INGLÊS INSTRUMENTAL PARA INFORMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Advertisements

Programação em Java Prof. Maurício Braga
Software Básico Silvio Fernandes
Orientação – acesso ambiente virtual
Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
1/7/ Introducing the Personal Studies for New Christians curriculum Introduzindo o Currículo dos Estudos Pessoais para Novos Cristãos By Por David.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Laboratório de Informática Introdução à Linguagem HTML
Passado Simples e Presente Perfeito
PROJETO SAÚDE.
Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Interpretação dos gêneros bíblicos
DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS E ENGENHARIAS DISCIPLINA: INGLÊS FUNDAMENTAL - NOITE PROFESSOR: JOSÉ GERMANO DOS SANTOS PERÍODO LETIVO
INDICADORES DE PROCESSO E DE RESULTADO
Seja Líder De Si Mesmo.
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
“Desafios”. “Desafios” Vamos fazer uma “viagem” por meio de algumas imagens interessantes... O porque da mão no bolso... Apresentação...
Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
AUTOLIDERANÇA Palestra 1 hora
Análise de Casos de Uso Alexandre Motnteiro.
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
Monitoria GDI Aula Prática
Como comprar o e-CPF Serasa Experian
Ajude – me!!.
Entendo os números inteiros
ESTATÍSTICA.
UM BILHETE DO PAI COM SOM.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Análise e Projeto de Sistemas para a Internet
Metodologia de Pesquisa
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE 10 MINUTOS
METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala 1.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Interpretador Python.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Bem vindos as aulas de informática
CONHECENDO O COMPUTADOR
Leitura de Textos Científicos
SIMPLE PRESENT O Simple Present é o equivalente, na língua inglesa, ao Presente do Indicativo, na língua portuguesa. O Simple Present é usado para indicar.
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Programador – Como Me tornar Um!
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
Inglês Técnico TERMOS E EXPRESSÕES UTILIZADAS EM PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES E ATIVIDADES RELACIONADAS A INFORMÁTICA ________________________________________________.
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Circuitos Combinacionais Exercícios 2 POSCOMP e ENADE
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 06 A Primeira Comunhão de Dom Bosco.
Cada questão vale 6,1 pontos,
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Autor anônimo Formatação: Tatiana Cardeal de Souza.
INFORMÁTICA.
Paradoxo da Internet Comentado por Joseph M. Newcomer In
O Computador Universal. Bibliografia Base Artigo “Turing Machine” por James Moor em Encyclopedia of Computer Science (4a Edição). Bib. FCT/UNL: QA
By Búzios Slides EU DESISTO Automático.
Algoritmos e Programação I
O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando
By Búzios Slides Sincronizado com a Música All For Love Bryan Adams & Rod Stewart.
SISTEMA DE TRANSITIVIDADE: PARTICIPANTES PROCESSOS CIRCUNSTÂNCIAS.
Transcrição da apresentação:

INGLÊS INSTRUMENTAL PARA INFORMÁTICA PROF. LUÍS CIAMBELLI e-mail: prof.luis.ciambelli@uol.com.br

SUMÁRIO Quem é você e como está o seu inglês? Prevendo significados e construindo sentido em diferentes tipos de textos. Conhecendo o computador. O computador: um sistema. A pré-história dos computadores. A era moderna dos computadores. Tecnologia: prevendo o futuro. Os computadores e a linguagem. Por dentro do computador. A invenção do futuro. 11.Escolhendo um computador. 12. Configuração. 13. Software. 14. Sistemas operacionais. 15. Mais características dos sistemas operacionais. 16. Linguagens de programação. 17.Etapas da programação. 18. Globalização. 19. Inteligência artificial. 20. O bug do milênio. 21. Síndrome pós-bug. 22. Vírus. 23. Tradução automática. 24. Internet

1. Quem é você e como está o seu inglês? Marque apenas uma alternativa. Use a sinceridade!

Qual o principal objetivo de um curso de inglês instrumental? a]Ler, escrever, falar e entender inglês. b]Traduzir textos do inglês para o português. c]Ler e entender textos técnicos em inglês. 2. Atualmente, o conhecimento de outras línguas é essencial no mercado de trabalho. Qual das áreas abaixo mais necessita especificamente da língua inglesa? a]Humanas b]Tecnologia c]Exatas

