Desenvolvimento de uma simulação dinâmica de uma coluna de destilação monitorada por instrumentos inteligentes Aluno: Alexandre Magno Pimentel Pinheiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Construa painéis digitais avançados em minutos!
Advertisements

Sensor de Pressão via célula Capacitiva
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Monitoramento da frota de caminhões da Liquigás.
CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO
Introdução Redes LAN - abrangência: edifícios e campos.
DNS Introdução.
MONITORAMENTO E CRIAÇÃO DE HISTORICOS DENSOS DE PACIENTES CLINICOS ATRAVÉS DE UMA APLICAÇÃO NAS NUVENS Aluno: Pedro Walter Lages da Silva Palhares Orientador:
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
PSEUDO-ONLINE TESTING METHODOLOGIES FOR VARIOUS COMPONENTS OF FIELD PROGRAMMABLE GATE ARRAYS L. Kalyan Kumar, Aditya S. Ramani, Amol J. Mupid, V. Kamakoti*
Curso Sistemas de Informação I Disciplina: Arquitetura de Software
Objetos Distribuídos Padrão CORBA
Protégé 3.0 Apresentação para a disciplina DAS 6607
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O processo de repartida de poços recebe destaque por ser um dos mais complexos presentes no ambiente da indústria de uma plataforma.
Polliana Corrêa Morais (bolsista); Leandro Osmar Werle (colaborador/
Redes para Automação Industrial
Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN
Professor Victor Sotero
GERENCIAMENTO DE REDES
A modelação de sistemas enquanto ferramentas cognitivas.
Monitoramento de logs e registros de sistemas
Cicília Raquel Maia Leite –
Modelagem e controle de um robô manipulador paralelo
Modelagem e controle de um robô manipulador paralelo
Luiz Augusto da Silva Alves Professo Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes 2 Novembro 2010.
API Cliente e CLI Disciplina: Laboratório de Gerência de Configuração Aluno: Gleiph Ghiotto Lima de Menezes Agosto 2011 Niterói -
Aluno: Carlos Alberto de Albuquerque Silva Orientador: Prof. Dr
Workshop Interno do PRH14 Natal-RN – 1º de agosto de 2008 Workshop Interno do PRH14 Natal-RN – 1º de agosto de 2008 Estudo e Implementação de Técnicas.
GRACO – Grupo de Automação e Controle
Escola Prática de Formação e Tecnologia
IFSul – Campus Venâncio Aires
Sistemas Operacionais
METODOLOGIA PARA MELHORIA DO DESEMPENHO DE MALHAS DE CONTROLE
Avaliação de um dispositivo para fixação Aluno: Marcelo Costa Tanaka
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Recife 2014.
Aluna: Josiane Maria de Macedo Fernandes
Linhas de Pesquisa FRAMESEC
Prof. Celso Cardoso Neto. (2) ALINHAMENTO Caso 1.
Tópicos especiais em controle inteligente e distribuído Professor: Jorge Dantas de Melo Rafael Marrocos Magalhães.
Sistemas Inteligentes (PPgEE)
Tópicos especiais em controle inteligente e distribuído Professor: Jorge Dantas de Melo Rafael Marrocos Magalhães.
1.
VII Seminário P&D UN-RNCE Natal-RN – 30 de junho de 2008 VII Seminário P&D UN-RNCE Natal-RN – 30 de junho de 2008 Projeto Automação de Poços Coordenação.
Avaliação Psicopedagógica
NESSUS - Vulnerability Scanner Attack Scripting Language
Disciplina :Administração de Serviços de Diretórios
Formação em Access: Formação em PHP; Formação em Primavera; Formação em Redes; Cronograma de Formação; Orçamento de Formação; Ficha de Inscrição; Folheto.
Organização e Arquitetura de Computadores
Edgar Jhonny Amaya Simeón Grupo de Automação e Controle (GRACO)
(OU) Hardware da Rede Implementacao da rede
Agentes Inteligentes Vicente Vieira Filho. Conversa de Hoje Introdução Objetivos (Benchmarks em SMA) Trabalhos Relacionados Solução Conclusão Trabalhos.
Redes de Automação Industrial
CT / PPgEE (1997) Líder: Pablo Javier Alsina Vice-líder:Adrião Duarte Dória Neto SISTEMAS INTELIGENTES.
PLATAFORMAS MULTIMÍDIA
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Sistema de Embalagens Inteligentes para auxílio de deficientes visuais
Engenharia de Computação: Aula da saudade
– Tópicos em Controle e Automação Victor Rafael R. Celestino
Interface de comunicação entre uma rede Foundation Fieldbus e uma planta simulada Aluno: Victor Leonardo Cavalcante Melo da Silva Orientador: Prof. Jorge.
Análise de Desempenho de Sistemas de Comunicação Sem-Fio para Monitoramento de Unidade de Produção de Poços Petrolíferos Terrestres Aluno: Ivanovitch Medeiros.
Conceitos Programação Web.
Monitoramento de uma simulação dinâmica de uma coluna de destilação através de instrumentos reais Aluno: Kennedy Reurison Lopes Orientadores: Adrião Duarte.
Laboratório B – Sistemas Supervisórios N8LB9
Laboratório B – Sistemas Supervisórios N8LB9 Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Driver de Comunicação e Comunicação OPC.
Mail++.  Objetivo ◦ Adicionar novas funcionalidades a um servidor de  Servidor de JES ◦ Implementado em Java ◦ Apenas funcionalidades.
Prof. Dr. Mário Luiz Tronco
Plataforma Arduino no Controle de Velocidade de PIG’s Apresentador: Gustavo Fernandes de Lima Instituição: UFRN/LAMP.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de uma simulação dinâmica de uma coluna de destilação monitorada por instrumentos inteligentes Aluno: Alexandre Magno Pimentel Pinheiro Filho Coordenador: Adrião Duarte Dória Neto Vice-coordenador: Jorge Dantas de Melo

