Física ECLIPSES E AS FASES DA LUA Ilan Rodrigues.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Publicado sob uma Licença Creative Commons
Advertisements

Óptica Óptica Óptica.
Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
Colégio Dom Bosco Aula 01/02
Fases da Lua. Eclipses da Lua e do Sol
A Terra e o sistema solar
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
A Lua e as Constelações Lígia Palácio.
A LUA E SEUS FENÔMENOS ASTRONÔMICOS Leonardo Pratavieira Déo.
AS FASES LUNARES RONALDO JACINTO PENHA 1- INTRODUÇÃO. 2- DEFINIÇÃO DE FASE. 3- REPRESENTAÇÃO DAS FASES LUNARES. 4- O MECANISMO DAS FASES LUNARES.
Óptica Geométrica Professor Dante Deon.
LUA.
Óptica Geométrica Estuda a propagação da luz sem preocupar-se
Eclipses Lunares Raphael Rolim Devai de Moraes.
Angélica Teles Cátia Cabral Filipa Cordeiro Mª Joana Frazão
Fases da Lua Física e Química A Angélica Teles nº3; Cátia Cabral nº 5;
Introdução à Óptica Geométrica
A esfera celeste e a orientação pelas estrelas
Fases da Lua O fenômeno das fases da Lua é bem compreendido desde a Antiguidade. Acredita-se que o grego Anaxágoras (±430 a.C.), já conhecia sua causa,
ÓPTICA FÍSICA: Estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas á natureza da luz (onda ou partícula). GEOMÉTRICA: Estuda os.
Eclipses. Eclipses Eclípse Define-se como o fenômeno em que um astro deixa de ser visível, totalmente ou em parte, ou pela interposição de outro astro.
Ciências Físico-Químicas 7º Eclipses
Fases da Lua Tamara Galindo Ferlin
Óptica Geométrica Princípios da propagação da luz
Fontes de luz: corpos que emitem luz. Podem ser:
O céu visto do chão O céu parece uma grande “cúpula”.
A Lua.
Professora Fernanda Landim
COLÉGIO DOM BOSCO DE AMERICANA
Astronomia Uma breve introdução.
Professora - Ana Maria 6º anos 2011
Prof. Roberto de A. Martins
A Lua e suas principais características
Tutoria 7ºAno Angélica Teles nº3 Carolina Rocha nº5
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Odair Mateus.
Óptica Introdução à Óptica.
Ciências Físico-Químicas
O PLANETA TERRA CFQ 7º ano – 2010 /2011.
Fases da Lua.
Vamos testar os vossos conhecimentos…
Introdução à Óptica Geométrica
Reflete a luz de outras fontes
Exemplos Resolvidos pág. 145
Fundamentos de Óptica Geométrica
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
LUZ.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
Óptica Geométrica.
Fases da Lua R. Boczko IAG - USP
Óptica Princípios Ópticos.
Óptica Geométrica.
Estão entre os objetos mais brilhantes no céu
Escola: Coopen Série: 4º B Alunos: João Paulo e João Vitor
A Terra Forma e Movimentos.
OS RITMOS DA VIDA.
ÓPTICA.
António Paralta 9 de março de 2015
Leonardo Marques Soares
Capítulo3 Pág. 28 á 37 O UNIVERSO  Prof.º Fylipe Alves.
Comportamento e Natureza da Luz
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
“O segredo do Sol e da Lua”
Sol, Terra e Lua.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO – OS ASTROS
Professor Fláudio LUZ.
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
Sistema Sol-Terra-Lua
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
Ciências da Natureza e suas
Transcrição da apresentação:

Física ECLIPSES E AS FASES DA LUA Ilan Rodrigues

1. PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA Em meios homogêneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta. O princípio da propagação retilínea da luz explica o aparecimento da sombra.

2. ECLIPSES é um evento astronômico que acontece quando um objeto celeste se move para a sombra de outro. O termo eclipse: Solar e Lunar. Ele pode se referir a eventos além do sistema Terra-Lua. Ex: um planeta entrando na sombra de uma de suas luas.

A solar eclipse involving Jupiter’s moon, Io as seen by the Voyager spacecraft.

3. ECLÍPSE SOLAR Para os astrônomos, um eclipse total do Sol é uma rara oportunidade de observar a coroa solar (a camada externa do Sol). Normalmente, a coroa solar não é visível a olho nu devido ao fato que a fotosfera é muito mais brilhante do que a coroa solar. Eclipses do Sol acontecem quando a Lua alinha-se com o Sol e a Terra, mas devido à orbita elíptica da Lua, nem sempre o Sol é totalmente coberto pela Lua. O céu fica de uma cor azul acinzentada, mas o horizonte mantém-se luminoso. Existe então uma luminosidade igual à de um crepúsculo. As estrelas mais brilhantes aparecem, assim como os planetas. É só nesta fase que a observação a olho nu é possível sem proteção ocular. Apesar deles ocorrerem em algum lugar da Terra a cada dezoito meses, é estimado que eles recaem (isto é, duas vezes) em um dado lugar apenas a cada trezentos ou quatrocentos anos. A temperatura ambiente diminui em até 10 graus centígrados, podem aparecer ventos súbitos e os animais ficam perturbados.

