O Populismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA
Advertisements

AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO REGIME MILITAR
GOVERNO DEMOCRÁTICO DE VARGAS ( )
Segundo Governo de Vargas
Os governos de Jânio Quadros e João Goulart – 1961/64
MÓDULO 13 – REPÚBLICA POPULISTA( )
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA
GOVERNOS POPULISTAS.
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
PERÍODO DEMOCRATICO - POPULISTA ( )
A República Populista ( )
6 - JUSCELINO KUBITSCHEK (1956 – 1961):
REPRESENTAÇÃO PARTIDÁRIA DO PERÍODO:
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
General Eurico Gaspar Dutra ( )
1) O GOVERNO DO GENERAL EURICO DUTRA( )
MÓDULO 12 – DA CRISE DO POPULISMO À DITADURA( )
Participação do Brasil na 2ª guerra Governo Eurico Gaspar Dutra
Prof. Osiel Lima História do Brasil
MÓDULO 18 – REPÚBLICA POPULISTA ( II )
REPÚBLICA POPULISTA OU DEMOCRÁTICA
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
Presidente da República
República Democrática Populista (1945 – 1964)
GENERAL EURICO GASPAR DUTRA
História . Aula 02 O Brasil no contexto da Guerra Fria
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A DECADÊNCIA DO POPULISMO.
Governos JK, Jânio Quadros e Jango
A REPÚBLICA POPULISTA (1946 – 1964)
JÂNIO QUADROS (1961) Prof. Altamiro.
João Goulart ( ) Prof. Altamiro.
O Populismo (IV República)
Período Democrático Populismo
GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961)
BRASIL: POPULISMO ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ.
A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA NO PÓS 64
REPÚBLICA POPULISTA – 1946 a 1964
JOÃO GOULART – 1961 a 1964 Crise política: os militares e político udenistas não queriam deixar Jango assumir a presidência, acusando-o de ligações com.
CAPÍTULO 10 VARGAS: DO ESTADO NOVO A 1954
República Democrática Populista (1945 – 1964)
PERÍODO POPULISTA OU 3ª REPÚLICA(1945/64)
REPÚBLICA POPULISTA ( )
POPULISMO NO BRASIL O carisma, os discursos melodramáticos e o uso da propaganda massiva produziram ícones da política que, ainda hoje, inspiram os hábitos.
ATUALIDADES GOLPE DE 1964.
0 POPULISMO NO BRASIL (1946/1964)
A experiência democrática no Brasil ( )
“Entreguismo” x “Nacionalismo” República Democrático-Populista ( )
REPÚBLICA POPULISTA 1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
Período democrático de 1946 a 1964
Getúlio Vargas...o retorno
Eurico Gaspar Dutra.
Guerra Fria.
A República Populista se inicia após o Estado Novo , comandado por Getúlio Vargas. Que era um governo totalitário, ditatorial, e que já não possuía mais.
TERCEIRA REPÚBLICA OU REPÚBLICA LIBERAL 1946/1964
A experiência democrática no Brasil ( )
A REDEMOCRATIZAÇÃO- GOVERNO DE DUTRA À JANGO
Era Vargas e República Populista
o interregno democrático e o golpe de 1964
REPÚBLICA LIBERAL (1945 – 1964).
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático):
A experiência democrática no Brasil ( )
Jânio Quadros e João Goulart ( ). A eleição de Jânio Quadros pelo PDC (Partido Democrata Cristão), com o apoio da UDN, marcou um fato inédito.
História dos Presidentes e suas principais contribuições para a economia brasileira 5º Semestre de Administração de Empresas Prof. Lourival.
1964 – Golpe ou Revolução? Renúncia de Jânio Quadros Vice- João Goulart do PTB. Ligado ao trabalhismo varguista e acusado pelos setores conservadores.
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:  PSD (Partido Social Democrático):  Principal partido.  Criado por Getúlio Vargas.  Base rural.  Industriais, banqueiros.
General Eurico Gaspar Dutra Ano de 1946 até 1951.
. 6 - JUSCELINO KUBITSCHEK (1956 – 1961): PSD + PTB.
Transcrição da apresentação:

O Populismo

O Populismo Após a derrubada do Estado Novo houve a implantação de um regime democrático que durou de 1946 a 1964. A Esta fase chamamos de “Populismo”, pois os governos se caracterizaram por buscar na população sua fonte de poder. Os governos não se caracterizaram por fazer o que a população precisava ou desejava, mas sim pelas “promessas” que passaram a ser feitas nas campanhas. A Fórmula original do populismo foi inventada por Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo. Naquela época, ele marcou a forma de governar através da idéia do presidente realizador de obras para o povo. Foram os Partidos Políticos característicos do período: UDN, PTB, PSD e PC.

