Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Enfª Renata Ucha Teixeira
Advertisements

Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Santa Terezinha, Cocal, PI Lanna Ágda Furtado Gomes
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Universidade Aberta do SUS – UnaSUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância  Turma 2 INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
Leydi Nayla Montoya Hernández
Especialização em Saúde da Família
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Melhoria da atenção ao pré-natal
Onaygles Carolina Hernández Parra Orientador: Pablo Viana Stolz
Melhoria da atenção à Saúde Bucal das gestantes e puérperas da UBS Arapiranga, Rio de Contas/ Bahia Débora Silva Medeiros Cirurgiã Dentista.
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Modalidade a Distância
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UBS Edite Cardoso no Município de Mucajaí/RR
Orientador: Sabiny Pedreira Ribeiro
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
Autora: Karine Bombardelli
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7   Trabalho de Conclusão de.
Gabriel Hernandez Chagime
Especializando: Angel Lambert Perez.
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
Universidade Federal de Pelotas Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Navegantes, Pelotas, RS.
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
Marelis Pileta Labañino Orientadora: Mariaza Alves Freita
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Estratégia de Saúde da Família Getúlio Vargas, Pelotas/RS Especializando: Cayo Otávio Moraes Lopes.
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério, na UBS da família da planaltina, no município.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação de Especialização em Saúde da Família Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de.
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Equipe de Saúde da Família-1 de Cachoeira do Sul - RS Aluna: Daniela Yumi Kitashima.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Moises Oliveira Schots Orientadora: Edvanda Trindade Sacramento Gomes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria da atenção ao Pré-natal.
Viviane Serafim - Enfermeira
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Trabalho de conclusão de curso
Especialização em Saúde da Família
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Marcos Roberio Barbosa de Santana
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF São José de Mipibu
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
Ludnilanne de Moura Santos Orientadora: Seiko Nomiyama
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhora da atenção ao pré-natal.
Geanine Carpenedo dos Santos
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos Enfermeiro pela UECE Esp. Enfermagem Obstétrica Prof. Ms. Pablo Viana Stolz - Orientador Setembro - 2013

Introdução A assistência ao pré-natal e ao puerpério é relevante para a prevenção de possíveis agravos e complicações que possam surgir durante o período gestacional e puerpério, para que não coloque em risco a vida da mulher ou da criança.

Introdução - Município Mucajaí – Estado de Roraima; 52 km de Boa Vista; Aproximadamente 15 mil hab. - 500 indígenas - 1,16 hab./Km²; 60% urbano e 40% rural; 9 UBS – 3 urbanas e 6 rurais; 5 equipes de ESF; NASF e Hospital.

Introdução - Unidade Equipe Mista Urbano e Rural; 01 médico, 01 enfermeiro, 10 ACS, 04 técnicos de enfermagem, 01 odontólogo e 01 ASB; Estrutura precária; Falta material e equipamentos;

Introdução – Pré-natal e Puerpério Falta de acolhimento; Cobertura de 89%; Registros incompletos e faltando; Gestantes em dias 53% Primeiro Trimestre 67% Vacinação 0% Avaliação das Mamas e Ginecológica 0%;

Objetivo Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério de uma unidade básica de saúde do Município de Mucajaí-RR.

Metodologia - Ações Reuniões semanais com toda a equipe para capacitação, organização e monitoramento das atividades. Sendo o Enfermeiro responsável pela capacitação.

Metodologia - Ações Acolhimento as gestantes que buscam a unidade. Toda gestante recebia algum encaminhamento para sua queixa. (Todos) Organização da agenda de consultas, com agendamentos prévios e reservas para as gestantes faltosas (Técnico de enfermagem); Organização dos prontuários e atualização dos registros no momento de sala de espera; Sala de espera com orientações para as gestantes; (Enfermeiro)

Metodologia - Ações Reunião com os gestores; Palestras para a comunidade – PSE (Enfermeiro); Visitas domiciliares para as Puérperas; Evento com as gestantes – “Café da Manhã”. (Todos)

Objetivo, metas e Resultados Objetivo 01 - Ampliar a cobertura do pré-natal; Indicador Mês 01 Mês 02 Mês 03 Mês 04 Meta Cobertura do programa de pré-natal na UBS. 90% 110% 120% 106% 95%

Objetivo, metas e Resultados Objetivo 01 - Ampliar a cobertura do pré-natal; Proporção de gestantes com início do pré-natal no primeiro trimestre de gestação. 77,8% 83,6% 85% 84,9% 90%

Objetivo, metas e Resultados Objetivo 02 - Melhorar a adesão ao pré-natal; Proporção de gestantes com consultas em dia de acordo com os períodos preconizados pelo protocolo. 71,1% 85,5% 90% 94,3%

Objetivo, metas e Resultados Objetivo 03 - Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na unidade; Proporção de profissionais da equipe que participaram da capacitação no protocolo estabelecido 86,6% 100% Proporção de gestantes com prescrição de suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo. 100%

Objetivo, metas e Resultados Objetivo 03 - Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na unidade; Proporção de gestantes com exame ginecológico e de mamas em dia. 0% 29,1% 36,7% 66% 90%

Objetivo, metas e Resultados Objetivo 03 - Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na unidade; Proporção de gestantes com TODOS exames laboratoriais preconizados para primeira consulta. 100%

Objetivo, metas e Resultados Objetivo 03 - Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na unidade; Proporção de gestantes com a vacina antitetânica e contra hepatite B em dia. 33,3% 70,9% 70% 86,8% 90%

Proporção de gestantes com avaliação de saúde bucal. Objetivo, metas e Resultados Objetivo 03 - Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na unidade; Proporção de gestantes com avaliação de saúde bucal. 51,1% 63,6% 65% 84,9% 95%

Objetivo, metas e Resultados Objetivo 03 - Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na unidade; Proporção de gestantes com exame de puerpério entre o 30º e o 42º dia do pós-parto. 0% 10,9% 13,3% 15,1% 90%

Objetivo, metas e Resultados Objetivo 04 - Melhorar registros das informações; Proporção de ficha espelho de pré-natal/vacinação com registros realizados. 37,8% 76,4% 83,3% 100%

Proporção de gestantes com avaliação de risco na primeira consulta. Objetivo, metas e Resultados Objetivo 05 - Mapear as gestantes de risco; Proporção de gestantes com avaliação de risco na primeira consulta. 37,8% 78,2% 85% 92,5% 90%

Objetivo, metas e Resultados Objetivo 06 - Realizar promoção da saúde; Proporção de gestantes que receberam orientação nutricional e sobre aleitamento materno exclusivo. 100% 90%

Objetivo, metas e Resultados Objetivo 06 - Realizar promoção da saúde; Proporção de gestantes que receberam orientação sobre cuidados com o recém-nascido, sobre riscos. do tabagismo, álcool e drogas e sobre anticoncepção para o período pós-parto. 44,4% 83,6% 90% 94,3%

Discussão Apesar de não atingir todas as metas houve melhoras significativas; Proporcionou qualificação para os profissionais; Organização do serviço; Aproximação dos gestores; Refletindo em uma melhora na qualidade do atendimento ao usuário.

Reflexão Crítica Expectativa ruim por ser um curso à distância que foi superada pela metodologia adotada; Grande aprendizado conceitual com a bibliografia utilizada e as atividades apresentadas; Grande aprendizado com a intervenção e atuação na unidade; Grande aprendizado e satisfação com a convivência com os usuários.

Obrigado!!! “De tudo ficaram três coisas... A certeza de que estamos começando... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar... ” Fernando Sabino