A complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico Homem - pluralidade de condutas originais e diversificadas Animal – respostas standartizadas Ser humano – longa história de evolução levou a condutas elaboradas, pensadas, individualizadas, inovadoras Homem - é um ser consciente, valorativo, manipulador de variáveis e hipóteses
Filogénese e ontogénese Filogénese: origem e evolução das espécies, desde as formas mais elementares de vida até aos seres mais complexos. Darwin e a selecção natural: http://www.youtube.com/watch?v=Tqw5B3l mk-E&feature=mfu_in_order&list=UL http://www.youtube.com/watch?v=Mv1YpLf EbqM&feature=related
Seleção Natural e Ontogénese Seleção natural - eliminação das espécies menos adaptadas e seleção das que melhor se adaptam e que transmitem essas características às gerações vindouras Ontogénese - desenvolvimento do indivíduo ao longo da vida, desde o embrião até ao homem adulto e prolongando-se até à velhice
Desenvolvimento do Ser Humano O desenvolvimento processa-se através de estádios Nem sempre foi assim, as primeiras concepções apontavam para uma visão continuísta: a criança era vista como um adulto em miniatura Compreender as mudanças e as suas razões é o papel dos psicólogos do desenvolvimento : Piaget, Freud e Erikson, entre outros.
Recapitulação ontofilogenética Ernst Haeckel defendeu que a ontogénese é uma espécie de recapitulação da filogénese (o embrião reproduzia a evolução anterior)- Preformista Stephen Jay Gould (1941 – 2002) propôs a inversão da lei da recapitulação A ontogénese determina a filogénese: a espécie será o resultado da evolução dos indivíduos
Programa fechado e programa aberto O comportamento animal (instintivo e padronizado) resulta do código genético próprio de cada espécie, tendo como finalidade a sobrevivência e continuidade da espécie São especialistas competentes; conduta estável e uniforme O ser humano tem de aprender e inovar, dispõe de uma margem de liberdade, comportamentos originais
Programa fechado / Programa Aberto Programa fechado - Sequência organizada de comportamentos rígidos predefinidos no património genético da espécie e actualizados por mecanismos inatos Programa aberto – Sequência de comportamentos a definir pelo homem na interacção do património genético com o meio ambiente e com aquilo que aprendeu
Prematuridade e neotenia Sendo um sistema aberto, o homem torna- se permeável ao meio para dele tirar o melhor partido: aprender, corrigir, melhorar, inventar, evoluir e adaptar-se. O ser humano nasce “prematuro” em termos do desenvolvimento das suas capacidades Neotenia – “Atraso” no desenvolvimento que determina que as características juvenis se mantenham na idade adulta
Neotenia Desenvolvimento lento e atraso na maturação das competências essenciais nos papéis adultos A maturação nunca está completamente concluída, manutenção de características juvenis Adulto aberto a novas aprendizagens, disponível para adquirir estratégias inovadoras de resolução de problemas
Consequências da neotenia Duração interminável da infância – fator de aprendizagens múltiplas e complexas (experiência e estratégias de adaptação ao meio) O carácter inacabado proporciona a plasticidade, permite a abertura a um feixe de possibilidades e estratégias de adaptação às condições e circunstâncias mais diversas (plasticidade neuronal e diversidade comportamental) Sociabilidade humana estimula ainda mais o desenvolvimento do cérebro humano.