VERBOS em: Mundo Divertido

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO DO VERBO.
Advertisements

O PRONOME.
Emprego dos Modos e Tempos Verbaisz
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Verbos – Prova Bimestral
O Verbo.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Modo Indicativo e Subjuntivo
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
É em torno dele que se organizam frases, orações e períodos.
FLEXÕES VERBAIS.
VERBOS.
ESTRUTURA DAS PALAVRAS
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Verbos – 1ª Parte.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
Vamos olhar para as seguintes imagens…
O VERBO.
Capítulo 13 O Futuro do Subjuntivo.
CMB - PORTUGUÊS PROF. ELIZETE
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Infinitivo Gerúndio Particípio
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Sujeito Tipos de Sujeito
Profª Monize Diniz Silva
O verbo O verbo.
AFE DE PORTUGUÊS.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Soltando o verbo!.
Revisão 7º ano Prof.ª Irlane Araújo.
ESTUDO DO VERBO.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
APRENDIZ DA VIDA!.
VERBOS.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Infinitivo Pessoal (Flexionado)
O ESTUDO DOS VERBOS por Márcia Regina (chuchu)
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Usos dos tempos verbais
Verbo Língua Portuguesa.
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
ESTUDO DOS VERBOS.
A estrutura dos verbos por Márcia Regina (chuchu)
FLEXÕES VERBAIS.
Termos essenciais da oração
O estudo do... VERBO.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?.
PROFESSORA SANDRA STÉFANO 6ª SÉRIE
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
Os verbos.
AIT TEMPOS VERBAIS.
Aula 5.
Verbo.
V ERBO. É a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: Ação: A criança jogou a bola.
O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?.
Pré- vestibular Quilombo Ilha Professora VILMA PAIXÃO VILMA PAIXÃO Disciplina: Língua Portuguesa.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
Verbo e conjugação verbal Professora Marlise Fraga
APRENDIZ DA VIDA!.
REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”
Os verbos As palavras que indicam as ações praticadas pelo sujeito chamam-se verbos.
Transcrição da apresentação:

VERBOS em: Mundo Divertido

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Gabriel e Victória são irmãos. Adoram curtir, juntos, as horas de lazer e as horas de estudo. Poucas vezes um chama o outro pelo nome; tratam-se, carinhosamente, de Maninho e Maninha. É segunda-feira, e os dois se reúnem para estudar, ora na sala, ora no quarto de um ou de outro. Para eles, qualquer ambiente da casa pode virar uma descontraída sala de estudos, pois Victória está sempre inventando novas e criativas maneiras para tornar esses momentos muito interessantes.

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS ___ Maninho, se eu fosse uma palavra, gostaria de ser verbo e morar na “ACADEMIA DE MALHAÇÃO DA GALERA VERBAL”. ___ Pare de imaginar coisas, Maninha, e trate de estudar, pois o dia da prova está chegando... Ahaaaah, que sono! E essa chuva de outono me dá mais sono... Ahaaaamm! ___ Nossa! Você quase me engole com este bocejo! Nunca vi sujeito mais sonolento na hora de estudar. Voltando ao assunto, é isso mesmo que você ouviu, Maninho! Vida de verbo

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS não tem tédio. Verbos são uma galera supersaudável e, além do mais, nunca vão ter flacidez nem celulite, já nascem malhando. São verdadeiros atletas! Nenhuma palavra é tão flexível quanto eles. Você sabia que somente as palavras que sabem dançar na COREOGRAFIA DAS QUATRO FLEXÕES foram classificadas para levar vida de verbo no mundo das palavras? ___ Como é que é? Escuta aqui, Maninha, eu adoro ser irmão de uma atleta maravilhosa, dedicada, estudiosa e responsável como você.

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Reconheço que você é muito criativa, mas às vezes sua imaginação ultrapassa todos os limites! Pare de imaginar coisas e vamos estudar. De mais a mais, está escrito aqui na apostila: “Verbo é uma palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza”, e ponto final. ___ Ah, é?! Então por que as palavras filme, sonolento e chuva não foram classificadas para exercer o papel de verbos? Os filmes de que você mais gosta são pura adrenalina, é ação,

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS ação o tempo todo, não é?! Sonolento é o estado em que você fica sempre que precisa estudar gramática, e chuva é um fenômeno da natureza que estimula seu sono. E aí, Maninho? Algumas dessas palavras é verbo? Minha rica imaginação pode provar que a palavra sonolento é um adjetivo e que as palavras filme e chuva são substantivos. ___ Agora você me pegou! Até meu sono sumiu! Vou colocar minha malha de ginástica e “viajar” com você para a “ACADEMIA DE MALHAÇÃO DA GALERA VERBAL”.

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Vamos lá, Maninha! Fale mais sobre a flexibilidade dos verbos e a tal Coreografia das Quatro Flexões, pois estou interessadíssimo nessa história... ___ Pois então: a diferença entre um verbo e as demais palavras flexíveis, variáveis em sua forma, é exatamente o número de flexões que elas são capazes de realizar. O artigo, por exemplo, dança a Coreografia das Duas Flexões; pode se flexionar em gênero e número. Os substantivos e os adjetivos podem variar em gênero, número e grau, e dançar a Coreografia das Três Flexões.

