Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidad Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
Katyane Cássia da Silva Orientador: Alexandre Emidio Ribeiro Silva
Holean Francisco Rodrigues Costa
  Melhoria da qualidade da atenção da Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na UBS Belo Jardim II, Rio Branco/AC Especializanda: Roxana Gallardo Zaballa Orientador:
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPel ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Qualificação.
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Especializada: Ariagna Gardon Exposito
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
FABIANA SAMPAIO SOARES
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Especializando: Osmar Young Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Christopher Berwig Turma 4
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluno: Fábio André Zanella Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Orientadora: Danieli B. da Silva
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Maricela Velázquez Hernández Rogéria Amaral Dos Santos
Cristiane Wottrich Orientadora: Gabriela silva dos santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 messes,
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Marcio Antunes de Chaves
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança da UBS - ESF III no Município Crissiumal.
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Programa de Valorização a Atenção Básica
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº7 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE DAS CRIANÇAS DE 0 A 72 MESES NA UBS ROSANGELA PIMENTEL FIGUEIRA, RIO BRANCO/AC. AMARILIS TORRES QUINTANA ORIENTADORA: ELENIR TEREZINHA RIZZETTI ANVERSA CO-ORIENTADORA: SIMONE GOMES DIAS DE OLIVEIRA PELOTAS, 2015

INTRODUÇÃO A infância é uma etapa em que se desenvolvem grandes potencialidade humanas, Os distúrbios que incidem nessa época são responsáveis por graves consequências para indivíduos e comunidades,

É NECESSÁRIO Melhorar o atendimento das crianças de zero a 72 meses. Melhorar a qualidade e periodicidade dos controles das crianças da área de abrangência. Melhorar a promoção da saúde. No começo da intervenção só tínhamos atendimento de puericultura das crianças de menores de um ano. Crianças maiores de uma eram atendidas em caso de presentar alguma doença.

Rio Branco/ Acre População de 363. 928 habitantes; 59 UBS

59 UBS 5 URAP 9 Hospitais 1 CEO 03 UPA 2 NASF

UBS ROSANGELA PIMENTEL FIGUEIRA, RIO BRANCO/AC Adequada estrutura interna e externa. Total de população da unidade 3750 pessoas; Equipe 1 de SB 1 Médico Clinico Geral, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem, 1 dentista, 1 auxiliar de dentista e 12ACS

ANTES DA INTERVENÇÃO Não existiam registros das crianças da área; A equipe não trabalhava unida; O atendimento das crianças era por demanda espontânea; Não contávamos com equipe de saúde odontológica; Não se realizava teste do pezinho na UBS.

OBJETIVO GERAL MELHORAR A ATENÇÃO A SAÚDE DAS CRIANÇAS DE 0 A 72 MESES NA UBS ROSANGELA PIMENTEL FIGUEIRA, RIO BRANCO/AC.

METODOLOGIA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO ENGAJAMENTO PÚBLICO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO SERVIÇO QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA CLINICA

LOGÍSTICA Protocolo: Caderno de Atenção Básica ao Pré Natal de Baixo Risco (Ministério da Saúde, 2012); Ficha espelho e planilha de coleta de dados.

Objetivos, Metas e Resultados

Objetivo 1 Ampliar a cobertura do programa de saúde da criança. Meta: Manter a cobertura da atenção a saúde de um 100% das crianças de zero a 72 meses pertencentes a área de abrangência da unidade de saúde. primeiro mês 61 (37%) segundo mês 93 crianças (56 %) terceiro 165 (100 %) Figura - proporção de crianças entre zero e 72 meses inscritas no programa da unidade de saúde. UBS Rosangela Pimentel, Rio Branco/AC. 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento a criança. Meta 2.1 Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças. primeiro mês 34(56%) segundo mês 57 (61%), terceiro mês 120 crianças (73%) Figura - Proporção de crianças com primeira consulta na primeira semana de vida. UBS Rosangela Pimentel, Rio Branco/AC. 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados.

Meta 2.2 Monitorar o crescimento em 100% das crianças. Objetivo 2 Melhorar a qualidade do atendimento a criança. Meta 2.2 Monitorar o crescimento em 100% das crianças. 60 (100%) no primeiro mês segundo mês 92 (99%) no terceiro mês 164 (99%). Figura - Proporção de crianças com monitoramento de crescimento. UBS Rosangela Pimentel, Rio Branco/AC. 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados.

