O texto literário: O texto poético

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho Realizado por: Solange Afonso nº 26 Tânia Carvalho nº27
Advertisements

Ler Poesia Escola Secundária C/3º Ciclo Pedro Nunes
LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA
Meu Desejo !!! Quero tê-lo em meus braços E em um abraço
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
O texto literário: Recursos retóricos/expressivos
QUANTAS BOLINHAS? JOGAR UMA DUAS ME AJUDE! TRÊS QUATRO CINCO SEIS SETE
NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO Profª. Enda Carmem.
HARPA CRISTÃ 032 – MEU CRISTO! MEU CRISTO!
O texto poético.
Texto Poético.
Destinatários O TEXTO POÉTICO Alunos de 5º e 6º anos.
Elementos Estruturais da Poesia
A música nativa gaúcha está repleta de
AMIGOS SÃO FLORES E POEMAS Texto de : Letícia Thompson
Banda desenhada A banda desenhada combina imagens com palavras. O texto aparece em balões (pensamentos, falas, gritos, sons…) ou em legendas.
O TEXTO POÉTICO.
Métrica – é a quantidade de sílabas poéticas.
QUANDO NÓS TROCAMOS O PRIMEIRO OLHAR O MEU CORAÇÃO PEDIU PRA SE APAIXONAR IGUAL AO SOL QUE NASCE E SÓ PERTENCE AO DIA QUANDO NASCI O MEU AMOR JÁ TE PERTENCIA.
Texto poético.
LINGUAGEM POÉTICA, PROSA E POEMA
Vim Para Adorar-te Quatro Por Um.
COM O BOM PASTOR.
O EU PROFUNDO.
Oração para um mundo melhor.
Reina em Mim Sobre toda a terra Tu és o Rei Sobre as montanhas e o pôr-do-sol Uma coisa só, meu desejo é Vem reinar de novo em mim.
Não Há Deus Maior Não há Deus maior Não há Deus melhor
O gênero lírico.
AMANHECER AMANHECER Iracema Zanetti Iracema Zanetti.
Erros meus, má fortuna, amor ardente
Seja BEM-VINDO Obrigado Por estar aqui neste Ministério! Deus tem muitas bênçãos pra Você!!! 2.
BECRE - Biblioteca/Centro de Recursos Educativos – Esc. Sec. S. João Estoril ENCONTRO ÀS CINCO 19 / 02 / 09.
HOMENAGEM AOS PAIS Trabalho coletivo realizado
Noções de versificação
Noções Básicas de Versificação.
Fernando Pessoa Fernando Pessoa ( ) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa.
ENQUANTO EU RESPIRAR Te dou meu coração, e tudo que há em mim. Entrego meu viver por amor a Ti, meu Rei! Meus sonhos rendo a Ti e meus direitos dou. O.
Alunas: Camila Thomaselli nº04 Carolina Côrtes nº08 Carolina Molar nº09 Carolina Saade nº10 Carolina Sequeiros nº11.
Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos
AMIGOS SÃO POEMAS Letícia Thompson.
Canta Minh’Alma Fernanda Brum.
Parque dos Poetas em Oeiras
 foi um poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.  Pouco se sabe.
Deus da Minha Vida Thalles Roberto.
Texto poético Amadeu de Sousa- Cardoso Maria Helena Vieira da Silva.
Poemas Professora Janete.
Hino 089 – “Deus Tem Falado” Stuart Edmund Mc Nair As estrelas, aos milhares, Cintilantes, lá nos céus, Como aqui as belas flores, Falam-me de Deus. Ouço.
Amor meu.
1.
TEXTO POÉTICO Algumas noções
Estrofes Clicar para trocar slide.
Relaxe por uns momentos e vamos Ouvir e Comemorar o
LÍNGUA PORTUGUESA/9º. ANO POEMAS: NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO
O TEXTO POÉTICO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa.
> Meu querido namorado É gentil e me seduz Com seu jeito educado E seus lindos olhos azuis.
OBRIGADA MEU DEUS!! By: Flor Enigmática Clique para continuar.
O homem que eu amo O homem que eu amo É sério e centrado É teimoso, mas é querido.
Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”. Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”
NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO Profª. Jéssica Gravino.
Denise Severgnini Mardilê Fabre Sunny Lóra Vilma Música: Memories by Zamfir.
LITERATURA. VERSO – PROSA PROSA FORÇA DO HÁBITO Um dia o meu cavalo voltará sozinho e, assumindo sem querer a minha própria imagem e semelhança, virá.
Professor Marcel Matias
1 O Amor na poesia de Florbela Espanca É ter de mil desejos o esplendor E não saber sequer que se deseja! É ter cá dentro um astro que flameja, É ter.
Agrupamento Gil Vicente Português
TEXTOS LITERÁRIOS EM VERSO
REI, REI DA GLÓRIA (2X) NA PRESENÇA DO REI VAMOS CELEBRAR UM CANTO DE VITÓRIA VAMOS ENTOAR TODO JOELHO DIANTE DELE HÁ DE SE DOBRAR POIS SUA GLÓRIA ESTÁ.
EU QUERIA SÓ TE DIZER QUE ME FIZESSE ENTENDER O QUE É A VIDA
Poemas de Autores Portugueses Clicar com o Rato Com Som.
Ser poeta é ser mais alto, é ser maior Do que os homens! Morder como quem beija! É ser mendigo e dar como quem seja Rei do Reino de Aquém e de.
Transcrição da apresentação:

