Unidade II Assunto 5 Os Hebreus, Persas e Fenícios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
Principais características
A RELIGIÃO DE ISRAEL 1) Terminologia: Hebreus= descendentes de Heber, antepassado de Abraão; Israelitas= descendentes dos 12 filhos de Israel,
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
Os grandes espaços religiosos
A Antiguidade Oriental
HEBREUS HISTÓRIA PROF.ª MARYELLA
PROF. JOSÉ AUGUSTO FIORIN
Os Hebreus.
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
“ OS FILHOS DO MAR & O POVO DE DEUS ”
Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
Hebreus Localização: Palestina entre a Mesopotâmia e o Egito 2000 a.C
As Sociedades Orientais
VELHO TESTAMENTO E.
Judaísmo Trabalho de: Alexandre Silva nº1 9ºA Mélanie Costa nº13 9ºA.
OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política;
As civilizações hebraica e fenícia.
As Sociedades Orientais
HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
CONFLITO ÁRABE - ISRAELENSE
Capítulo 2 Egito.
CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS
HEBREUS.
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
HEBREUS PERSAS FENÍCiOS.
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
Hebreus X SAIR RICHARD ASHWORTH/ ROBERT HARDING WORLD IMAGERY/
Antiguidade Oriental Parte II Fenícios, Persas e Hebreus
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.
Cap. 2 - O surgimento das religiões monoteístas
Hebreus.
HEBREUS.
Judaísmo Disciplina: educação religiosa moral e católica
HEBREUS A Palestina é uma estreita faixa de terra banhada pelo Rio Jordão, que deságua no Mar Morto. Está dividida em quatro zonas:
Aula 1: Pré-História e Antiguidade Oriental
Fenícios, persas e hebreus.
HEBREUS, FENICIOS, CRETENSES e MICÊNICOS
Estado, Cultura e Sociedade
Antiguidade Oriental.
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
Mesopotâmia Antiga. Mesopotâmia Antiga Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
Mesopotâmia PROFESSOR Mário nadaf.
Professor Luiz Felipe Geografia
OS HEBREUS.
Civilização: Nômades Sedentários Início da agricultura
Antiguidade Oriental Fenícios, Persas e Hebreus
BREVE HISTÓRIA DOS HEBREUS
Os Hebreus.
AS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS
1800 aC UR Abraão Isaac Ismael Jacó Palestina Egito 1750 aC.
Os Filhos de Abrão ou Abrãao
Hebreus Originários da clã semita de Heber e seus descendentes eram nômades, patriarcal, politeísta, organizado em tribos independentes administradas por.
Hebreus.
Oriente Médio: conflitos
Hebreus Egito.
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Hebreus.
Civilizações do Oriente Próximo
As Civilizações Hidráulicas:
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Hebreus, Fenícios e Persas.
Oriente próximo SOCIEDADES, REINOS E IMPÉRIOS
A Religião Monoteísta dos Judeus. Os hebreus eram pastores nómadas da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,
As Sociedades Orientais
Transcrição da apresentação:

Unidade II Assunto 5 Os Hebreus, Persas e Fenícios Localizar a Palestina, a Pérsia e a Fenícia Explicar a importância destas sociedades Identificar aspectos culturais, políticos e econômicos destas civilizações.

Localização: A antiga Palestina situava-se entre o Rio Jordão r o Mar Mediterrâneo, no meio da Síria, Fenícia e desertos da Arábia, numa região cercada de guerras. Estava entre grandes civilizações : como a do Egito, Mesopotâmia e Pérsia. Cortada pelo Rio Jordão - que desembocava no Mar Morto e, de tão salgado, nada pode viver nele – tinha ao Norte, uma região que era considerada a mais fértil, a Galileia. Ao Sul, a região da Judéia, que se apresentava árida e montanhosa.

Na Antiguidade, a região era mais chuvosa e fértil, e o vale do rio era propício à sedentarização do povo e ao cultivo de trigo, cevada, uva, azeitonas, figos e tâmaras. No restante da região, com muitas colinas e montanhas, de solo pobre, seco e quase desértico, habitavam os grupos nômades, dedicados ao pastoreio.

