CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
NÚMEROS DECIMAIS Trabalho realizado por professora Filipa Albuquerque.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Como produzir um jornal escolar
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
9h30 - Boas Vindas Direcção Regional de Educação e Plano Tecnológico da Educação 9h40 – A Microsoft e Iniciativa Magalhães Visão e Contexto Desafios e.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
“Feliz aquele que transfere o
Semana Pedagógica - Julho/2011
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
ENCONTRO DOS PEDAGOGOS
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
EQUIPE MGME CIÊNCIAS Andréa Santoro Santos Francia
SEJAM BEM VINDOS !.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Questionário de Avaliação Institucional
Estágios Supervisionados
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
NÚMEROS DECIMAIS Mas afinal o que vamos hoje aprender?
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Conveniada curso Positivo
III Encontro de Boas Práticas
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Programa Ler e Escrever
Roteiro de condução da reunião
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTO ANDRÉ
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
1° dia de aula Recepção.
2º ENCONTRO PRESENCIAL CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO!
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Gerenciamento de Sala de Aula:
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
CEAOK METODOS DE ESTUDO
Top. Esp. em Teoria e Análise do Discurso
OBJETIVOS Objetivo Geral
Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PAUTA 8h e 30min Chefe do NRE: Professor Adão Aristeu
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Transcrição da apresentação:

CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO! DIRETORIA DE ENSINO DE ARÇATUBA E BIRIGUI Supervisores: Jussara, Marcia, Munarin e Rosangela

ABERTURA DO CURSO: Abertura da Dirigente Regional de Ensino DINÂMICA DO LIVRO: Apresentação dos participantes

Dinâmica Se você fosse a uma livraria ou biblioteca, qual dos livros disponíveis aqui na sala você escolheria para ler hoje e porquê? Síntese da dinâmica: Um relator por grupo e; Apresentação de todos.

APRESENTAÇÃO DO SECRETÁRIO

APRESENTAÇÃO DO CURSO/MATERIAIS

CRONOGRAMA DO CURSO MODALIDADES ATIVIDADES CARGA HORÁRIA PERÍODOS DE REALIZAÇÃO Encontro Presencial (EP) Encontro Presencial – Imersão 24 horas 29/04, 05 e 06/05 Videoconferências (VC) VC1 – Módulo 3 4 horas 20/05 VC2 – Módulo 4 AVA-EFAP Módulo 1 – Administração do tempo 3 horas 09/05 a 13/05 Módulo 2 – Gestão na dimensão pedagógica 8 horas 13/05 a 16/05 Atualização das atividades dos módulos 1 e 2 17 a 19/05 Módulo 3 – Observação em sala de aula 18 horas 19/05 a 23/05 Módulo 4 - Feedback 24/05 a 29/05 Módulo 5 – Plano de Ação 30/05 a 05/06 Atualização das atividades dos módulos 3, 4 e 5 06 a 09/06 Seminário (presencial) Descentralizado 29/07 Total de carga horária 80 horas

CONTEÚDOS DAS PALESTRAS TEMA PALESTRA PALESTRANTE Educação Atual Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao Currículo Maria Elizabeth B. Almeida A Aula Escola, desafio maior: uma análise, uma proposta Fernando de Almeida Progressão Continuada Progressão Continuada: avaliar para quê? Aglaé Cecília Toledo Porto Alves Avaliação Avaliação: e eu com isso? Gisele Aparecida Leal Currículo Escolar Currículo: grade ou abertura Competência leitora e escritora Leitura e produção de textos para a escola e para a vida Silene Kuin Identidade docente Identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública. Jayson Magno Narrativas Matemáticas Leituras e narrativas em matemática Márcia de Oliveira Cruz

PALESTRA Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo Maria Elisabete B. Almeida

VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1-Qual é o entendimento que temos sobre currículo? 2-O que significa integrar as tecnologias ao desenvolvimento do currículo? 3-Como fazer esta integração? 4- Será que nós educadores temos que rever nosso conceito de currículo, a fim de desenvolvermos a cultura digital na escola?

PALESTRA A aula essencial: uma conversa introdutória Fernando José de Almeida

QUESTÕES PARA REFLEXÃO O que caracteriza a aula essencial? Como definir o que é essencial em uma aula? Os professores tem clareza destes aspectos ao planejar as suas aulas? Que momentos que são inegociáveis em uma aula? Como a gestão pode contribuir com os professores na compreensão da essência da aula?

