ZONAS COSTEIRAS GEOLOGIA 11ºANO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Advertisements

O Turismo É uma forma especial de movimentos migratórios temporários, cujas motivações são as mais diversas: o descanso; prazer dos banhos de mar; o apreço.
“Uma perspectiva dos Portos”
A praia do Barril David Serra 8ºE nº7.
Vulcanologia Disciplina: Biologia e Geologia
“A FORÇA DA MÃO HUMANA” IMPACTO DA CONSTRUÇÃO DO QUEBRA-MAR DA AGUDA SOBRE A ZONA COSTEIRA. “O Universo e a estupidez humana são infinitos. Tenho.
Celia Regina de Gouveia Souza
Riscos e Catástrofes Naturais
A dinâmica do litoral.
Praias e Maravilhas de Portugal
POTENCIALIDADES DO LITORAL E AS SUAS POTENCIALIDADES
TURISMO EM PORTUGAL.
Formas de Relevo litoral
PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS
PROJETO ORLA EM SANTA CATARINA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
1. Sistema de produção agrícola Estruturas de produção agrícola
Rochas: Arquivos da História da Terra
AS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Bacias Hidrográficas Trabalho elaborado por: Andreia nº2 Clara nº4
Parques naturais em Portugal
ATIVIDADES ORIENTADAS
Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: Indicadores de Impacto de Tempestades Óscar Ferreira (CIMA/Universidade.
Perigos naturais e antrópicos
Relevo e solo – formação e classificação
Geologia – 11º ano Risco: Ameaça, perigo ou a possibilidade de ocorrência de um acontecimento prejudicial à saúde. A sua natureza está ligada ao tipo de.
Correcção da 6.ª ficha de avaliação
Escola Secundária de Arganil
Curso de Técnico(a) Administrativo(a) 1 Trabalho realizado por: Isabel Rio.
Portugal “ Um destino de sonho” Portugal “ Um destino de sonho” Entrar Curso técnico Administrativo Trabalho elaborado por: Ana Paula Costa 1.
Professora: Ana Paula Diniz
Recursos Marítimos.
RELEVO.
Formas de Relevo Submarino
PROJETO ORLA – FLORIANÓPOLIS SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO
O Meio Natural Erosão litoral Pedro Damião Geografia.
AS AÇÕES DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO EM SANTA CATARINA
Resumos de Geografia….
RELEVO.
Prof. Jefferson O Clima.
A Geomorfologia Litoral
A PESCA Consiste na extracção, das águas do mar, dos rios, dos lagos e dos viveiros, de recursos alimentares como: peixe, crustáceos, moluscos, sal e algas.
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
Correcção da 4.ª ficha de avaliação
Ocupação antrópica do litoral
Impacto de corredores verdes na prevenção de cheias nas Caldas da Rainha Carolina Higino Francisco Morais Francisco Santos Gonçalo Cipriano José Grilo.
AGENTES EXÓGENOS Atuam na superfície, modificando as formas preexistentes. A intensidade da ação destes agentes depende do clima (pluviosidade, temperatura.
A pesca Filipe Miguel Botelho.
Direito Administrativo II Bens Públicos
Elementos Naturais Equipe 4o ano/2009.
CLIMA DESÉRTICO.
Geologia, problemas e materiais
Ilhas Seychelles Phang Nga, Tailândia GréciaGrécia.
Maria Daniele Pereira Bessa da Silva (Autora)
SEMINÁRIO O Território Marítimo Português: Direito do Mar e Gestão Sustentável Painel Estado da gestão nas zonas do mar territorial e sua integração com.
Unidade I – Situação - Problema A Geologia, os geólogos e os seus métodos Bio-Geo; Unidade I - 1º Lídia Moreira 10ºC.
O CONHECIMENTO HIDROGRÁFICO E O ORDENAMENTO NA ZONA COSTEIRA Carlos Ventura Soares ENCONTROS DO LITORAL – UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE Viana do.
Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira Margarida Almodovar ENCONTROS DO LITORAL Uma Nova Versão para o Litoral Norte Viana do Castelo,
ESTRUTURA GEOLÓGICA A Geologia e a geomorfologia reconhecem três domínios estruturas ou macroformas estruturais do relevo terrestre: os crátons ou áreas.
Viana do Castelo, de Novembro de / 26 Objectivos da APRH; Gestão Transfronteiriça – Porquê?; A Bacia Hidrográfica do Rio Minho; Desafios;
1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.
Zonas costeiras Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira
19 de Novembro 2009 | Viana do Castelo OS “PLANOS DE ORDENAMENTO DO LITORAL” NO CONTEXTO DE UM PLANEAMENTO TERRITORIAL INTEGRADO Célia Ramos.
Ocupação antrópica E Ordenamento.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
A AMAZÔNIA AZUL. ORIGEM – Estrategistas da Marinha Brasileira em debates sobre os limites territoriais do Brasil nas águas oceânicas. O Brasil possui.
PORQUE O EVERESTE SOBE E DESCE ? Actividade prática realizada no âmbito da Acção de Formação: “ Os novos programas do 10º ano de escolaridade-Biologia.
PLANO DE ORDENAMENTO DA ORLA COSTEIRA - ARH DO NORTE Sessão de Debate - 19 de Novembro de 2009 Universidade dos AçoresCentro de Informação Geográfica e.
Recursos Hídricos Superficiais
Sérgio Fortuna | 19 Novembro Decreto-Lei N.º 309/93, de 2 de Setembro.
Transcrição da apresentação:

