A complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SURGIMENTO DA HUMANIDADE ( Silas Guerriero (org.)
Advertisements

CAP 13 – A ORIGEM DA CULTURA
Teorias do Desenvolvimento
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
TEORIA COMPORTAMENTAL
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
PROCESSOS COGNITIVOS E CULTURAIS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS JOVENS E ADULTOS Profª Esp. Izanny Brito.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
“Crenças e valores das mães com filhos na escola primária”
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Cérebro:adaptação e autonomia
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Avaliação Psicomotora
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Adaptação Biológica Capacidade que todo o ser vivo tem de se ajustar ao ambiente O conceito de adaptação pode ser aplicado no nível de indivíduo ou da.
Evolução Seleção Natural.
O processo saúde-doença e a família
EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS
Psicologia da Aprendizagem
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Piaget e Vygotsky 10/05/10.
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
Escola Secundária de Oliveira do Bairro
A FALSA MEDIDA DO HOMEM Dois estudos sobre o caráter simiesco dos indesejáveis STEPHEN JAY GOULD.
DARWINISMO E LAMARKISMO
Concepções de Aprendizagem.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
LIVRO BIO PÁG. 10 A 15 PROF.MAGRÃO
Watson e o comportamento

PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Profª Lucia Helena Amim
Didática: organização do trabalho pedagógico
Evolução do Sistema Nervoso: Filogênese e Ontogênese.
A Complexidade do Ser Humano e o seu Inacabamento Biológico
Nome: João Carlos Ferreira Borges Turma: 12.3 Número: 6
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Teorias da Aprendizagem
Quiz Psicológico JOGAR REGRAS SAIR.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Origem da Linguagem Aula introdutória
Comportamento agressivo
Aula 5 – Frente 2 Profo. Leandro
Profº Aleksandro Rodrigues
Sensação Aula 1.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
O objecto da Psicologia
filogénese e ontogénese
Inteligência Artificial
Evolucionismo O pensamento transitou gradualmente para uma visão evolucionista, isto é, admite-se que as espécies se alteram de forma longa e gradual ao.
Bernardo Deguchi Biólogo Mestrando em Ciências Veterinárias LABEA/UFPR
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
BEHAVIORISMO RADICAL Behaviorismo Radical é uma filosofia do Comportamento Humano; Investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou.
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?

Emoções Biologia e Cultura
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
Apresentação Multimédia #3 Tema I | ANTES DE MIM capítulo 1| a genética Objetivo: Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e o seu inacabamento.
Psicologia da Educação
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Trabalho elaborado por: Carla Castro nº3 Carlos Freitas nº4 Raul Vieira nº21 Daniela Nunes nº26 Vânia Silva nº28.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

A complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico Homem - pluralidade de condutas originais e diversificadas Animal – respostas standartizadas Ser humano – longa história de evolução levou a condutas elaboradas, pensadas, individualizadas, inovadoras Homem - é um ser consciente, valorativo, manipulador de variáveis e hipóteses

Filogénese e ontogénese Filogénese: origem e evolução das espécies, desde as formas mais elementares de vida até aos seres mais complexos. Darwin e a selecção natural: http://www.youtube.com/watch?v=Tqw5B3l mk-E&feature=mfu_in_order&list=UL http://www.youtube.com/watch?v=Mv1YpLf EbqM&feature=related

Seleção Natural e Ontogénese Seleção natural - eliminação das espécies menos adaptadas e seleção das que melhor se adaptam e que transmitem essas características às gerações vindouras Ontogénese - desenvolvimento do indivíduo ao longo da vida, desde o embrião até ao homem adulto e prolongando-se até à velhice

Desenvolvimento do Ser Humano O desenvolvimento processa-se através de estádios Nem sempre foi assim, as primeiras concepções apontavam para uma visão continuísta: a criança era vista como um adulto em miniatura Compreender as mudanças e as suas razões é o papel dos psicólogos do desenvolvimento : Piaget, Freud e Erikson, entre outros.

Recapitulação ontofilogenética Ernst Haeckel defendeu que a ontogénese é uma espécie de recapitulação da filogénese (o embrião reproduzia a evolução anterior)- Preformista Stephen Jay Gould (1941 – 2002) propôs a inversão da lei da recapitulação A ontogénese determina a filogénese: a espécie será o resultado da evolução dos indivíduos

Programa fechado e programa aberto O comportamento animal (instintivo e padronizado) resulta do código genético próprio de cada espécie, tendo como finalidade a sobrevivência e continuidade da espécie São especialistas competentes; conduta estável e uniforme O ser humano tem de aprender e inovar, dispõe de uma margem de liberdade, comportamentos originais

Programa fechado / Programa Aberto Programa fechado - Sequência organizada de comportamentos rígidos predefinidos no património genético da espécie e actualizados por mecanismos inatos Programa aberto – Sequência de comportamentos a definir pelo homem na interacção do património genético com o meio ambiente e com aquilo que aprendeu

Prematuridade e neotenia Sendo um sistema aberto, o homem torna- se permeável ao meio para dele tirar o melhor partido: aprender, corrigir, melhorar, inventar, evoluir e adaptar-se. O ser humano nasce “prematuro” em termos do desenvolvimento das suas capacidades Neotenia – “Atraso” no desenvolvimento que determina que as características juvenis se mantenham na idade adulta

Neotenia Desenvolvimento lento e atraso na maturação das competências essenciais nos papéis adultos A maturação nunca está completamente concluída, manutenção de características juvenis Adulto aberto a novas aprendizagens, disponível para adquirir estratégias inovadoras de resolução de problemas

Consequências da neotenia Duração interminável da infância – fator de aprendizagens múltiplas e complexas (experiência e estratégias de adaptação ao meio) O carácter inacabado proporciona a plasticidade, permite a abertura a um feixe de possibilidades e estratégias de adaptação às condições e circunstâncias mais diversas (plasticidade neuronal e diversidade comportamental) Sociabilidade humana estimula ainda mais o desenvolvimento do cérebro humano.