3. Você acha que quem conhece bem a própria língua tem vantagem na compreensão de um texto numa língua estrangeira? a]Não: são duas línguas diferentes; isso não tem sentido. b]Depende: só se forem duas línguas muito parecidas. c]Sim: sempre há coisas que funcionam da mesma maneira. 4. O que a leitura mais representa para você? a]Satisfação b]Obrigação c]Informação

5. Se alguém disser: “O TEMPO FECHOU”, é mais provável que esteja se referindo a: a]Uma loja que não existe mais. b]Possibilidade de chuva. c]Briga feia com o(a) namorado(a). 6. A que você mais associa a palavra “periférico”? a]A um bairro distante do centro. b]A um dispositivo que posso utilizar em meu computador. c]Respostas A e B estão corretas.

7. Como você organiza o seu tempo? a]Mal – está sempre “correndo atrás”; queria que o dia tivesse 50 horas. b]Depende da época – às vezes, está mais folgado(a); às vezes, menos. c]Bem – procuro fazer o que preciso e reservar um tempinho para me distrair. 8. O que é mais importante para um atleta? a]Vocação. b]Inspiração e transpiração. c]Sorte.

9. Imagine-se na cozinha. Você vai testar uma receita e descobre que não tem um dos ingredientes. O que você faz? a]Vai ao supermercado e compra o que está faltando. b]Deixa para fazer aquele prato outro dia. c]Substitui o ingrediente que falta por algo semelhante. 10. Se tivesse que escolher um dos ditados abaixo, qual escolheria? a]“Deus ajuda a quem cedo madruga.” b]“Bom é assoviar e chupar cana ao mesmo tempo.” c]“Papagaio velho não aprende a falar.”

SOME SEUS PONTOS... 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 A B C TOTAL

RESULTADO... DE 10 A 13: O “DESLIGADO” A má notícia: você tem de enfrentar alguns obstáculos se quiser melhorar seu rendimento como aluno. A boa: você pode começar agora mesmo; é uma questão de se dispor a arregaçar as mangas. Vamos lá: em primeiro lugar, procure reservar mais tempo para o estudo. Você sabia que – principalmente no caso de uma língua estrangeira – o mínimo recomendável é de UMA hora de estudo em casa para cada hora de aula? Em segundo, esteja atento à qualidade desse tempo: adianta pegar o livro sem concentração ou ir para a aula e conversar o tempo todo? Por último, tente arriscar-se mais, apostar mais em si – VOCÊ só tem a GANHAR. Lembre-se: cada coisa que conseguir fazer para otimizar a sua aprendizagem e expandir seus conhecimentos reverte em benefício exclusivamente seu.

DE 14 A 26: O “ANTENADO” Você é o que se poderia chamar de “aluno típico”: investe mais nos curso de que gosta e faz apenas o indispensável para ser aprovado nos outros, não é? Mas você sabia que, com uma “sintonia fina”, pode melhorar – e muito – o seu rendimento em todas as disciplinas? Descubra quais os seus pontos mais fracos e trabalhe-os, reforce os fortes e tente assumir cada vez mais a responsabilidade por seu próprio progresso. Ao invés de concentrar-se apenas em exigências mais imediatas (trabalhos, seminários, provas...), procure ver a aprendizagem como ela realmente é: um processo contínuo cujos efeitos repercutem sobre sua vida inteira – pense nisso com carinho.

DE 27 A 30: O “CONSCIENTIZADO” Parabéns! Você consegue dosar seu tempo e sua energia para tirar o máximo proveito do estudo. Sua visão da aprendizagem não é imediatista, o que o torna uma espécie de investidor: sabe que aquilo que aprende se torna seu para o resto da vida. Além disso, sua atitude diante do estudo é prática: detecta o que precisa fazer e o faz. Você está sempre aberto à aquisição de novos conhecimentos – é o tipo de aluno para quem estudar nunca foi sofrer, pois é capaz tanto de aprender com um bom filme ou livro quanto de divertir-se fazendo um trabalho ou assistindo às aulas. Enfim, é o grande responsável por sua própria formação. Continue assim!!!

Teste: Como está o seu inglês? Leia atentamente o texto e assinale a opção correta para cada questão.

A computer is a programmable machine that stores and retrieves data and performs high-speed logical and mathematical operations. However, it is not able to think. It accepts data and instructions as input, and after processing them, it output the results. When we talk about computers, we have to consider the hardware and the software. The hardware consists of all the electronic and mechanical parts that make up a computer system, and the software is the collection of data and programs needed to solve problems with a computer.

