Aquecimento global e o Efeito estufa O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta). Devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs.
EMISSÃO DE GASES POLUENTES AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA CAUSAS EMISSÃO DE GASES POLUENTES DESMATAMENTO
AQUECIMENTO GLOBAL E O EFEITO ESTUFA CONSEQUENCIAS Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas; Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra; Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor.
Continuação Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu e americano, por exemplo, tem se verificado intensas ondas de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças. Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
CONCLUSÃO A grande preocupação é se os elevados índices de Dióxido de Carbono que se têm medido desde o século passado, e tendem a aumentar, podem vir a provocar um aumento na temperatura terrestre suficiente para trazer graves conseqüências à escala global, pondo em risco a sobrevivência dos seus habitantes.