O texto literário: O texto poético

O texto poético Verifica o seguinte excerto extraído da introdução ao livro Poesia Portuguesa para Crianças, escrita por Elsa Magalhães. Que características especiais têm os poetas? «Já alguma vez ouviste dizer que Portugal é um país de poetas? Pois é verdade, a nossa literatura está recheada de poemas escritos por pessoas que têm a capacidade de ver e sentir os factos da vida, as cores da Natureza, a luz dos dias e da noite também, enfim, tudo o que nos rodeia e envolve, através de uma sensibilidade quase sobrenatural.»

O texto poético Queres acrescentar mais algum nome a esta lista? Deixamos-te, aqui, alguns nomes de poetas portugueses que poderás pesquisar: David Mourão-Ferreira Pedro Homem de Mello Fernando Pessoa Manuel Alegre Sophia de Mello Breyner Andersen José Régio Ruy Bello Sebastião da Gama Queres acrescentar mais algum nome a esta lista?

O texto poético Noções de versificação Poema A versificação diz respeito às técnicas utilizadas para fazer versos. Ser poeta é ser mais alto, é ser maior Do que os homens! Morder como quem beija! É ser mendigo e dar como quem seja Rei do Reino de Aquém e de Além Dor! É ter de mil desejos o esplendor E não saber sequer que se deseja! É ter cá dentro um astro que flameja, É ter garras e asas de condor! É ter fome, é ter sede de Infinito! Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim... É condensar o mundo num só grito! E é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma, e sangue, e vida em mim E dizê-lo cantando a toda a gente! Florbela Espanca Verso –cada linha do poema Estrofe –conjunto de versos Poema Rima – sons que se repetem no decorrer do poema.

O texto poético Número de versos monóstico – estrofe de um verso; Conforme o número de versos, as estrofes podem classificar-se como: monóstico – estrofe de um verso; parelha ou dístico – estrofe de dois versos; terceto – estrofe de três versos; quadra – estrofe de quatro versos; quintilha – estrofe de cinco versos; sextilha – estrofe de seis versos; sétima – estrofe de sete versos; oitava –estrofe de oito versos; nona – estrofe de nove versos; décima – estrofe de dez versos.

O texto poético Tipos de rima A rima acentua o ritmo e a musicalidade do poema e contribui para a sua memorização. As rimas mais comuns são as seguintes: Emparelhada – Os versos rimam dois a dois.   Ex.: Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena Fernando Pessoa Cruzada – Os versos rimam alternadamente. Ex.: Minha desgraça não é ser poeta, Nem na terra de amor não ter um eco, E meu anjo de Deus, o meu planeta Tratar-me como trata-se um boneco…  Álvares de Azevedo Interpolada – Os versos que rimam são separados por dois ou mais versos que podem ou não rimar. Ex.: Meu coração é um pórtico partido Dando sobre o mar Vejo as velas passar E cada vela num sentido