ZONAS COSTEIRAS GEOLOGIA 11ºANO

O que são as zonas costeiras? bea

Diferentes formas de deposição bea

Diferentes tipos de costa Alta - Arribas Costa Baixa - Praias bea

Vulnerabilidade das zonas costeiras A crescente pressão humana sobre os litorais e áreas marinhas é um fenómeno presente no litoral de Portugal continental. As áreas mais vulneráveis são as de litoral baixo e arenoso, de forte pressão humana. A vulnerabilidade natural em função dos sistemas costeiros: sistema de arriba (vulnerabilidade baixa, em geral); sistema de praia - arriba (vulnerabilidade média); sistema de praia – duna (vulnerabilidade elevada). pedro

Dinâmica das zonas costeiras Interferência de fatores: Naturais Alternância entre as regressões e transgressões marinhas; Alternância entre períodos de glaciação e interglaciação; Deformação das margens dos continentes. Antrópicos Agravamento do efeito de estufa (aumento do nível das águas do mar); Ocupação, muitas vezes excessiva, da faixa litoral; Diminuição de sedimentos que chegam ao litoral pela construção de barragens nos grandes rios; Destruição de defesas naturais, que resulta do pisoteio das dunas, da construção desordenada, do arranque da cobertura vegetal e da extracção de inertes. bea

Aspetos Geomorfológicos do Litoral Mundial e português

Geomorfologia Estudo das formas de relevo que a superfície terrestre apresenta. Configuração, declives e orientações da costa, a erosão costeira e sedimentação.

Geomorfologia do Litoral Português

Geomorfologia do Litoral Mundial Baixa Moderada Alta Muito Alta Vulnerabilidade Severamente erodido Moderadamente erodido Estável

Medidas de prevenção Deveria haver um sistema que permitisse o transito dos sedimentos da base das albufeiras para o mar; Impedir a construção de habitações a uma razoável distância da costa Fazer vigilância nas arribas Obras de intervenção na costa litoral *(com objetivo de manter a linha de costa) xavi

Ordenamento do território

Objetivos dos POOC : Ordenamento dos diferentes usos e actividades especificas da orla costeira; A classificação das praias e a regulamentação do uso balnear, bem como a sua valorização e qualificação das praias consideradas estratégicas por motivos ambientais e turísticos; A orientação  do desenvolvimento de actividades específicas da orla costeira; A defesa e valorização dos recursos naturais e do património histórico e cultural.

Ocupação antrópica do litoral e estratégias de ordenamento 1. Praia do Baleal 2. Albufeira

Consequências do mau ordenamento Plataforma de Abrasão

Riscos Geológicos da ocupação do litoral

Obras de Intervenção na costa litoral Paralelas à linha de costa Paredão Perpendiculares à linha de costa Esporão Paralelas e uma parte perpendicular à linha de costa Quebra-mares Xavi (lê) e bea (explica)

Algumas curiosidades… Estragos na Costa da Caparica http://www.youtube.com/watch?v=mlqQjXxbH_4

Desabamento de arribas no Algarve

FIM Trabalho realizado por: Ana Catarina Ana Isabel Teixeira Francisco Côrte-Real Helena Beatriz Pedro Félix Rafael Claro