ALMOÇO

Papeis e Responsabilidades Diretor e vice-diretor: Resolução SE nº 53 de 14/08/2013. Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica: Resolução SE nº 3. de 18-01-2013 Professor Coordenador: Resolução SE nº 88, de 19-12-2007 alterada pela Resolução SE 53 de 26/06/2010, pela Resolução SE 8 de 15/02/2011 e pela Resolução SE 42 de 10/04/2012 e Resolução SE nº 90/2007.

AS DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR Resultados Educacionais Pedagógica Serviços e Recursos Pessoas Participativa

Vídeo: o desorganizado O que este vídeo nos mostra?

COMO ANDA SUA ORGANIZAÇÃO? Atividade individual

ESTUDO DE CENÁRIO 7h5min: Organizei a entrada do turno, busquei o microfone e o equipamento de som para fazermos a entrada (o que se repete todos os dias) e ajudei a organizar as filas para ir com as professoras para as salas de aula. 7h15min: No final da oração, quatro filas permaneceram no pátio porque as professoras ainda não haviam chegado. 7h20min: Uma professora chega, mas tem que imprimir algumas atividades para os alunos. Pedi que ela fosse com a turma para a sala de aula, porque eu resolveria o problema. 7h30min: Chega mais uma professora. Ainda tive que providenciar atividades para duas outras turmas, levando para assistir, na biblioteca, a um vídeo sobre ecologia. 8h: Estavam me aguardando três pais de alunos para conversar, mas eu ainda tinha que imprimir as atividades. Enquanto atendia os pais, chegaram várias correspondências, as quais eu deveria assinar. 9h: A professora manda um aluno para pegar as atividades impressas. Explico a ela que, tão logo consiga imprimi-las, eu levaria as cópias à classe.

9h30min: Após o intervalo, seis alunos são encaminhados para conversar com a direção, devido a um problema de disciplina gerado durante o intervalo. Ainda tenho que ver o que vou fazer com as duas turmas que continuam sem professoras. 10h: A PC do Ensino Fundamental passou pela minha sala e eu pedi para que tomasse conta de uma das salas, mas disse que não poderia porque estava terminando a Proposta Pedagógica. Deixo então que as duas turmas fiquem jogando bola no pátio, mas sem perturbar os professores. Ainda tive que digitar e imprimir e distribuir, antes do final do horário, um bilhete avisando sobre o conselho de Classe Participativo que se aproxima. 11h: Distribuo nas salas de aula os bilhetes sobre o CCP. Volto para ver a correspondência, abro o envelope e leio: “Como promover a construção coletiva da proposta pedagógica? Ouço um barulho no pátio: os alunos que terminaram as avaliações estão sendo dispensados pelos professores antes do término do horário (mesmo sabendo que isso não é permitido). Sigo com as turmas sem professores para a sala de aula e ficamos aguardando o sinal. Quase me esqueci de que hoje é o meu dia de dar o sinal... Amanhã espero poder fazer alguma coisa.

REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO 1) Como o tempo está sendo organizado em um dia típico de trabalho da diretora? 2) Será que a Diretora planejou as ações previstas acima? Como evitar que esses problemas interfiram na gestão de uma escola? 3) Além dos problemas já apontados, identifique outros na gestão desta escola e as possíveis ações para resolver os problemas, considerando as dimensões da gestão escolar. 4) O planejamento e o estabelecimento de uma rotina de trabalho ajudam o gestor a organizar seu trabalho. Você já elaborou a rotina de trabalho para este ano? 5) Como você faz para manter o foco nas prioridades elencadas para sua gestão escolar? PROBLEMAS SOLUÇÕES

VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

1ª PARTE – A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO . Considerando as demandas institucionais de sua escola e as prioridades estabelecidas na Proposta Pedagógica para este ano, organize a sua agenda semanal de trabalho para evitar improvisos, desvios de função e perda de foco em sua gestão escolar. PERÍODOS 2ª f. Ações t.g. 3ª f. 4ª f. 5ª f. 6ª f. MANHÃ TARDE NOITE

2ª PARTE – FOCO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DIMENSÕES TEMPO UTILIZADO ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS E PROFESSORES GESTÃO PEDAGÓGICA GESTÃO PARTICIPATIVA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DOS RESULTADOS EDUCACIONAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM GESTÃO DOS SERVIÇOS E RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS Qual é a gestão que está sendo mais priorizada e a menos priorizada? Que mudanças você proporia em seu planejamento de forma a potencializar a gestão desenvolvida em sua escola?

VÍDEO: A GESTÃO ESCOLAR 1) No cotidiano da escola, você se reconhece na gestora do vídeo?

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO Como os conteúdos do 1º encontro podem ajudá-lo a melhorar a gestão de sua escola? Dos temas trabalhados, o que foi mais relevante para sua prática gestora? Quais são as expectativas para os demais encontros?