O povo A região da Palestina era habitada, anteriormente, pelos cananeus que lá chegaram por volta de 3000 a.C. Os hebreus eram SEMITAS = Também conhecidos por povo de Israel -= povo de Deus ou povo do outro lado ( do outro lado do Eufrates). Eram nômades e respeitavam o mais velho da tribo ( 0 patriarca) que, além de chefe, era juiz e sacerdote. Andavam de um lado para outro conduzindo seu rebanho, poucos se dedicavam a agricultura.

Bíblia: principal fonte p/ se conhecer os hebreus Bíblia: principal fonte p/ se conhecer os hebreus. (contem preceitos morais e religiosos, normas jurídicas e narrativa histórica desse povo).

O Estado História divide-se: Era dos patriarcas Era dos Juízes Era dos Reis Era do domínio estrangeiro

Fonte: Bíblia Sagrada. São Paulo: Ave Maria, 1994 (Gn:12,1-2, Gn 12,5 Era dos Patriarcas Os patriarcas foram chefes tribais nômades. Tudo começou com Taré (Tera), o pai de Abrão, partiu do vale do Ur, juntamente com a família, e foi para Harã, ao Norte da Mesopotâmia. “...Tomou, pois, Taré o seu filho Abrãao e a Lot(Ló), seu neto, filho de Arão e a Sarai, sua nora, mulher de Abraão(...) e fê-los sair de Ur dos caldeus, a fim de irem de Canaã; foram até Harã, e aí habitaram...” ( obs.: Trecho está no Livro didático pg. 55) Fonte: Bíblia Sagrada. São Paulo: Ave Maria, 1994 (Gn:12,1-2, Gn 12,5

Tempos depois Abrãao que ao obedecer uma ordem divina, afastou-se de todos os outros deuses e ídolos e passou a cultuar um único Deus, Iavé =(Monoteísmo). Abrãao é considerado o “Pai dos hebreus” E RECEBEU DE Iavé ou Jeová de levar o povo à terra Prometida. Saiu de Harã e dirigiu-se para Canaã ou Palestina- A Terra Santa- onde manava leite e mel.

Abraão gerou Isaque, Isaque gerou Jacó. Jacó passou a ser chamado de Israel. Jacó gerou 12 filhos os quais formaram as 12 tribos de Israel. 1750 a.C. os Hebreus vão para o Egito (na terra de Gosen próximo ao delta do Nilo). Ao chegarem no Egito, o país estava dominado pelos Hicsos.

José foi vendido como escravo e depois foi governador do Egito ( o 2º homem abaixo de Faraó). Os hebreus ficaram 430 anos no Egito. Escravidão Êxodo 1250 a.C.= Liderados por Moises fogem do Egito em direção à Palestina e formaram o Estado de Israel.

No deserto = Tábuas da lei (decálogos, ou os Dez Mandamento onde estavam escritas as determinações para o povo hebreu.

ERA DOS JUIZES Josué conquista Canaã, Jericó e Hebron , percebeu que as 12 tribos, unidas pela língua e pela religião, não estavam coesas a ponto de expulsar os estrangeiros (Os Filisteus= Povo do Mar).

Os juízes apareceram como líderes militares, políticos e religiosos das tribos. Ex.: Débora, Gedeão, Jefté, Sansão e Samuel.

Insatisfeito com os juízes o povo o pediu que se elegesse um rei ERA DOS REIS Insatisfeito com os juízes o povo o pediu que se elegesse um rei Saul (1010-1006 a.C.), Davi (1006-966 a.C.) e Salomão (966-926 a.C.) As tribos foram unificadas num só reino sob o governo de Saul, ENTRETANTO, este não conseguiu a fidelidade das tribos do SUL. Davi que era pajem do rei venceu o gigante Golias e ganhou carisma e popularidade. Com a morte de Saul, Davi tornou-se Rei sendo o verdadeiro UNIFICADOR de Israel. Nesse reinado , os hebreus passaram a chamar-se Judeus, pois Davi pertencia a tribo de JUDA

Com a morte de DAVI reinou SALOMÃO, seu filho. Construiu o Templo (963 a.C.) e o PALÁCIO REAL. No seu reinado Israel tornou-se um grande centro mercantil negociando com o Egito, Líbano, Tiro. Manteve também diplomacia com outras regiões. 700 mulheres e 300 concubinas

ERA DO DOMINIO ESTRANGEIRO Com a morte de Salomão ocorreu o chamado Cisma, ou seja, a divisão da nação em duas. Dez tribos do Norte ficaram sob o governo de JEROBOÃO (passaram a ser chamada Israel) Duas do Sul sob o de ROBOÃO ( tribos de Judá e Benjamin) (passaram a ser chamada JUDA) ERA DO DOMINIO ESTRANGEIRO Foi a época que os povos estrangeiros ocuparam Israel.

