Aula 1- Discurso Profª. Ana Paula.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Advertisements

By Roberto Romanelli Maia
Era uma vez... Era uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e os valores dos homens: O Bom Humor, a Tristeza, o Saber... assim como todos os.
Queria ser melhor, Queria não estar feia, Então talvez minha mãe Me queira abraçar...
Problematizando os relatos pessoais:
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
AULA 12 ENUNCIAÇÃO E DISCURSO I TEXTO, CONTEXTO E INTERTEXTO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Intertextualidade e Interdiscursividade Prof. Édson Carlos
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
Progressão automática
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
ONDE NASCEU JESUS? enter.
ONDE NASCEU JESUS ?.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
Pão Velho Ligue o Som Transição automática Ria Slides.
Isa Slides.
Intencionalidade Discursiva
INTERTEXTUALIDADE.
Cap Relações lógico-semânticas do discurso I
Meus Oito Anos Casimiro de Abreu Isa Slides.
Era um fim de tarde de sábado.
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoria... como também todos.
ORALIDADE E ESCRITA A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita, a representação do fonema ocorre através.
Slide automático e sonorizado
CAP.7 Intertextualidade Discursiva
Poema de Casimiro de Abreu interpretado por Paulo Autran
Textualidade e textualização
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoría... como também todos.
Verbo Língua Portuguesa.
Havia uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores humanos.
Elementos da Narrativa
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Carta pessoal.
ERA UMA VEZ... Havia uma ilha, e lá viviam todos os sentimentos
Clique enter p/avançar Emy era uma linda menina de 3 aninhos de idade.. Ela morava em algum lugar dos EUA, em frente ao mar. Sua família era cristã.
Discurso.
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Esta é uma “historinha” Click para mudar de slide
Jesus ama a sua família Série: Eu vivo pela minha família.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
136 – “ESTUDO BÍBLICO” EIS, SAMUEL OUVIU PALAVRAS DE FAVOR, E MUITO SE ADMIROU, OUVINDO O CRIADOR! QUE DITA, SE JESUS ASSIM VIESSE-ME ENSINAR A MIM! 1/5.
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoría... como também todos.
ILHA DO AMOR.
É noite enluarada, Olhei para o céu, Dentre as infindas estrelas, uma se destaca, Reflete uma luz maior, Emparelha-se a outra menor.
Era um fim de tarde de sábado.
By Búzios Slides Apresenta
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
1. CONCEPÇÕES DE TEXTO É a ocorrência lingüística, na modalidade escrita, de qualquer extensão, dotada de significação. Textos têm unidade semântica e.
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
As marcas ideológicas dos textos
Romantismo (1) 2ª Geração.
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
NOSSA HISTÓRIA DE AMOR QUANDO ME LEMBRO SINTO AQUELE SABOR TEUS OLHOS ENCONTRANDO OS MEUS TODO EU, QUERENDO SER SEU OLHA SÓ O QUE DEUS PLANEJOU NA INFÂNCIA.
Português Instrumental REVISÃO
By Búzios Slides Acreditar na Vida... Automático.
Correção do 1ª exame do vestibular UERJ (Português) Diego Domingues Polo SJM.
Filosofia da Linguagem. Vamos refletir... O O que é linguagem? O Língua X Linguagem. O Apresentam o mesmo significado? O Diferente? O Complementar? O.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Aguarde a rolagem automática dos slides....
Ensino Fundamental , 7º ano
REDAÇÃO  NARRAÇÃO.
Inferências Discursivas
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
Transcrição da apresentação:

Aula 1- Discurso Profª. Ana Paula

Discurso é toda atividade comunicativa formada por texto e contexto discursivo capaz de gerar sentido e é desenvolvida entre interlocutores. É uma relação dialógica entre autor e leitor. A voz que anuncia a mensagem é identificada como discurso. O discurso está associado à fala ou à escrita em um contexto específico. O discurso pode expressar sentimentos, críticas, opiniões, sugestões etc.

Quando produzimos um texto, levamos em conta a situação ou o contexto dessa produção. Dentre esses fatores, que juntos formam o contexto discursivo, podemos destacar: O emissor; O receptor; A finalidade do texto; O gênero textual utilizado; A variedade linguística utilizada.

O discurso de um falante reflete suas origens, seus valores morais e sociais, bem como seu grau de instrução. O discurso pode apresentar subentendido disfarçado na palavra do narrador.

Comente o discurso do autor:

Aumentando seus conhecimentos... Segundo o teórico russo Mikhail Bakhtin, nenhum discurso é original. Toda palavra é uma resposta à palavra do outro, todo discurso reflete e refrata outros discursos. É nesse terreno que se situa o caráter dialógico da linguagem e suas múltiplas possibilidades de criação e recriação.

“Todo discurso reflete e refrata outros discursos. (Bakhtin) Caravaggio, 1597 Vik Muniz, 2005

Leitura: “Foi então que ela, sem saber que traduzia Hamlet em vulgar, disse-lhe que havia muita cousa misteriosa e verdadeira neste mundo.” Rita, personagem do conto “A cartomante”, de Machado de Assis. "Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que sonha nossa vã filosofia." Hamlet, personagem de peça de mesmo nome, de William Shakespeare

Meus oito anos “Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais!” Casimiro de Abreu Meus oito anos “Oh que saudades que eu tenho Da aurora de minha vida De minha infância querida Que os anos não trazem mais Naquele quintal de terra Da Rua de Santo Antônio Debaixo da bananeira Sem nenhum laranjais” Oswald de Andrade

Tipos de discursos Romântico ou sentimental Político Ufanista Pessimista Formal Informal Crítico ...

Somos Quem Podemos Ser - (Engenheiros do Havai) Um dia me disseram Que as nuvens não eram de algodão Um dia me disseram Que os ventos às vezes erram a direção E tudo ficou tão claro Um intervalo na escuridão Uma estrela de brilho raro Um disparo para um coração A vida imita o vídeo Garotos inventam um novo inglês Vivendo num país sedento Um momento de embriaguez Somos quem podemos ser Sonhos que podemos ter Um dia me disseram Quem eram os donos da situação Sem querer eles me deram As chaves que abrem essa prisão E tudo ficou tão claro O que era raro ficou comum Como um dia depois do outro Como um dia, um dia comum (...) MÚSICA

A vida imita o vídeo Garotos inventam um novo inglês Vivendo num país sedento Um momento de embriaguez Somos quem podemos ser Sonhos que podemos ter Um dia me disseram Que as nuvens não eram de algodão Sem querer eles me deram As chaves que abrem essa prisão Quem ocupa o trono tem culpa Quem oculta o crime também Quem duvida da vida tem culpa Quem evita a dúvida também tem Somos quem podemos ser Sonhos que podemos ter

Qual o tipo de discurso do texto?

Leia a charge, analise-a e levante hipóteses: Quem são os três personagens sentados à mesa? O que eles estão fazendo? Quem está assistindo ao debate? Por que todos estão com fones de ouvido? Explique. Folha de S. Paulo, 9 de dezembro de 2009.

Servindo bebidas, o garçom diz: “Acabou o gelo” Servindo bebidas, o garçom diz: “Acabou o gelo”. Considerando o contexto e os papéis sociais dos envolvidos no ato comunicativo, responda: a) por que todos ficam desconcertados com a afirmação do garçom? b) Essa frase, dita em outro contexto comunicativo, causaria o mesmo mal-estar?