Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Advertisements

LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
Lógica “A Lógica tem, por objeto de estudo, as leis gerais do pensamento, e as formas de aplicar essas leis corretamente na investigação da verdade”
Prof. Marcone Sotéro Argumento Prof. Marcone Sotéro
DE PLATÃO A ARISTÓTELES
LOGICA DE PRIMEIRA ORDEM Cálculo dos Predicados
Raciocínio Analítico Introdução a Lógica.
Trabalho Escolar de Filosofia
Introdução a Lógica Matemática
Jorge Muniz Barreto UFSC-INE
INTRODUÇÃO A lógica faz parte do nosso cotidiano.
Fases do método indutivo Observar os fenômenos –Pedro, José, João,... são mortais. Descobrir a relação entre estes fenômenos –Pedro, José, João,... são.
Lógica e lógica de programação
Introdução Professor: Luiz Carlos Gabi
DEDUÇÃO NO CÁLCULO PROPOSICIONAL
Prof. Everton da silva correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Inteligência Artificial
Conceitos Básicos.
Curso de Licenciatura em Matemática
Exercícios de lógica -sensibilização
Divisões da Filosofia.
Filosofia.
Seja benvindo à demonstração em Powerpoint sobre o conceito de Lógica. Você pode gastar o tempo que quiser para ler os letreiros de cada tela. Para passar.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Anotem logo os assuntos importantes
Métodos Científicos Método Indutivo
LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
Semântica.
Escola Secundária Francisco de Holanda
Lógica Proposicional Dedução Natural.
Sumário da Discussão Lógica Elementos de Lógica Um pouco de HISTÓRIA
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
LÓGICA DA ARGUMENTAÇÃO
Teoria e prática da argumentação
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
Lógica Erros Comuns Dicionário Escolar de Filosofia, de Aires Almeida LÓGICA.
Lógica matemática.
Introdução à Lógica Jeneffer Ferreira
A lógica UNIDADE 4.
A Proposição e a Lógica A idéia geral da dedução ou inferência silogística é: A é verdade de B. B é verdade de C. Logo, A é verdade de C. A inferência.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Aula1: Teoria e Prática da Redação Jurídica
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
Lógica Matemática Introdução.
Lógica e Teoria dos Conjuntos
Decidibilidade, Corretude, Completude, Consistência
Inferir: é o ato ou processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras. A dedução é uma inferência.
Introdução à Engenharia de Computação
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Colégio Agrícola “José Bonifacio”
Lógica Matemática Introdução.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 2
Lógica matemática.
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
FILOSOFIA.
Do Mito ao pensamento Filosófico
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Espécies de argumentação dedutiva
LÓGICA ARISTOTÉLICA.
O que é lógica? Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles.
RELAÇÕES ENTRE IDEIAS E DADOS DE FATO
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
Metodologia de Pesquisa Prof. Wolley W. Silva. Agenda Metodologia e Método científico Classificação do Método científico – Indutivo – Dedutivo Técnica.
Silogismo No cumprimento de mais uma tarefa da vida académica, sobretudo na disciplina de Matemática, coube ao grupo, já identificado, elaborar o presente.
PROF. NAYARA ZAGO BASSETTO
Transcrição da apresentação:

Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – 2009 2º Médio A e B LÓGICA ARISTOTÉLICA Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – 2009 2º Médio A e B

O QUE É LÓGICA ARISTOTÉLICA? Trata-se de uma teoria clássica para explicar como é formulado o raciocínio humano. Desenvolvida pelo grego Aristóteles (384-322 a.C.), um dos pensadores mais influentes em toda a história da filosofia ocidental, essa teoria prevê basicamente que é possível chegar a certas conclusões a partir de noções preliminares sobre um assunto específico.

O QUE É LÓGICA ARISTOTÉLICA? O exemplo clássico que resume o funcionamento da dedução na lógica aristotélica diz o seguinte: "Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal". Os filósofos costumam dividir essa lógica em dois princípios básicos: o silogismo e a não-contradição. O primeiro é o processo de argumentação exemplificado acima: a partir de duas verdades chega-se a uma terceira, a conclusão.

O QUE É LÓGICA ARISTOTÉLICA? Já a não-contradição, como o próprio nome diz, busca a especificidade de cada coisa: é impossível que ela seja e não seja ao mesmo tempo. "A lógica aristotélica baseia-se no pressuposto de que a razão humana é capaz de deduzir conclusões a partir de afirmações ou negações anteriores. Se as premissas forem verdadeiras, as conclusões também serão",

Silogismo Num silogismo, as premissas são um ou dois juízos que precedem a conclusão e dos quais ela decorre como consequente necessário dos antecedentes, dos quais se infere a conseqüência. Nas premissas, o termo maior (predicado da conclusão) e o termo menor (sujeito da conclusão) são comparados com o termo médio, e assim temos a premissa maior e a premissa menor segundo a extensão dos seus termos.

Silogismo Um exemplo clássico de silogismo é o seguinte: Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.

Silogismo O silogismo é estruturado do seguinte modo: Todo homem é mortal (premissa maior) homem é o sujeito lógico, e fica atrás da cópula; é representa a cópula, isto é, o verbo que exprime a relação entre sujeito e predicado; mortal é o predicado lógico, e fica após a cópula. Sócrates é homem (premissa menor) Sócrates é mortal (conclusão).