Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PRH-ANP-14 TRATAMENTO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Belmino I. K. C.¹; Bezerra L. C.¹; Caracas I. B.¹; Soares T. C. M.¹. ¹: Laboratório de Biogeoquímica Costeira – Instituto de Ciências do Mar - Universidade.
Advertisements

Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
A influência das marés Universidade Federal da Bahia
A influência das marés Universidade Federal da Bahia
PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE-POSPETRO SOLOS x SEDIMENTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Prof. Ricardo Ferreira Andrade 2009
Jeferson Correia (bolsista); Gabriel Casemiro Mariano (colaborador);
Título da Apresentação
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
AVALIAÇÃO E MODELAGEM REOLÓGICA DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÁGUA
Programa de Recursos Humanos ANP Nº43
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Departamento de Engenharia Química UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO G. DO NORTE Departamento de Química GOVERNO.
PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo
Aplicação na indústria
PERFURAÇÃO DE POÇOS DIRECIONAIS: POR QUE PERFURAR POÇOS HORIZONTAIS ?
Desenvolvimento e otimização de um sistema híbrido de destilação solar para Tratamento de água de produção Aluno: Rafael Eugênio Moura Ramos (GRA- Eng.
Obtenção de Emulsões e Microemulsões Ácidas de Petróleo Para Aplicação em Operações de Acidificação de Matriz Aluno: Pedro Tupã Pandava Aum Orientadora:
Aluna: Alessandra F. Acyoly Orientadores:
Título: Injeção de Vapor
Aluno: Manoel Reginaldo Fernandes
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Recursos Humanos da ANP Para o Setor Petróleo e Gás – PRH 14 Programa de Pós Graduação em Ciência.
Doutorando: Alcides de Oliveira Wanderley Neto
Estudo da remoção de compostos BTEX por processo oxidativo avançado
Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador:
Reunião Anual de Avaliação dos PRH´s N-NE 2012, Natal/RN, 10 de Outubro PRH-ANP 14:ENGENHARIA DE PROCESSOS EM PLANTAS DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL Coordenador:
Estudo da Difusão da Parafina em Modo Estacionário Aluno: Ranieri Gabriel Ferreira Soares Orientadores: Prof. Afonso Avelino Dantas Neto Prof. Eduardo.
Pesquisador Visitante: José Romualdo Dantas Vidal
Estudo da Degradação Fotoquímica da Água de Produção
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA
Aluna: Josiane Maria de Macedo Fernandes
André Luis Lopes Moriyama Bolsista ANP PRH-14
PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA
VALORIZAÇÃO CATALITICA DA GLICERINA DA PRODUÇÃO DO BIODIESEL EM DIOIS
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia, Geofísica e Informática.
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
Microalgas e água de produção: determinação das condições ótimas de cultivo para produção de Biocombustíveis Alessandra de Abreu Arriada Bolsista Doutorado.
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
Avaliação da viabilidade do sisal como sorvente de óleo Paulo de Oliveira Segundo Paulo de Oliveira Segundo Aluno: Ana Lúcia de M. Lula da Mata, Eduardo.
Obtenção de Emulsões Asfálticas Polimerizadas
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Algébricas
EXEMPLO DE RESUMO Estudo de viabilidade econômica e ambiental de uma estação de queima de resíduos sólidos urbanos (RSU) Nome do aluno Nome do orientador.
Na Figura 1 os dois adsorventes mostraram um pico de redução ao redor de 200°C que pode estar associado à redução de íons Cu 2+ a Cu + provenientes de.
Workshop Interno PRH-14 Aluno: Luiz Nascimento
Graduando: Juan Vinícius Azevedo Alves
Marcos Leandro Marques (PUIC). Engenharia Química - Tubarão.
Doutoranda: Paula Katherine Leonez da Silva
Bolsista: Jonas Cordazzo Orientador: Clovis Maliska, PhD
Doutoranda: Erika Adriana de Santana Gomes
Comportamento reológico de dispersões aquosas de bentonita e de polímeros utilizadas como fluidos de perfuração José Augusto da Costa Júnior Bolsista ANP.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Doutorando:
Obtenção de novos antioxidantes aplicados no biodiesel Aluno: Ítalla Medeiros Bezerra Orientadores: Profa. Tereza Neuma de Castro Dantas Prof. Afonso Avelino.
Tabela 2. Dados econômicos Tabela 3. Casos estudados Tabela 4. Quadro comparativo das soluções obtidas Figura 1 – Esquema da solução ótima, segundo os.
Aluno: Leodécio Elias Rodrigues
Aluna: Ana Paula Justino Soares
ADSORVEDORES Prof. Marcelo José Raiol Souza
Israel Müller Zamporlini
solução Uma solução é uma mistura homogénea.
Aluno: Cláudio Regis dos Santos Lucas
Mestrando: Syllos Santos.
Extração Líquido-Líquido por Sistemas Micelares Reversos (SMR)
Curso: Pós Graduação - Docência do Ensino Superior Disciplina: Política e Sociedade na Perspectiva Interdisciplinar Professora: Luiza Olívia Lacerda Ramos.
1 2 Samara Silva de Souza 1 (IC) e Jair Juarez João (PQ) 2 - PMUC Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Unidade Acadêmica de Ciências Tecnológicas.
EMPREGO DA SÍLICA CONTIDA NA CASCA DE ARROZ NO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS GALVÂNICOS ZUMSTEIN T.A.¹; JUNIOR E.F.²; SOUZA J.C. ¹ ¹ - Colégio Degraus.
FORMAÇÃO DE FILMES BIODEGRADÁVEIS A PARTIR DO GLICEROL RESULTANTE DO PROCESSO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DE TRIGLICERÍDEOS Engenharia Ambiental. Bárbara Roberta.
I Workshop AESAS - Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental "Comissão de Estudo Especial de Avaliação da Qualidade do Solo.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PRH-ANP-14 TRATAMENTO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS DE PETRÓLEO POR MICROEMULSÕES Aluno: José Fabrício Carvalho de Melo Orientadores: Prof. Dr. Afonso Avelino Dantas Neto (UFRN) Prof. Dr. Ricardo Henrique de Lima Leite (UFERSA) 2008

