Escola Superior Madre Celeste Discente: Brenda Borges Curso: Letras- Espanhol
A oração subordinada substantiva tem valor e a função de um substantivo. É introduzida por uma conjunção integrante. A Oração Subordinada é classificada conforme a função sintática que exerce em relação à oração principal. Portanto ela pode ser: subjetiva, adjetiva direta, objetiva indireta, predicativa, completiva nominal, apositiva.
Compare os dois períodos: Espero a sua rápida recuperação. Espero que você se recupere rapidamente. Veja que a oração “ que você rapidamente” equivale à expressão “ a sua rápida recuperação”, cuja palavra principal (núcleo) é um substantivo: recuperação.
OBSERVAÇÃO Para facilitar, a identificação das orações subordinadas substantiva, basta trocá-las pelos pronomes isso, disso, isto, disto, essa, dessa, esta, desta,
É conveniente que você regresse. SUBJETIVA Exerce a função de sujeito da oração principal. Leia os quadrinhos a seguir: É conveniente que você regresse.
Exerce a função de objeto direto da oração principal.] Observe: OBJETIVA DIRETA Exerce a função de objeto direto da oração principal.] Observe: O autor do artigo denunciou que a sociedade violenta criou uma cultura violenta.
Seus amigos confiam em que você vencerá. OBJETIVA INDIRETA Exerce a função de objeto indireto da oração principal. Veja estes exemplos: Seus amigos confiam em que você vencerá. As estatísticas informaram- nos de que os meios de comunicação contribuem para o aumento da violência.
Exerce a função de predicativo. Veja: PREDICATIVA Exerce a função de predicativo. Veja: A notícia alarmante é que os meios de comunicação contribuem para o aumento da violência. Nossa maior preocupação era que chovesse. COMPLEMENTO NOMINAL Exerce a função de complemento nominal. Observe o exemplo: Teus pais estavam certos de que tu voltarias.
Todos defendiam está ideia: que a escola fosse reformada. APOSITIVA Exerce a função de aposto de um termo da oração. Veja: As estatísticas descobriram um fato: que os meios de comunicação contribuem para o aumento da violência. Todos defendiam está ideia: que a escola fosse reformada.