Objetivos Desenvolvimento de uma simulação dinâmica de uma coluna de destilação de petróleo com todas as suas características descritas da forma mais próxima possível da realidade e que utilizaria instrumentos reais para realizar as medições e controle do processo.

Equipe Professores Alunos de Graduação Adrião Duarte Dória Neto – UFRN (DCA) Jorge Dantas de Melo – UFRN (DCA) Luiz Affonso H. Guedes de Oliveira – UFRN (DCA) Márcia Maria Lima Duarte – UFRN (DEQ) Vanja Maria da França Bezerra – UFRN (DEQ) Alunos de Graduação Alexandre Magno Pimentel Pinheiro Filho Daniel Lopes Martins Kennedy Reurison Lopes Victor Leonardo Cavalcante Melo da Silva

Planta Simulada Atualmente Atualmente a planta simulada é utilizada com exemplos pré-definidos que já tem as configurações dos componentes realizadas para o exemplo específico. A falta de dados e experiência com os tipos de processo com os quais deseja-se trabalhar é um grande empecilho no desenvolvimento de novas simulações e consequentemente, novos algoritmos para os dispositivos inteligentes.

Atividades Desenvolvidas Montagem da estrutura física para a simulação(PC)-instrumentos reais; Desenvolvimento de um programa para manipular e enviar os dados a rede (interface simulação-instrumentos); Criação de estruturas inteligentes embarcadas nos dispositivos Foudation Fieldbus (Redes Neurais, Demultiplexador, Buffer); Utilização destas estruturas inteligentes no controle e detecção de falhas. Estruturas de re-configuração das estratégias dinamicamente baseadas em clientes OPC.

Atividades Desenvolvidas Estrutura Rede-Simulação (PC)

Atividades Desenvolvidas Programa Manipulador dos dados (interface PC-simulação)

Atividades Desenvolvidas Estruturas inteligentes (Redes Neurais, Demultiplexador, Buffer)

Atividades Desenvolvidas Utilização destas estruturas inteligentes no controle e detecção de falhas. Uma planta simulada foi utilizada e desta foi removido um controlador sendo substituído por um controlador instanciado nos instrumentos do laboratório. Este controlador é responsável pela a abertura e fechamento da vávula, que interfere diretamente na pressão da coluna. Além disso foi inserida outras duas redes para a detecção de falhas na válvula, acusando quando esta não viesse a funcionar corretamente.

Atividades Desenvolvidas Coluna da simulação Circulado em vermelho, o controlador que foi substituído e a válvula que ele controlava

Automação e Extensibilidade Aspen HYSYS permite que processos complexos do projeto possam ser automatizados com uma arquitetura aberta interagindo com outras aplicações comerciais ou projetadas e com outras fontes de dados o que torna possível a criação de programas híbridos poderosos.

Automação HYSYS atua com um servidor (OLE Automation Server); HYSYS pode ser acessado através de ferramentas como: Microsoft Visual Basic; Aplicações Visual Basic: Word, Excel, Power Point; Programas escritos em C++, Java, etc;

Extensibilidade A extensibilidade incorpora algoritmos na forma de extensões, objetos HYSYS (Extension Property Packages, Extension Unit Operations, Extension Reaction.Kinetics). Os algoritmos usados pelas extensões residem em um ActiveX Server DLL e podem ser criados em alguma linguagem OLE (Object Linking and Embedding) como C++, Visual Basic ou Delphi.

Comunicação HYSYS O programa Comunicação HYSYS lê continuamente as variáveis de processo do HYSYS selecionadas para medição e as disponibiliza na saída dos canais D/A da placa de aquisição de dados.

Desafios Conseguir valores de uma planta real para conseguir uma simulação mais próxima da realidade. Utilizar mais variáveis no processo de controle e detecção de falhas para que o sistema se torne cada vez mais robusto e eficiente.