A resposta está escondida entre as sombras A Visão Moderna A resposta está escondida entre as sombras Lua Terra

Sombra e Penumbra Penumbra Sombra

Detalhes Do Eclipse Solar Pólo Sul Pólo Norte Sol Lua Qual a fase da lua? Lua Nova!

Solar Eclipse Images

GOES images of the Earth showing the path of the moon’s shadow during the August 11, 1999 total solar eclipse.

Eclipse Total Solar do Início ao Final

Interesting Features

O Anel de Diamante

O Eclipse Lunar Terra Sol Lua Todos os anos ocorrem pelo menos dois eclipses lunares. Caminho da Lua Terra Sol Um eclipse lunar ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, de modo que a sombra da Terra escurece a lua. Lua

Esta imagem mostra uma transição completa durante um eclipse lunar Esta imagem mostra uma transição completa durante um eclipse lunar. Observe que a fase da lua está "cheia".

Tipos de Eclipse Lunar Eclipse Penumbral Total Eclipse Lunar Total Eclipse Lunar Parcial Eclipse Penumbral Total

A Lua de Sangue Lua Terra Sunlight Atmosfera da Terra A lua muitas vezes não desaparecer totalmente durante um eclipse lunar total. Em vez disso, pode ser visto como uma cor vermelho escuro, muito por causa da refração da luz solar pela atmosfera da Terra.

FASES DA LUA À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias.

Janeiro 2009

A face iluminada da Lua é aquela que está voltada para o Sol. Durante metade do ciclo essa porção está aumentando (lua crescente) e durante a outra metade ela está diminuindo (lua minguante). Apenas as quatro fases mais características do ciclo - Lua Nova, Quarto - Crescente, Lua Cheia e Quarto - Minguante - recebem nomes, mas a porção que vemos iluminada da Lua, que é a sua fase, varia de dia para dia. Por essa razão os astrônomos definem a fase da Lua em termos de número de dias decorridos desde a Lua Nova (de 0 a 29,5) e em termos de fração iluminada da face visível (0% a 100%).

A figura acima mostra o sistema Sol-Terra-Lua como seria visto por um observador externo olhando diretamente para o pólo sul da Terra.

Lua Nova: Lua e Sol, vistos da Terra, estão na mesma direção A Lua nasce 6h e se põe 18h. A Lua Nova acontece quando a face visível da Lua não recebe luz do Sol, pois os dois astros estão na mesma direção. Nessa fase, a Lua está no céu durante o dia, nascendo e se pondo aproximadamente junto com o Sol. Durante os dias subsequentes, a Lua vai ficando cada vez mais a leste do Sol e, portanto, a face visível vai ficando crescentemente mais iluminada a partir da borda que aponta para o oeste, até que aproximadamente 1 semana depois temos o Quarto-Crescente, com 50% da face iluminada.

Lua Quarto-Crescente: Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de 90°. a Lua está a leste do Sol e, portanto, sua parte iluminada tem a convexidade para o oeste. a Lua nasce meio-dia e se põe meia-noite A Lua tem a forma de um semi-círculo com a parte convexa voltada para o oeste. Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de aproximadamente 90°. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe aproximadamente à meia-noite. Após esse dia, a fração iluminada da face visível continua a crescer pelo lado voltado para o oeste, até que atinge a fase Cheia.

Lua Cheia Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados de 180°, ou 12h. a Lua nasce 18h e se põe 6h do dia seguinte. Na fase cheia 100% da face visível está iluminada. A Lua está no céu durante toda a noite, nasce quando o Sol se põe e se põe no nascer do Sol. Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados de aproximadamente 180°, ou 12h. Nos dias subsequentes a porção da face iluminada passa a ficar cada vez menor à medida que a Lua fica cada vez mais a oeste do Sol; o disco lunar vai dia a dia perdendo um pedaço maior da sua borda voltada para o oeste. Aproximadamente 7 dias depois, a fração iluminada já se reduziu a 50%, e temos o Quarto-Minguante

Lua Quarto - Minguante a Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado voltado para o leste a Lua nasce meia-noite e se põe meio-dia A Lua está aproximadamente 90° a oeste do Sol, e tem a forma de um semi-círculo com a convexidade apontando para o leste. A Lua nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia. Nos dias subsequentes a Lua continua a minguar, até atingir o dia 0 do novo ciclo. O intervalo de tempo médio entre duas fases iguais consecutivas é de 29d 12h 44m 2.9s ( 29,5 dias). Esse período é chamado mês sinódico, ou lunação, ou período sinódico da Lua.

Eclipses e fases da Lua LC LN Eclipse Lunar Plano da órbita lunar T L Lua no cone de sombra da Terra Terra LC LN Lua acima da eclítica Eclipse Solar S Terra L T Eclítica S