BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como Fazer Um Trabalho Escolar?
Advertisements

BIBLIOTECA ANDRÉ LEÃO PUENTE Você tem à disposição uma enorme fonte de pesquisa para elaborar seus trabalhos ou completar os que foram feitos através da.
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Produção de um trabalho de pesquisa… etapas a seguir.
Pesquisa no catálogo digital da BE
1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas de Salir
Formação de Utilizadores BECRE E. B. 1 de Almancil 2009/2010.
Como se organiza e o que podes encontrar
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
O contributo da Biblioteca Escolar no desenvolvimento da leitura e da literacia Vasco de Sousa.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
Biblioteca ESPAMOL Mário Ferro 09/02/2010.
APRESENTAÇÃO DA BIBLIOTECA
A Biblioteca Escolar (BE)
Como se organiza e o que podes encontrar
U m l u g a r que se quer conhecer ... para muito se descobrir ...
COMO PESQUISAR NA BIBLIOTECA
NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA!
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Ana Mafalda Sousa Machado
Projecto “Ler, ver, ouvir – pensar o mundo
Ana Mafalda Sousa Machado
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Bem-vindos!.
CREM Centro de Recursos Educativos e Multimédia
BE da Escola Secundária de Nelas
Biblioteca Escolar André Soares
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Pesquisa Bibliográfica na Biblioteca Escolar
Vamos conhecer a Biblioteca
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
As bibliotecas são muito fixes!
NO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA
Cdu – Classificação Decimal Universal
VISITA GUIADA à biblioteca escolar.
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
BIBLIOTECAS ESCOLARES
BE/CRE – Proposta de intervenção
Biblioteca Escolar... um caminho para o sucesso! 2008/2009 Biblioteca Escolar... um caminho para o sucesso! 2008/2009.
Como Utilizar a Biblioteca Escolar ?
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
Regras De Conduta Na BE.
Literacia da informação
Formação de Utilizadores BECRE E. B. I. de Salir 2008/2009 Literacia da Informação” (conceitos) englobando.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Como estruturar um trabalho de pesquisa Como fazer uma bibliografia
BIBLIOTECAS ESCOLARES Formandos: Francisco Jardim Marta Dias Paula Costa Missão, Objectivos e Serviços.
A Biblioteca CAIC… Ensina-te a requisitar. Para levares um livro para casa ou para a sala de aula…
Ana Mafalda Sousa Machado
Como funciona uma biblioteca?
Biblioteca Escolar Carvalho rodrigues
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
Regras de Funcionamento
ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR A EQUIPA DA BIBLIOTECA ESCOLAR A biblioteca escolar proporciona informação.
Escola Secundária Lima de Freitas
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA BÁSICA 2,3 DE MAXIAL
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
É … Biblioteca escolar 1º Ciclo Escola Básica da Ermida Agrupamento de Escolas Abel Salazar S. Mamede de Infesta Matosinhos.
Formação de utilizadores Biblioteca Escolar da E.B.2,3 do Cávado.
Vamos conhecer melhor a nossa Biblioteca!?
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
O que é uma BIBLIOTECA?. Como descobrir um livro na Biblioteca Escolar?
Transcrição da apresentação:

BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS - Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão - Seia, Outubro de 2005

 actividades de animação da leitura; A biblioteca escolar é um centro de recursos para uso dos alunos, do pessoal docente e não docente.   Proporciona - nos :  actividades de animação da leitura;  actividades de aprendizagem;  apoio à pesquisa de informação. Vamos ler, Vamos à Biblioteca!

A biblioteca tem por principais objectivos:  Adquirir, gerir e difundir a documentação de todos os tipos e de todos os géneros disponíveis em diferentes suportes;  Contribuir para a formação do aluno, acompanhando-o no seu processo de aprendizagem, principalmente nas práticas de leitura que favoreçam a apropriação da informação, conduzindo ao seu desenvolvimento pessoal;  Apoiar o pessoal docente na sua actividade pedagógica;  Colaborar na acção do professor junto dos alunos para que estes últimos adquiram as habilidades necessárias na utilização do processo de pesquisa informação. OBJECTIVOS

O que é que a BE / CR tem para te dar?  Empréstimo para leitura;  Consulta de obras de referência;  Consulta de jornais e revistas;  Visionamento de filmes / vídeo;  Audição de música (CD’s, cassetes);  Consulta de CD’roms;  Acesso à Internet;  Sala de Estudo;  Escrita e Impressão de trabalhos em computador;  Jogos lúdicos;  Outras actividades integradas no Plano de Actividades da BE/CR. OFERTA

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BE / CR: 2ª / 3ª / 5ª / 6ª - das 8h45m às 17h10m 4ª - das 8h45m às13h10m HORÁRIO

QUAIS OS ESPAÇOS QUE PODEMOS ENCONTRAR NA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS? Zona de Acolhimento

ESPAÇOS Zona de Acolhimento

Esta zona destina-se: ESPAÇOS Zona de Acolhimento ao atendimento e ao serviço de empréstimo; ao esclarecimento de dúvidas sobre o material existente; ao auxilio na procura e selecção de materiais. Zona de Acolhimento

ESPAÇOS Sala de Informática

Aqui podes: navegar na Internet; ESPAÇOS Sala de Informática digitar e imprimir trabalhos; trabalhar com programas e CD' roms; Sala de Informática

ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica e Trabalho de Grupo

Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica e Trabalho de Grupo trabalhar em grupo; pesquisar; ler livros, jornais e revistas; consultar dossiers temáticos.   Zona de Produção Gráfica e Trabalho de Grupo

ESPAÇOS Zona de Leitura Áudio, TV, Vídeo e DVD

Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Leitura Áudio, TV, Vídeo e DVD ouvir música; ver filmes e DVD’s; ver televisão.   Zona de Leitura Áudio, TV, Vídeo e DVD

ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica

Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica estudar; pesquisar; trabalhar em grupo; produzir cartazes, jornais, desdobráveis, dossiers temáticos, acetatos.   Zona de Produção Gráfica

ESPAÇOS Zona de Leitura de Documento Impressos

Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Leitura de Documento Impressos estudar; pesquisar; trabalhar individualmente; fazer os trabalhos de casa.   Zona de Leitura de Documento Impressos

ESPAÇOS Zona de Leitura Informal

Aqui podes: ESPAÇOS Zona de Leitura Informal ler revistas e jornais; ler, de forma mais descontraída, o que gostas.   Zona de Leitura Informal

ESPAÇOS Ludoteca

Aqui podes: ESPAÇOS Ludoteca ler revistas e jornais; ler, de forma mais descontraída, o que gostas.   Ludoteca

Tantas coisas! Agora que estou cá dentro, por onde começo? Tenho livros de BD, ficção, aventura…; enciclopédias; dicionários de todos os tipos; gramáticas; Atlas; Revistas e jornais; Dossiers temáticos; tenho vídeos; CD’s e DVD’s…. Tantas coisas!

 Os livros da nossa biblioteca estão arrumados nas estantes segundo uma regra. Esta regra chama-se C.D.U., que quer dizer Classificação Decimal Universal. Para que serve a C.D.U.?  A Classificação Decimal Universal (CDU) é um esquema internacional de classificação de documentos. Baseia-se no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais. Cada livro é classificado pela CDU, que é a classificação hoje adoptada pela maior parte das bibliotecas Mas para te facilitar a vida, demos cores a cada uma dessas divisões. ORGANIZAÇÃO Organização do fundo documental

Classificação Decimal Universal – CDU Assunto Classe Cor Identificativa  Generalidades Azul  Filosofia, Psicologia 1  Vermelho  Religião 2  Laranja  Ciências Sociais 3 Amarelo   Ciências Naturais 5 Branco  Ciências Aplicadas 6 Rosa  Arte / Desporto 7 Lilás  Linguística / Literatura 8 Verde Claro  Geografia / História 9 Verde ORGANIZAÇÃO Organização do fundo documental

Observa um documento… ORGANIZAÇÃO Organização do fundo documental Nas lombadas dos livros poderás encontrar um autocolante de uma determinada cor com um número correspondente, à qual chamamos cota. ORGANIZAÇÃO Sub-campos Corresponde a Notação 82-93 Assunto principal- literatura infantil-juvenil FER três primeiras letras do apelido do autor GRA  três primeiras letras do título do livro Organização do fundo documental

Organização do fundo documental Este espaço destina-se à consulta da base de dados “OPAC”. Neste programa encontras, em suporte informático, todo o material existente na biblioteca. Organização do fundo documental

Palavra para pesquisar: DESPORTO

Ficheiro para pesquisa Título  Everest Enciclopédia Escolar 1 Autor(es)  PATON, John ; MOREIRA, Ana Paula da Costa (trad) Publicação  Rio de Mouro : Everest Editora, 1996 Descrição Física  76p 26,5cm Colecção  (Enciclopédia Escolar ; 1) ISBN  972-750-500-7 Assunto(s)  Enciclopédia temática Veja Também...  PATON, John MOREIRA, Ana Paula da Costa CDU 030 Localização  030/PAT/ENC (112), 1 ex. - 1 COMO PESQUISAR Ficheiro para pesquisa

BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão - Seia BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS __________________________________________________________________________ Requisição de livros Nº de utilizador: _______ Nome: _____________________________________________________________Ano: ____ Turma: _________ Titulo do livro: ______________________________________________________________________________ Autor: ______________________ Editora: ______________________ Nº de Registo: _____________________ Cota: ________________________ ISBN: ___________________ Data de entrega: __________________________________ Data: _____/_____/_____ O funcionário: __________________________________ PROCEDIMENTOS PARA REQUISITAR FUNDO DOCUMENTAL Ficha de requisição

Depósito de material consultado PROCEDIMENTOS Depois de fazeres a tua pesquisa deves colocar todos os materiais consultados neste carrinho.   Depósito de material consultado

Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão CARTÃO DE LEITOR Leitor Nº 191 Validade 2006-07-30 Nome: Manuela dos Santos Lopes Grupo: A A TUA IDENTIFICAÇÃO Serve para: identificar os utilizadores; registar, através do seu número, os seus movimentos de leitura; efectuar estatísticas do empréstimo domiciliário.   Cartão de leitor

COMO SE FOSSE O TEU “REFÚGIO” USA ESTE ESPAÇO COMO SE FOSSE O TEU “REFÚGIO”  

 Diverte-te  Aprende  Concentra-te  Sonha  

Encontra-se publicitado na BE / CR o Regulamento Interno da Biblioteca.   Regulamento da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos

NA BE / CR: não deves comer ou beber; não podes utilizar o telemóvel; deves falar com moderação; deixar as mochilas à entrada; não deves danificar ou rasurar os materiais; podes apresentar criticas, sugestões ou propostas.   Conduta do utilizador