Oficina de Reaproveitamento de papel usado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Trabalho Realizado por:
Quer um planeta legal! 1 - Introdução 2 - 1ª Meta
CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
COLETA SELETIVA Conheça algumas medidas importantes para não poluir o meio ambiente na hora de jogar fora o seu lixo.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Tema: Reduzir, reutilizar e reciclar Objectivo:
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
AULAS 03 E 04 RESÍDUOS SÓLIDOS
Como transformar informações em conhecimento
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
Alô, galera! Podemos dizer que a Geografia é a ciência que estuda as relações dos homens entre si, ou seja, as relações sociais, culturais, políticas.
SIDNEY VALEIJE Diretor de Descartáveis ABRALIMP
“EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA”
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado.
Economize Água * Uma torneira pingando um pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em um dia, 46 litros de água!! * Se tiver piscina, mantenha-a.
A POLÍTICA DOS 3 R’s.
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Razões para utilizar a logística reversa
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Processo Produtivo: Papel e Celulose
BOLO DE CASCA DE ABÓBORA
O problema do lixo termina
Você sabia que... Projeto Molho de Cascas de
PROJETO EDUCAR E HUMANIZAR
Professor: José Maria Inácio
Protege a Natureza! Recicla.
Educação para a Sustentabilidade
Os 4’Rs.
Pudim de Morango com Gengibre
Segurança geral e pessoal
Palestra sobre meio ambiente realizada pela Cerâmica Modenesi
Educação Visual e Tecnológica
Educação Ambiental.
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
RECICLAGEM DO LIXO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO TAREFAS ORIENTAÇÕES
COMPONENTES:CAROLINE
TURISMO SUSTENTÁVEL MEIOS DE HOSPEDAGEM SUSTENTÁVEL
Keyton Kylson Fonseca Coelho
Dia do Design Sustentável
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
Grupo de Trabalho em Educação Ambiental
A decomposição do lixo:
Profª Márcia Velista Cavalcante
Gabrielli F. Dedordi Jessica Faversani Moira Schmeng
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Projeto DAMAS E CAVALHEIROS
9ª e 10ª Aulas Artes Manuais. 9ª e 10ª Aulas Artes Manuais.
Reciclagem Separação dos resíduos
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM Fernanda Rodrigues da Silva
BOLO DE CHOCOLATE COM PUDIM DE LEITE EM BANHO-MARIA
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Aproveitamento integral de Alimentos
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
Limpeza de Caixa d’água
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
SAÚDE AMBIENTAL Céu do MapiáCéu do MapiáAmazonas.
Coleta Seletiva Você é o que faz. Composição do lixo no Brasil 50% ORGÂNICO 25% SÓLIDO RECICLÁVEL 25% SÓLIDO NÃO RECICLÁVEL.
Transcrição da apresentação:

Oficina de Reaproveitamento de papel usado. Preservar o meio ambiente é mais fácil do que imaginamos. Podemos começar pelo papel da nossa escola!

O papel nada mais é que um emaranhado de fibras vegetais O papel nada mais é que um emaranhado de fibras vegetais.Ao transformar papel usado em novo, estamos, na verdade, desfazendo essa trama e entrelaçando as fibras novamente. A partir do papel artesanal, é possível confeccionar papéis de carta, porta retratos, capas de caderno, cartões de visita, envelopes, convites,papéis e embalagens para presentes, entre outras possibilidades.

Recicláveis: Jornais, revistas, folhas de caderno, envelopes, rascunho, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, papel de fax, cartazes, folhetos. Não Recicláveis: Papel carbono, fita crepe, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis sanitários, papéis de balas, embalagens de biscoito, papéis sujos, etiquetas adesivas, tocos de cigarro, fotografias.

O que você precisa: -Papel, cola e água; -Bacia; -Moldura de madeira com tela de nylon; -Assadeira; -Liquidificador; -Jornal, feltro, pano ou toalha; -Prensa ou duas tábuas de madeira; -Mesa. Modo de fazer: 1-Pique o papel e deixe de molho durante um dia ou uma noite na bacia para amolecer, na proporção de três partes de água para uma de papel.Coloque a água e o papel no liquidificador.Bata por 10 segundos e desligue.Espere 1 minuto e bata novamente por mais 10 segundos.A polpa já está pronta!

2-Encha uma assadeira com dois terços de água e misture duas colheres de sopa de cola.Em seguida, encaixe a moldura com tela de nylon. 3-Despeje a polpa sobre á tela e espalhe de maneira uniforme.Deixe escorrer a água.Absorva o excesso da água com uma toalha. 4-Vire a polpa úmida numa tábua de maneira e coloque outra por cima para prensar. 5-Deixe secar e prensar por uns dois dias.

Efeitos decorativos Misture a polpa:linha, gaze,fio de lã, casca de cebola ou casca de alho, chá em saquinho, pétalas de flores e outras fibras. Bata no liquidificador junto com o papel picado: papel de presente, casca de cebola ou de alho. Coloque sobre a folha ainda molhada:barbante, pedaços de cartolina, pano de tricô ou crochê.Neste caso, a secagem será natural, não é necessário pressionar com o pedaço de madeira. Para ter papel colorido, bata papel crepom com água no liquidificador e junte essa mistura á polpa.Outra opção é adicionar guache ou anilina diretamente á polpa.

Objetivo Geral: *Conscientizar toda a comunidade escolar da Escola Estadual São José que devemos reduzir a produção de lixo, *Criar uma oficina de reciclagem de papel que diminuirá o impacto negativo que o problema causa à escola.

Objetivos específicos: - Diminuir a quantidade de lixo, dando um destino ao papel reciclado nas Oficinas; - Alertar aos pequenos e jovens alunos que cada um de nós, pode ter atitudes diferentes em relação ao destino e tratamento do lixo; - Conscientizar toda a comunidade escolar para que haja uma mudança de hábito de consumo para diminuir a quantidade de lixo produzida.

2- Justificativa: Buscar uma Escola mais comprometida com os aspectos sociais e ambientais, para isso torna-se necessário a cada um de nós, membros da comunidade escolar, possa assumir uma mudança de atitude, a intenção de reduzir a quantidade de lixo produzida. A Oficina de Reutilização de Papel tem como prioridades: dar um destino diferente ao papel (lixo) gerado pela nossa Escola  e conscientizar a todos, principalmente aos  alunos a evitar o desperdício. 

Alunos na Oficina...

Participação... Interesse...

Observação: As imagens (Plano de Fundo) são resultado das oficinas desenvolvidas pelos alunos.

Créditos Programa de Educação Ambiental de FURNAS . Curso de Capacitação em Educação ambiental para professores. Oficina de reaproveitamento de papel usado. Equipe do Programa de Gerenciamento Ambiental/ ENGEVIX. Sônia Izabel Lopes Senra Almeida (Professora de Geografia) Orientadora Lúcia de Fátima Pires Guerra. Alunos do 1º EJAM, 3º EJAM e 8º ano.