Questões de 1 a 11 (0,5 ponto cada) O melhor título para o texto seria: a] The History of Computers. b] What is a Computer? c] Hardware X Software 2. É uma idéia presente no texto: a] o computador resolve problemas através do seu próprio raciocínio. b] o hardware é mais importante para o computador do que o software. c] o processamento de dados é composto de três etapas.

3. Do texto, podemos inferir que: a] o computador se presta a diversas aplicações por causa da sua versatilidade. b] o computador está se tornando cada dia menor e mais barato. c] o computador é a invenção humana que mais evoluiu nas últimas décadas. 4. “(...) the software is the collection of data and programs needed to solve problems with a computer.” A idéia contida na oração acima está associada a: a] It basically consists of the systems analysts, the programmers, the operators and the technical managers. b] It is the collection of man-written solutions, as well as all documents to guide the operation of a computer. c] It consists of several units: the CPU, the main memory, and the peripherals known as input and output devices.

5. No trecho selecionado “the software is the collection of data and programs needed to solve problems with a computer.”, a palavra “programs” pode ser entendida como: a] canais b] jogos c] instruções 6. A pergunta que pode ser respondida com base nas informações contidas no Texto é: a] Quem inventou o computador? b] O que significa software? c] O que é um dispositivo de entrada?

7. Existe equivalência de classe gramatical entre as palavras do par em: a] programmable / high-speed b] however / after c] input / outputs 8. A palavra de referência (à esquerda) corresponde à palavra à direita em: a] that computer b] them data and instructions c] it mathematical operations

9. A opção na qual a palavra computer exerce a função de modificador é: a] computer is b] about computers c] computer system 10. NÃO existe oposição de sentido entre as palavras do par em: a] logical mathematical b] accepts outputs c] input results

11. O melhor parágrafo para finalizar o texto seria: a] Fourth-generation computers are rather faster than third-generation computers and can complete thousands of instructions at a time. b] On the backside of the computer, there are several slots into which we can connect a wide range of peripherals. c] In only a shor time, the computer has changed the way in which many jobs are done and has become part of our everyday lives.

Questões de 12 a 15 (1,0 ponto cada) 12. De acordo com o Texto e com as informações abaixo, faça a correspondência entre as palavras (à esquerda) e as definições (à direita). (1) Computer games ( ) A- The study and development of computer systems, hardware and software. (2) Computer graphics ( ) B- All of the hardware and software that can interact with a particular computer. (3) Computer science ( ) C- Charts, graphs, diagrams, or pictures produced with the aid of a computer. (4) Computer security ( ) D- A computer program designed for amusement or instruction. (5) Computer system ( ) E- The process of protecting a computer system form access by virus or unauthorized person.

13. Os fatos abaixo estão relacionados com a história do computador 13. Os fatos abaixo estão relacionados com a história do computador. Numere-os de 1 a 5, partindo do mais antigo para o mais recente. ( ) In the 17th and 18th centuries, many ways of calculating were invented. ( ) The first analog computer was used in World War II. ( ) The primitive calculating device was the fingers of a man’s hands. ( ) Howard Aiken invented the first digital computer, called Mark I. ( ) The first real calculating machine appeared in 1820.

14. Identifique as partes componentes do computador abaixo:

15. Complete a coluna de exemplos da tabela abaixo com as partes identificadas na Figura anterior. TABELA 1 – PERIPHERALS TYPE DESCRIPTION EXAMPLE Storage devices Input devices Output devices Provide permanent storage for data and programs Enable data to go into the computer’s memory Enable users to extract information from the system a).................................. b).................................. c).................................. d).................................. e)..................................

Questão 16 (0,5 ponto) A oração que melhor resume as idéias contidas no Texto, na Figura e na Tabela é: a] Most computers are equipped with data communication facilities. b] Computers are also used in education and business. c] A computer is not only a machine but also a system.

Agora confira as suas respostas.... 1. B 9. C 2. C 10. A 3. A 11. C 4. B 12. 1-d / 2-c / 3-a / 4-e / 5-b 5. C 13. 2 ; 4 ; 1 ; 5 ; 3 6. B 14. a) monitor / b) keyboard / c) diskette / d) mouse / e) printer 7. A 15. a) diskette - b) keyboard – c) mouse – d) printer – e) monitor 8. B 16. c