; e = 1,5 d = diâmetro da cabeça; t = 0,6 d = profundidade do encaixe da chave; s = 0,8 d = medida do sextavado interno; d = diâmetro do parafuso.

Aplicação Este tipo de parafuso é utilizado em uniões que exigem um bom aperto, em locais onde o manuseio de ferramentas é difícil devido à falta de espaço. Esses parafusos são fabricados em aço e tratados termicamente para aumentar sua resistência à torção. Geralmente, este tipo de parafuso é alojado em um furo cujas proporções estão indicadas na tabela à seguir.

dmmAeA1A1 B1B1 d1d1 tss1s1 3/16”4,76 8,0068,55,03,05/32” 1/4”6,35 9,528106,54,03/16”l/8” 5/16”7,94 11,119128,25,07/32”5/32” 3/8”9,53 14,281114,59,85,55/16” 7/16”11,11 15,871216,511,47,55/16”7/32” 1/2”12,70 19,051419,513,08,03/8”1/4” 5/8”15,88 22, ,110,01/2”5/16” 3/4”19,05 25, ,311,09/16”3/8” 7/8”22,2322,2028, ,513,09/16”1/2” 1”25,40 33, ,715,05/8”9/16”

PARAFUSO SEM CABEÇA COM SEXTAVADO INTERNO d = diâmetro do parafuso; t = 0,5 d = profundidade do encaixe da chave; s 1 = 0,5 d = medida do sextavado interno. Aplicação Em geral, esse tipo de parafuso é utilizado para travar elementos de máquinas.

Por ser um elemento utilizado para travar elementos de máquinas, esses parafusos são fabricados com diversos tipos de pontas, de acordo com sua utilização.

PARAFUSO DE CABEÇA ESCAREADA CHATA COM FENDA Aplicação Esse tipo de parafuso é muito empregado em montagens que não sofrem grandes esforços e onde a cabeça do parafuso não pode exceder a superfície da peça.

PARAFUSO DE CABEÇA REDONDA COM FENDA Aplicação Esse tipo de parafuso é também muito empregado em montagens que não sofrem grandes esforços. Possibilita melhor acabamento na superfície.

PARAFUSO DE CABEÇA CILÍNDRICA BOLEADA COM FENDA Aplicação São utilizados na fixação de elementos nos quais existe a possibilidade de se fazer um encaixe profundo para a cabeça do parafuso, e a necessidade de um bom acabamento na superfície dos componentes. É um parafuso cuja cabeça é mais resistente do que as outras de sua classe.

PARAFUSO DE CABEÇA ESCAREADA BOLEADA COM FENDA Aplicação São geralmente utilizados na união de elementos cujas espessuras sejam finas e quando é necessário que a cabeça do parafuso fique embutida no elemento. Permitem um bom acabamento na superfície.

PARAFUSOS COM ROSCA SOBERBA (PARA MADEIRA)