MOTIVAÇÃO A contaminação de solos por produtos petrolíferos oriundos de derramamentos acidentais; Bioremediação; Processo Fenton; A Injeção de Vapor; Lavagem com Soluções Surfactantes.

OBJETIVOS Objetivo Geral Objetivos Específicos Desenvolver um sistema de descontaminação de solos acometidos de derramamentos de óleos por lavagem com microemulsões e adsorção sobre adsorventes tratados com sistemas microemulsionados. Objetivos Específicos Sistema de Bancada; Estudar a influência de diferentes parâmetros operacionais; Realizar um estudo da viabilidade econômica do processo.

METODOLOGIA Montagem: Figura 01 – Sistema de recuperação e retenção de óleo contaminante em solos: corte lateral.

METODOLOGIA Composição da Microemulsão: Fase Aquosa (água destilada ou solução salina); Fase Óleo (derivado do petróleo); Tensoativo (óleo de coco saponificado); Cotensoativo (butanol, pentanol, hexanol, etc.).

METODOLOGIA Preparação dos Adsorventes: Serão realizados testes com diferentes adsorvente (diatomita, vermiculita e fibra de coco) objetivando determinar o melhor adsorvente, que será utilizado no processo; Serão impregnados com microemulsões, de forma a aumentar sua hidrofobicidade superficial.

METODOLOGIA Solo Contaminado: Solo arenoso; O solo será caracterizado e utilizado durante todos os experimentos; O solo utilizado no estudo será contaminado com diferentes teores de derivados de petróleo.

METODOLOGIA Determinação do Percentual de Óleo Removido: A concentração inicial de óleo empregada para contaminar o solo é de 100% do total de óleo contido no sistema; A determinação da concentração de óleo no efluente e no adsorvente será realizada por extração com hexano e posterior análise espectrofotométrica.

METODOLOGIA Estudo de Viabilidade Econômica: Após a otimização dos parâmetros operacionais do processo, serão avaliados os custos associados ao mesmo e estabelecido o valor gasto por tonelada de solo recuperado.

OBRIGADO!