“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO DE GESTÃO.
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
PROGERIRH / PRODHAM.
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Guarulhos – Dezembro de 2011
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Política Nacional de Resíduos
ASSOCIAÇÃO DAS ENTIDADES DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
Conheça agora parte da nossa cidade e venha morar com agente
RESULTADOS E DISCUSSÃO
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
LOGÍSTICA REVERSA AMBEV.
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
Prefeitura do Recife - EMLURB
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Agenda 21 nas Universidades
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
CTR Nova Iguaçu.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão Projeto.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária.
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Secretaria de Serviços Públicos
Secretaria de Serviços Públicos
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Casa Comum, Nossa Responsabilidade.
15 anos.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
DECRETO MUNICIPAL nº , DE 17 DE MAIO DE 2013 Convoca a Conferência Municipal de Meio Ambiente e cria o Comitê Intersecretarial para a Política Municipal.
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
twitter.com/funasa.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Transcrição da apresentação:

“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.

Proposta Política Adoção de Campanhas com ações voltadas para o “Desperdício Zero em alimentos, água, energia, papel e outros produtos gerados a partir do uso dos recursos da matriz energética Natureza; Lixo Zero, Saneamento 10; Geração de Renda através da Reciclagem Criativa; Campanhas de Combate à fome através da difusão de informações para aproveitamento integral dos alimentos; Desperdício Zero em alimentos, reeducação individual em relação com a comida no prato, na panela; Regulamentação da atividade do catador como agente ambiental e futuros empreendedores do “lixo”; Pacto das donas de casa, empresas, escolas, condomínios, e instituições para separação do lixo de forma seletiva, produtiva, ao menos em cinco recipientes (papel, plástico, vidro, alumínio e orgânico); Campanhas em prol da preservação de sistemas ambientais, nas escolas públicas e particulares; Parcerias com universidades, faculdades e empresas para doação dos resíduos, com implantação do projeto Instituição Sustentável, (veja projeto doc anexo), entre outras, docs anexos são algumas das ações propostas pelo Movimento AMA- Amigos do Meio Ambiente ao Governo do Estado para implantação nos municípios da Bahia

RAMA/AMA As propostas fazem parte do Projeto “Por uma Bahia Limpa”, e estão contidas no livro “Por um Brasil Limpo”, da autora deste projeto, responsável, também, pela criação da RAMA – Rede de Articulação e Mobilização em Comunicação Ambiental, e do Movimento Voluntário AMA – Amigos do Meio Ambiente.

Propostas destaques 1 Incentivo ao uso de novas fontes de energias alternativas através de informações para a implantação de projetos pilotos em energia eólica, solar e biocombustíveis, em comunidades vitrines, como Litoral Norte (Arembepe, Imbassai, Mangue Seco), Chapada Diamantina, Sul da Bahia e outros roteiros ecoturísticos. Litoral Norte – Arembepe Sol e vento abundantes

Propostas destaques 2 Instituição de ações verdadeiramente sustentáveis para agregar valor à Macro Política Estadual de Saneamento Ambiental Chapada Diamantina – Rio de Contas Preservação da natureza

Educação Ambiental 3 Desenvolvimento de amplo programa de Educação Ambiental nos diferentes segmentos da sociedade, visando a mudança de paradigmas na sua relação com os recursos naturais como água, ar, solo, florestas/matas, dando prioridade à minimização de resíduos sólidos; Eventos transversais

Cultura dos Vários RRRR 4 Programas de incentivo à cultura dos RRR - racionalização, reutilização, reciclagem , com atenção especial sobre a forma de tratamento destes produtos, desde a origem, na fabricação, até o descarte final do uso ; Acompanhamento da implantação do Plano de Saneamento Ambiental nos municípios, contemplando áreas como abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, com uso de metodologia participativa, integrada com os programas da estrutura municipal, de forma transversal, integrada; Moda costumizada

“Lixo “ em Arte 5 Implementação/criação do programa de Coleta Seletiva “Instituição Sustentável”, com o selo Amigo do Meio Ambiente, incluindo diversos tipos de papéis, eletro-eletrônicos, móveis e materiais da construção civil, proporcionando a geração de emprego e renda por meio de estímulo à criação de associações ou cooperativas de catadores de resíduos sólidos, “lixo”; Geração de Renda, com Arte

Manejo dos Recursos Naturais 6 Envolvimento e apoio aos diferentes segmentos da sociedade, como as ONGs e entidades do terceiro setor, nos programas de recuperação e manejo ambiental de fontes, lagoas e rios da Bahia; Agua limpa = Vida

Resistência cultural 7 Ações de Educação Doméstica com relação ao uso e descarte de resíduos sólidos e líquidos como o descarte de água suja, nas pias e ralos internos; ou produtos que podem ser separados para ação direta e geração de renda junto aos catadores e recicladores artísticos. Veja exemplo do uso de embalagens longa vida e laminados, para a confecção da indumentária da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira, Recôncavo da Bahia - Resistência Cultural com vitrine mundial.

Cidadania Sustentável 9 Estimular a criação nos municípios de estruturas voltadas para Saneamento e Educação Ambiental, oferecendo técnicos para realização de atividades de planejamento, projeção, execução e operação/manutenção de drenagem urbana e de planejamento, acompanhamento e fiscalizando dos serviços necessários à construção da Cidadania Sustentável.

Desperdício Zero = Lixo Zero 10 Implementação pelo Estado, nos municípios, da Campanha “Desperdício Zero = Lixo Zero”, como valor agregado transversal às áreas de Educação, Saneamento, Saúde, Meio Ambiente , Emprego e Renda, Cultura, Turismo e Infra-estrutura.. Apoio às iniciativas Comunitárias