A Constituição de 1946 Vargas foi derrubado em outubro de 1945 pelas Forças Armadas. O governo foi entregue ao Ministro do Supremo Tribunal, José Linhares As eleições foram realizadas em 02 de dezembro de 1945, sendo eleito o Gen Eurico Gaspar Dutra Em 1946 foi promulgado a constituição que tinha como características: foi promulgada restabeleceu a democracia restabeleceu o federalismo estabeleceu amplas liberdades individuais e políticas liberdade de imprensa

O Governo de Dutra ( 1946-1950) Grande importação de produtos devido ao saldo acumulado durante a guerra – inibiu a produção industrial. Fechamento do Partido Comunista – que havia obtido a legalidade em 1945. Aplicação do Plano SALTE com pouco resultado. Asfaltamento e duplicação da estrada Rio-S.Paulo (Via Dutra). Construção da Usina de Paulo Afonso (rio São Francisco).

General Dutra

Governo Democrático de Getúlio Vargas (1950-1954) Eleito pelo PTB-PSP Getúlio retoma propostas trabalhistas – grande aumento do salário mínimo Desenvolvimento da industria nacional – constituição da Petrobrás e do BNDS. Grande oposição a Getúlio pela sua posição nacionalista em relação a indústria. Nos jornais da capital se destacou os artigos de Carlos Lacerda em oposição a Getúlio. Atentado contra Carlos Lacerda da rua Tonelero – morre um oficial da aeronáutica – é implicada um segurança pessoal da guarda de Getúlio. Constrangido com a acusação de ter mandado matar Carlos Lacerda, Getúlio prefere o suicídio, morrendo em 24 de agosto de 1954.

Juscelino Kubitscheck de Oliveira (1955-1960) Juscelino foi eleito com apoio do PTB-PSD. Se destacou por grandes empreendimentos. industriais, colocados no seu PLANO DE METAS. 1)Usinas hidrelétricas (Três Marias, Furnas). 2)Grandes estradas – Belém-Brasília. 3)Desenvolvimento da siderurgia. 4)Implantação da industria automobilística (Volks, Ford, Willys). 5)Construção de Brasília – inauguração em 1960.

CRISE DO POPULISMO – 1961 A 64.

Jânio da Silva Quadros (1961 – 7 meses) Eleito pela UDN-PSD Proibição de cassinos no Brasil. Proibição do biquini nas praias e de briga de galo Condecorou Ernesto (Che) Guevara, herói da Revolução Cubana Muito criticado e sem apoio no Congresso renuncia ao cargo de presidente. É substituído pelo seu vice João Goulart que tinha fama de ser ligado ao Partido Comunista.

Ernesto “Che” Guevara recebido com honras de Estado por Jânio Quadros Jânio com a vassoura: “vamos varrer a corrupção deste país!”

João Belquior Marques Goulart – chamado de Jango (1961-1964) Devido a oposição a Jango, é reinstituído o Parlamentarismo, sendo o 1º ministro Tancredo Neves. Em 1963, através de um plebiscito, Jango recupera os poderes presidenciais. Jango herdeiro do trabalhismo de Getúlio e influenciado pelos comunistas, lança em março de 1964 um programa chamado as Reformas de Base - programa que estabelecia a reforma agrária através de desapropriação, nacionalização de setores industriais e controles dos bancos – reformas que foram interpretadas como uma nova “Revolução Cubana”. Em 31 de marco ocorre a Revolução de 1964, movimento militar para impedir a continuidade das transformações implementas por Jango. Este movimento foi apoiado por setores civis da Igreja, do empresariado e da classe média.

Discurso de João Goulart na Central do Brasil. Manifestações pró-Reformas de Base promovida pelos comunistas.

Governo parlamentarista de João Goulart – 1961/63. Crise: Forças Armadas divididas; Cmdo do III Exército apoiava João Goulart. Saída parlamentarista. Novamente a crise com a volta ao presidencialismo. Governo presidencialista de João Goulart –1963/64  Forte oposição do Congresso. Dilema do presidente: conseguir popularidade para se manter no poder  solução: “guinada à esquerda”  proposta das “Reformas de Base”. Resultado: partidos e facções de esquerda passaram a “apressar” a Revolução Comunista. Reação: prepara-se a “Contra-Revolução de 1964.

2.3. As Razões do Movimento Militar de Março de 1964. Arraigado sentimento anticomunista nas Forças Armadas (traição de 1935). Polarização do mundo e seu reflexo no Brasil: EUA X URSS Polarização entre os políticos brasileiros: Carlos Lacerda, Magalhães Pinto, Ademar de Barros Leonel Brizola, Miguel Arrais e Francisco Julião X

Lideradas pelo Gen Olympio Mourão Filho, as tropas da 4ª RM marcham de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro, iniciando a Revolução, no dia 31 de março. Tropas da revolucionárias ocupam o Ministério da Guerra.

O Marechal Castelo Branco, escolhido como o primeiro presidente da Revolução, sendo em seguida confirmado pelo Congresso Nacional. Muitos homens públicos apoiaram a Revolução de 1964, como Carlos Lacerda, Magalhães Pinto, Tancredo Neves, Juscelino Kubitscheck e Roberto Marinho.