Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

MATRIZ DE IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Evolução no uso das fontes de energia
Novos Modelos de Empresas Agricultura
Fontes de energia Natureza e Sociedade.
Movimentos Internacionais de Fatores
Matheus Fadini Oscar Guimarães Rayan Carretta Helder Ivo Pandolfi.
PROJETO DE PESQUISA Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB): o contraste entre os objetivos propostos e o desempenho verificado no período.
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
Fórum Permanente de Energia e Ambiente – Geração Distribuída
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Oficina Interna em Investigação Científica na Engenharia-Capítulo Seeds do GEPEA-USP [RIC1-2004] Dinâmica Sustentável do Uso Final da Energia no Lado da.
Mário Biague V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Análise de portfólio de recursos energéticos.
PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Estudo dos impactos ambientais envolvidos no uso final de energia da região.
Resumo dos Workshops anteriores
Maria Olívia de Souza Ramos
MECANISMOS PARA O FINANCIAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS COM GERAÇÃO ELÉTRICA Autores: Érico Rocha Felipe Tavares.
Seminário Energia Nuclear pós-Fukushima
Perspectivas do Setor Elétrico e Integração Energética
Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
Indústria de Gás Natural no Brasil
Rumo a um Brasil sustentável 2º Seminário Nacional MPE Brasil
A Cadeia Produtiva do Etanol
Cenário - Mercado Farmacêutico no Brasil
NME – Commodities – Bioreatores
Agenda Elétrica Sustentável 2020
Reunião CTPIn - Março Agenda O que é o BNDES FEP? Principais Objetivos do Estudo Setores Modelo de Equilíbrio Geral Alumínio Cimento Siderurgia.
Empresas de biomassa.
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
MINISTRO GUIDO MANTEGA
Perspectivas Globais da energia solar
O Rio no Centro da Solução das Inovações em Energia e Sustentabilidade Rio, Capital da Energia Dezembro de 2009.
Instituto de Economia – UFRJ
Premissas Dados das Microrregiões.
A EVOLUÇÃO RECENTE DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001/2005. Maria Fernanda Cavalieri de Lima Santin Porto Alegre, 26 de maio de 2006.
MATRIZ BCG* Crescimento de Mercado: O produto ou grupo de produtos da mesma linha fazem parte de um mercado em rápida expansão ou fica em algum lugar entre.
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Novos Modelos de Empresas Janeiro 2011 Segmento Turismo Alunos: Aldo Oliveira Cintia Del Rey Daniel Silva Gustavo Porto Neide Costa Rebecca Ferreto Rodolpho.
Treinamento do SINERCOM
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Planejamento e Responsabilidade Social
Prof.:J. MIGUEL N. SACRAMENTO Alunos: ALESSANDRA LANCELLOTTI CARLOS ROSSI JOSÉ NETO SERGIO SHIMODA ESTUDO DE NOVOS MODELOS DE EMPRESA ESTUDO DE NOVOS MODELOS.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Novos Modelos de Empresa
Secretário Adjunto de Política Econômica Fernando de Holanda B. Filho Crescimento e Inovação.
Novos Modelos de Empresa
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
MODAIS ALTERNATIVOS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Mercado de Commodities – madeira nativa
Energia das Biomassas.
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Por quê Competitividade Industrial? Jorge Arbache Universidade de Brasília FIEMG - Lançamento do Plano de Competitividade Industrial de Minas Gerais, 2.
Senador Walter Pinheiro A Energia Competitiva do Nordeste.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Ciclo de Debates sobre as Perspectivas da Integração Elétrica na América do Sul Seminário sobre Integração no Arco Norte Nivalde J. de Castro Coordenador.
Resíduos e a produção responsável de biocombustíveis Roundtable on Sustainable Biomaterials Áurea Nardelli 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos Julho/2013.
Transcrição da apresentação:

Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância + A importância e a incerteza social para o setor de biocombustíveis são altas. Tendo em vista que, para serem economicamente viáveis, os biocombustíveis precisam de um nível elevado de mecanização. E isso demanda elevada força de trabalho, que se por um lado promove a geração de um grande número de empregos, especialmente para trabalhadores com baixo grau de escolaridade na zona rural, por outro lado, amplia a prática de trabalho em situação similar às dos escravos. A Ainda assim, a produção de biocombustíveis gera benefícios sociais para os países em desenvolvimento . Social - Incerteza + - Importância + S S

Matriz de Incerteza Econômica - Incerteza + - Importância + Para o setor de biocombustíveis, economicamente é provável crescentes oportunidades nos mercados internos e externos . No entanto, o grau de incerteza no país ainda são altos. As demandas globais de energia (total e elétrica) devem crescer 78% e 92%, respectivamente entre 1996 e 2020 conforme o seu cenário básico. Os riscos associados ao suprimento e aos impactos no meio ambiente farão crescer o interesse em combustíveis limpos, de diversas fontes renováveis, em especial de biomassa. Econômica - Incerteza + - Importância + E E

Matriz de Incerteza Ambiental - Incerteza + - Importância + Em um contexto mundial de evolução das questões ambientais a forte participação da energia renovável é um fator altamente relevante para o país. O crescimento da participação do álcool e do biodiesel vem colaborando com o desafio internacional de redução dos gases causadores do efeito estufa, resultando em baixa incerteza. Os riscos associados ao suprimento e aos impactos no meio ambiente farão crescer o interesse em combustíveis limpos, de diversas fontes renováveis, em especial de biomassa fazendo com que o setor caminhe para um cenário de relevante importância. Ambiental - Incerteza + - Importância + A A

Matriz de Incerteza Tecnológica - Incerteza + - Importância + Para o setor de biocombustíveis, no país, o grau de incerteza e importância é elevado, mesmo considerando que o Brasil possua relativa vantagens comparativas de extensão de área, clima adequado, mão-de-obra farta e experiência no ramo, devido à necessidade de forte investimento à fim de garantir a melhoria do processamento e o aumento da eficiência das fontes energéticas atualmente dependerem de inovações tecnológicas. - Incerteza + - Importância + T T T I

Matriz de Incerteza Política - Incerteza + - Importância + No setor de biocombustíveis, o grau de incerteza e importância são relevantes. Há um grande conjunto de alternativas que permite o aumento da eficiência no aproveitamento dessas alternativas, mas depende de ações para se materializarem. Essas ações podem vir do mercado ou do próprio Governo, a partir de incentivos fiscais e creditícios. Como são tecnologias novas, com alto custo de implantação e longo prazo de maturação, é fundamental minimizar os riscos para o investimento privado e, ao mesmo tempo, maximizar a eficiência dos projetos de investimento. Política - Incerteza + - Importância + T P P I

Matriz Energética Nacional fonte: www.biodiesel.gov.br