Meta 2.3 Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. Objetivo 2 Melhorar a qualidade do atendimento a criança. Meta 2.3 Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. mês dois e três 1 (100%) Figura 7 - Proporção de crianças com excesso de peso monitorado. UBS Rosangela Pimentel, Rio Branco/AC. 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados.

Meta 2.3 Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. Objetivo 2 Melhorar a qualidade do atendimento a criança. Meta 2.3 Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. primeiro mês 60 (98%) segundo mês 92 (99%) terceiro mês 164 (99%) Figura Proporção de crianças com vacinação em dia para a idade. UBS Rosangela Pimentel, Rio Branco/AC. 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados.  

Objetivo 2 Melhorar a qualidade do atendimento a criança. Meta 2.4 Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até sete dias de vida. primeiro mês 52 (85%) segundo mês 81 (87%) terceiro mês 140 (85%) Figura :Proporção de crianças com teste do pezinho realizado até 7 dias. UBS Rosangela Pimentel, Rio Branco/AC. 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados.

Meta 2.5 Realizar triagem auditiva nos 100% das crianças. Objetivo : Melhorar a qualidade do atendimento a criança. Meta 2.5 Realizar triagem auditiva nos 100% das crianças. primeiro mês 51 (84%) Segundo mês 79 (85%) no terceiro mês 148 (90%) figura : Proporção de crianças com triagem auditiva. UBS Rosangela Pimentel, Rio Branco/AC. 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados.

Objetivo 2 Melhorar a qualidade do atendimento a criança. Meta 2.6 Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de 6 a 72 meses de idade moradoras da área de abrangência, cadastradas na unidade de saúde. no primeiro mês 49(89%) no segundo mês 73(94%) no terceiro mês 143 (97%) Figura : Proporção de crianças de 6 a 72 meses com primeira consulta odontológica. UBS Rosangela Pimentel, Rio Branco/AC. 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados

Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças. Objetivo 2 Melhorar a qualidade do atendimento a criança. METAS Monitorar 100% das crianças com déficit de peso. Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças. Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 24 meses. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 a 72 meses. AS METAS FORAM ATINGIDAS NOS TRES MESES 100%.

A META FOI ATINGIDA EM 100% NOS TRES MESES. Objetivo 3: Melhorar a adesão ao programa de saúde da criança. Meta 3.1 Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas. A META FOI ATINGIDA EM 100% NOS TRES MESES.

Objetivo 4 Melhorar o registro das informações. Meta 4.1 Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho da saúde da criança de 100% das crianças que consultam no serviço. META DE 100% FOI ALCANÇADA NOS TRES MESES.

Objetivo 5: Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência. Meta 5.1 Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa. A META DE 100% NOS TRÊS MESES – ATINGIDA.

Objetivo 6 Promover a saúde das crianças. Meta 6.1 Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de saúde da criança. META DE 100% NOS TRES MESES FOI ATINGIDA

Objetivo 6: Promover a saúde das crianças. Meta 6.2 Colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta. primeiro mês foram 45(74%), segundo mês 73(78%) terceiro 139 (84%) Figura Proporção de crianças colocadas para mamar durante a primeira consulta. UBS Rosangela Pimentel, Rio Branco/AC. 2015. Fonte: Planilha de coleta de dados.

Discussão

Importância da intervenção para a equipe e para toda US Equipe mais motivada; Melhorias do processo de trabalho (em equipe); Maior e mais organizado número de atendimento na unidade; Bons resultados nos indicadores; Melhora geral no registro e agendamento; Maior preparação e equipe mais capacitada.

Importância para a comunidade Melhor vínculo com a equipe de saúde Satisfação das usuárias Melhora do acesso as consultas na unidade Disfrutando de visitas domiciliares

Intervenção já incorporada à rotina da equipe Atendimentos prioritários pelo médico, dentista e enfermagem Continuar trabalhando com grupo de crescimento e desenvolvimento Manter a mesma quantidade de atendimentos diários Manter o trabalho junto com a equipe saúde bucal Continuar trabalhando com o uso do cronograma Pré-determinado

Processo pessoal de aprendizagem Início incerto, dúvidas, pouca aceitação Trabalho em equipe todo é possível Equipe mais preparada, mais capacitada População mais orientada Satisfação pessoal pelos resultados obtidos

VOCÊ NUNCA SABE QUE RESULTADOS VIRÃO DA SUA AÇÃO. MAS SE VOCÊ NÃO FIZER NADA, NÃO EXISTIRÃO RESULTADOS. MAHATMA GANDHI.