722 a.C. os assírios levaram as 10 tribos do norte para o CATIVEIRO. 587 a.C.. Nabucodonozor rei do Império babilônico invadiu Judá. Em 586 a. C. Nabucodonozor destruiu o templo e levou a população para cativeiro babilônico 539 a. C. os persas invadiram a Babilônia e libertaram Os judeus para voltarem para suas terras

516 a.C. Ocorre a reconstrução do templo judeu Em 333 a.C. invasão de Israel por Alexandre o Grande 63 a.C. Invasão dos romanos. Em 70 d.C. o templo foi novamente destruído Em 131 d.C. no governo de Adriano, os judeus foram escravizados e dispersados pelo mundo ocorre a Diáspora hebraica. Levaram o conceito monoteísta por onde passaram

Em 635 d.C. os árabes ocuparam a Palestina introduzindo o islamismo. Fim 1ª Guerra Mundial as terras da Palestina ficam sob a tutela da Inglaterra que promete criar o Estado de Israel. No ano de 1947 ONU dividiu a palestina entre árabes (43% das terras) e judeus (57% das terras). Em 1948 houve a criação do Estado de Israel. LIGA ÁRABE ( SOMENTE O EGITO E JORDÂNIA MANTÊM TRATADO DE PAZ COM ISRAEL).

Proprietários e sacerdotes A SOCIEDADE E A ECONOMA Monarquia Proprietários e sacerdotes Burocratas e comerciantes Camponeses Pastores Escravos

A SOCIEDADE E A ECONOMIA PIRAMIDE SOCIAL NA PAG. 61 A sociedade dos hebreus, na Era dos Reis, era composta por camponeses, pastores e escravos, liderados pela família real , rabinos (sacerdotes) e proprietários de terras. Pagavam impostos, estavam submetidos ao serviço militar e outros trabalhos obrigatório.

O rei Salomão desenvolveu o comércio. Trocava trigo e óleo por madeira do Líbano. Fez frota mercantil constituída por navios fenícios. Fez negócios com o Egito

CULTURA E RELIGIÃO Para eles o novo testamento não faz parte da bíblia, pois, não aceitam Cristo como profeta. Santificação do sábado( qualquer trabalho é proibido no sábado) Culto nas sinagogas, comemoração do Êxodo Festa Pentecostes (dez mandamentos) Dia do Purim

Religião monoteísta a Jeová ou Iavé (Javé)= JUDAÍSMO CARACTERÍSTICA DO JUDAÍSMO: Circuncisão (retirada do prepúcio simbolizando a aliança com Deus) Imortalidade da alma O Juízo Final A v inda do Messias ( O Salvador) O livro Sagrado é a TORA

CIRCUNCISÃO

CIRCUNCISÃO NOS TEMPOS ATUAIS

Questões atuais: (1948-1949) houve a primeira GUERRA árabe-israelense na qual Israel tomou parte do território palestino e expulsou o povo da região ocupada (1956) houve a Segunda guerra árabe-israelense ou Guerra de Suez : Nessa guerra Israel venceu e ocupou a Península do Sinai e após pressão da ONU abandonou a região restabelecendo a fronteira. (1967) na chamada GUERRA DOS SEIS DIAS os palestinos quiseram voltar para o território ocupado por Israel. Israel venceu e tomou Gaza, Sinai, Cisjordânia e Colinas de Golan.

Em 1973 ocorreu a quarta guerra árabe-israelense ou Guerra de Yom Kippur ( O Dia do Perdão) dia sagrado para os Judeus. Foi firmado um tratado de Paz. 1979 após interferência dos EUA o Egito recebeu de volta a Região do Sinai. Em 1993, após interferência dos EUA, foi assinado tratado de paz entre Israel e palestina, mas o assassinato de Yitzhak Rabin(representante de Israel) atrapalhou as negociações. Atualmente não houve avanço nas negociações entre judeus e palestinos.