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Em compensação, os verbos, meus queridos companheiros de malhação, são os campeões em mudança de forma; somente eles têm a flexibilidade necessária para dançar a Coreografia das Quatro Flexões. O verbo pode se flexionar em número, pessoa, tempo e modo. Quando os verbos dançam esta coreografia... ___ Maninha! Você é um gênio! Agora caíram todas fichas! A COREOGRAFIA DAS QUATRO FLEXÕES nada mais é do que a conjugação dos verbos, não é isso?

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS ___ Também não precisava ser tão racional, Maninho! Eu ando quilômetros, viajando pelas pistas da imaginação, invento que verbo é atleta, construo e batizo a “ACADEMIA DE MALHAÇÃO DA GALERA VERBAL”e, quando estou transpirando criatividade, você cai na real e acaba com a minha história! Assim, assim, sem um pingo de romantismo?! ___ Ah, mil perdões, Maninha! Eu adorei viajar com você pelo mundo das palavras. Conhecer a “Academia de Malhação da Galera Verbal”, então, foi mesmo incrível! Nunca mais vou confundir um

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS verbo com um substantivo. Agora eu entendi que verbo é a palavra campeã em mudança de forma, pois só um verbo pode dançar a Coreografia das Quatro Flexões!

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Curiosidades! As formas do pretérito mais-que-perfeito indicam a ocorrência de um fato passado, que aconteceu antes de outro fato, também passado. Ex.: O vento destelhara muitas casas, antes de arrancar a árvore centenária. Dois fatos acontecem no passado, mas um acontece antes do outro, ou seja, quando o vento arrancou a árvore centenária, antes disso, já havia destelhado muitas casas.

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Curiosidades! As formas do pretérito mais-que-perfeito – pouco usadas na linguagem cotidiana – são geralmente substituídas por formas verbais duplas. Observe: O vento já destelhara muitas casas, antes de arrancar a árvore centenária. OU SEJA: O vento já havia destelhado muitas casas, antes de arrancar a árvore centenária.

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Curiosidades! As formas do pretérito perfeito indicam um processo concluído, com início e término definidos. Ex.: O vento arrancou a árvore centenária. O processo foi concluído; a árvore foi arrancada; passado perfeito.

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Curiosidades! As formas do pretérito imperfeito indicam a continuidade ou a interrupção do processo verbal que ocorre no passado. Ex.: A criança dormia quando as visitas foram embora. O processo não foi concluído, entende-se que a criança continuou dormindo quando as visitas foram embora; passado imperfeito. Ex.: Quando tocaram a campainha, Maria lavava a louça. Supõem-se que o processo de lavar a louça foi interrompido.

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Curiosidades! As formas verbais do futuro do presente indicam uma ação futura real. Ex.: Iremos ao cinema depois do almoço. As formas verbais do futuro do pretérito geralmente indicam uma ação futura, condicionada a outra ação do passado. Ex.: Se ele tivesse estudado mais, passaria no concurso. Pode-se dizer que é um tipo de futuro que já virou passado.

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Curiosidades! As formas do futuro do pretérito podem, ainda: a) evidenciar uma suposição; b) indicar aproximação, imprecisão; c) suavizar a manifestação de um desejo, etc. Ex. a: Eu não faria o que você fez. Ex. b: Ele teria uns vinte anos quando chegou aqui. Ex. c: Gostaria que vocês chagassem mais cedo.

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Conjugações: Há três conjugações: 1ª: verbos com a forma do infinitivo terminada em ar. Ex.: caminhar, estudar, passear. 2ª: verbos com a forma do infinitivo terminada em er. Ex.: correr, perder, comer. 3ª: verbos com a forma do infinitivo terminada em ir. Ex.: fingir, partir, sentir.

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Verbos Regulares: São os verbos que não apresentam alterações no seu radical: Ex. 1: amar, amava, amei, amara, amarei,amaria,amasse. Ex. 2: correr, corria, corri, correra, correrei, corresse. Ex. 3: fugir, fugia, fugiu, fugira, fugirei, fugiria.

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Verbos Irregulares: São os verbos que apresentam alteração no radical ou têm as desinências diferentes do que aquelas apresentadas pela conjugação a que correspondem. Ex. 1: fazer: faço, fazia, fiz, fizera, farei, faria, fizesse. Ex. 2: querer: queria, quis, quisera, quereria, quererei, quisesse.

O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS Curiosidades! Nos tempos do Modo Subjuntivo, os pronomes pessoais são antecedidos das palavras que, se e quando, respectivamente, no presente, pretérito imperfeito e futuro: Presente: que eu estude, que tu estudes, que ele/você estude, que nós estudemos, que vós estudeis, que eles/vocês estudem. Pretérito Imperfeito: se eu estudasse, se tu estudasses, se ele/você estudasse, se nós estudássemos, se vós estudásseis, se eles/vocês estudassem. Futuro: quando eu estudar, quando tu estudares, quando ele/você estudar, quando nós estudarmos, quando vós estudardes, quando eles/vocês estudarem.